Nesta Monografia, vamos relatar sobre a importância da recreação como processo pedagógico, como tem crescido de maneira rápida dentro das escolas.

Hoje os profissionais de Educação Física, enunciam bem estar físico dentro de uma sociedade que cresce muito rápido. O importante desse trabalho é que o educador venha se definir dentro de uma conscientização que os problemas referentes à alfabetização estão focados às práticas educativas de métodos de ensino. Pois percebe-se que é preciso utilizar-se do lúdico na educação, pois quando este já é adulto, observa-se a diferença entre aquele aluno que brincou e o que não brincou daí então é observado a diferença entre o que participou do lúdico e o que não participou. 

            A Importância da Recreação como Processo Pedagógico para o desenvolvimento humano, tem como objetivo geral, relatar o quanto é importante a ludicidade pedagógica e quanto aos objetivos específicos, conceituar e analisar quanto as necessidades dentro das escolas para que possa ser implantado a cultura do lúdico.

            A escolha do tema surgiu como forma de poder contribuir para as escolas que ainda não valorizam essa disciplina que apresenta conteúdos com diferentes técnicas de animação, permitindo ao aluno obter uma noção geral do trabalho que pode ser desenvolvido pelo chamado recreador.

Tivemos como referencial teórico as contribuições de Antunes (2002), Aguiar (1998), Kishimoto (2001), Freire (2002), dentre outros que enfatizam a importância do jogo e da ludicidade no aprendizado escolar. Algumas reflexões de Freire (2002) em sua obra "Educação Física de Corpo Inteiro" foram de extrema importância para a compreensão de fatores ligados ao ambiente escolar.

É muito importante que o professor se preocupe com o planejamento do curso e do plano de cada aula. Antes, porem, é indispensável o reconhecimento do local onde se desenvolverão as atividades, a avaliação do material, o horário  e sobretudo os seus alunos e suas possibilidades.

Fazer sempre com que a Recreação seja mais criativa para que o aluno tenha sempre interesse e um melhor desempenho, assim finalizo a minha introdução.