Resumo

A rotina é a base da vida diária. E o diário constitui nosso sentido do tempo, da história e do futuro tanto pessoal como coletivo. A vida cotidiana é a situação mais próxima e mais estável para os seres humanos especialmente se são crianças. No espaço de cada dia, no ritmo e onde ocorre ao longo de cada jornada é onde se realiza seu desenvolvimento, com suas necessidades e desejos, sentimentos e emoções, e também com tudo o que ocorre em seu ambiente e com as descobertas e experiências que ela vive. Hoje em dia estamos imersos numa sociedade de mudança e muitas vezes, carente de valores. Por esta razão, com este trabalho pretende-se enfatizar a possibilidade e a importância de seu tratamento desde as idades mais precoces, e em coordenação com toda a comunidade educativa. A partir da perspectiva pedagógica, a vida cotidiana é um dos grandes recursos educativos com os quais se pode e se deve contar o educador desta etapa, facilitando aos pequenos a aquisição de bons hábitos pessoais e sociais. Este artigo trata da importância da rotina na educação infantil e sua influencia na aprendizagem cognitiva indicando como trabalhar com crianças, o conhecimento de si mesmo e a autoestima, evitando preconceitos e aprendendo a colaborar. 

 Introdução

Entre os inumeráveis trabalhos como pais e professores, se encontra o de estabelecer rotinas adequadas que facilitem para a criança o controle sobre o que lhe cerca. Com rotinas referimo-nos aos padrões de conduta, dos comportamentos repetidos que cada família estabelece e realiza em sua vida diária.

Entre os hábitos mais importantes que os pais devem criar se encontram os relacionados com o sono, a alimentação, a higiene, a organização e o estudo. Ademais, não basta simplesmente fixar uma série de normas, devemos garantir que estas se cumprem supervisionar que se executem de forma adequada ao menos até que a criança as incorpore em seu repertorio de condutas habituais. Sempre é preferível incorporar qualquer padrão a partir de idades precoces para depois ir aumentando a complexidade e as responsabilidades à medida que a criança se desenvolve e as vai dominando.

[...]