CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

 

MESTRADO PROFISSIONAL EM BIBLIOTECONOMIA 

 

A IMPORTÂNCIA DA SUCESSÃO DE UM HERDEIRO EM UMA EMPRESA FAMILIAR, RESSALTADO E CONSERVARVANDO AS INFORMAÇÕES, CULTURA E MEMÓRIA DA ORGANIZAÇÃO. 

 

JOSÉ SIBREIRA TEIXEIRA 

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: BIBLIOTECONOMIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 

 

LINHA DE PESQUISA: 01 

 

JUAZEIRO DO NORTE

 

2016

 

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho discorre, com objetivo e uma linguagem simples, acerca de um tema muito questionado por vários estudiosos e muitos empresários que mantém ou tem a pretensão de manter a gestão das empresas nas mãos da família, isso, trás, átona inúmeros questionamentos sobre o futuro da organização.

Entre esses questionamentos a sucessão é sem duvida a mais relevante, digo isso, com base em autores que são citados no contexto desse trabalho, dessa forma a maioria desses empresários foram cobrados durante uma vida toda, tendo a responsabilidade passada por seus pais de administrar e manter um patrimônio, e assim, continuam com essa forma de pensar dando prosseguimento a um ciclo, que, se depender dele sempre se renovará.

Impressionante como as empresas familiares lutam por manter sua memória e cultura diante de um cenário com um legue de muitas oportunidades para seus herdeiros, com base nessa informação o questionamento seria: Como esses empresários estão mantendo ou tentando manter seus sucessores dentro de suas organizações para dar continuidade ao seu trabalho? E se conseguir manter como fica a convivência profissional e familiar com desses indivíduos com ideologias e métodos distintos e ao mesmo tempo com um objetivo comum?

A razão da escolha desse tema tão complexo, e ao mesmo tempo tão interessante, é que, na maioria das vezes, nos vemos na linha de frente dessas batalhas profissionais trabalhando em empresas familiares e tendo que conviver profissionalmente com essas duas fases da gestão propriamente dita, refiro-me a ter que tomar partido entre o novo e o conservador, entre manter costumes ou se adaptar a mudanças.

Com a realização dessa pesquisa, pretende-se adquirir conhecimentos para possíveis aplicações, posteriormente em empresas familiares, ajudando com estudos de caso e fazendo analogias em distintas organizações, para possíveis aplicações de consultoria, utilizando o resultado dessa pesquisa, identificando, analisando, avaliando suas características como: problemas, soluções, valores, costumes, métodos e outros.