A Importância da Separação do Lixo Doméstico para que Haja Coleta Seletiva

O se humano movido atualmente pela busca incessante do ter, destinados a satisfazer uma gana pelo conforto material, e as empresas em contrapartida inundam o mercado de produtos superfulos e descartáveis, obviamente dispensáveis antes de sua invenção, passam então a ser essenciais. Esses bens tem a vida cada vez mais efêmera para que o proprietário possa substituir por um mais moderno. Mas aí vai a “pergunta,” para onde vão todos esses produtos depois de descartados e virado “Lixo”?  Infelizmente muitos governantes não se preocupam com esse acúmulo de “lixo” doméstico, que a cada ano que passam aumentam mais.

Os impactos ambientais decorrentes desses maus hábitos são vistos como pouco expressivos e desconsiderados. No entanto, essas ações diárias de bilhões de pessoas o consumo de bens e serviços representam uma pressão sobre os recursos naturais, e que todos nós sabemos que são limitados.

Por isso devemos repensar nossas atitudes e valores e colocar em prática uma atitude simples, mas de grande importância para o meio ambiente “A Separação do Lixo  Doméstico”, para que a coleta seletiva funcione e que esses matérias possam ser reciclados e voltarem para o mercado, poupando os recursos naturais.

Benefícios da Coleta Seletiva

 Para cada 75 latas de aço recicladas preserva-se uma árvore que seria usada como carvão.

Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se derrubada de 16 a 30 árvores adultas.

 A cada 100 toneladas de plásticos reciclados, evita-se a extração de 1 tonelada de petróleo e a economia em torno de 90% de energia.

10% de vidro reciclado economizam 4% de energia e reduz 10% de água.

As vantagens da separação do lixo, coleta seletiva e consequentemente a reciclagem, são inúmeras e o planeta agradece.