A IMPORTÂNCIA DA PSICANÁLISE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Segundo Freud, a priori da Psicanálise não é a “profilaxia” ou aplicação de métodos psicanalíticos em crianças com problemas emocionais, e sim quem sabe ajudar os educadores a fazer uma reflexão sobre suas dificuldades no processo educativo.

Na ótica de Freud é quase impossível a tarefa de educar, porém, aponta uma saída que possa viabilizar essas ações, sugerindo que é preciso fazer com que a “criança aprenda a controlar seus impulsos”, para evitar consequências imediata e futura. É necessário colocar limites nas crianças. Segundo ele a “Educação deve inibir, proibir e suprimir”, e isso ela já faz. Porém, para evitar uma incidência maior de danos, a escola deve ter o cuidado com determinadas proibições, assim evitando que a criança venha a adquirir as chamadas doenças neuróticas. Se uma pessoa for muita reprimida, se seus desejos não puderem ser satisfeitos, provavelmente terá problemas mais tarde. A maior parte dos problemas psicológicos que os adultos enfrentam são decorrentes da repressão que sofreram na infância.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, e que merece ser repensado é “ a necessidade de se ter um olhar individualizado para nossos alunos, em vez de tratá-los como um todo uniforme”. O aluno deve ser visto como um ser singular e o educador deverá ser capaz de conhecer cada um, percebendo quando algo não vai bem para poder ajudar.

Conforme Freud, “pais, professores e todas as pessoas que de alguma forma ou outra contribuem, pela transmissão de experiências, para a formação do sujeito, são modelos de identificação e de quem o aprendente cria uma idealização de dono do saber”, pôr isso a importância de se ter o cuidado com as atitudes, porque certos exemplos irão repercutir de forma indevida, prejudicando a formação da criança. Quando pais e professores determinam comportamentos, colocam seus valores como padrão e seus conceitos como os melhores.

Quando Freud se referiu a seus mestres, “a grande função que os mestres têm, ainda que nem sempre tenha consciência disso, de serem facilitadores ou bloqueadores da construção do conhecimento do aluno, não tanto pelo que ensinam, mas pelo modo como ensinam, ou seja, pelo valor que dão realmente ao conteúdo ensinado e pelo gosto (ou não) pelo que fazem”, ou seja, se o professor adota uma postura diante do aluno, ela repercutirá de forma positiva ou negativa. É lógico que vai depende de sua metodologia, de como esse conteúdo está sendo repassado ao aprendente, e é esse jeito que vai estimular o aluno a prestar atenção, querer participar, ter o gosto pelo o que lhe está sendo transmitido, ou vai fazer com que ele crie aversão pôr determinada disciplina, criando um bloqueio que carregará para o resto de sua vida.

O ambiente escolar pode ajudar o jovem a descobrir a se mesmo e inserir-se no seu mundo, aí, é onde entra o papel do professor, que precisa ter consciência do papel relevante no processo de aprendizagem do aluno. Pôr isso, deve conhecer as aptidões e deficiência de cada aluno estando atendo para aproveitar os momentos favoráveis desse processo. A educação se faz a todo o tempo, independente das circunstâncias. Se o aluno não está aprendendo um fato novo, ele ao menos está experimentando algo , está desenvolvendo algumas atitudes adequada ou não. Então sem a necessária informação ou compreensão, suas ações podem ficar sem rumo, sem motivação adequada proveniente de atitudes sadias e as ações desejáveis não acontecem.

Escolhi cinco pontos muito relevantes segundo a texto lido:

  • A importância dos 5 (cinco) primeiros anos são verdadeiramente os formativos da personalidade;

  • Não deixar a criança pôr em prática todos seus impulsos, porém, na hora certa, assim evitando problemas futuros com a proibição;

  • Não olhar a criança de forma uniformizada;

  • Reconhecer e perceber o que está se “passando na mente imatura da criança, e dar a quantidade exata de amor e ao mesmo tempo manter um grau eficaz de autoridade;

  • Ter cuidado com as atitudes uma vez que os alunos tomam os professores com modelo;

  • Ter o cuidado de como repassam um determinado assunto;

  • Formação adequada dos educadores e daqueles que cuidam das crianças.

Acredito ser estas algumas das posições adotadas pôr Freud em sua época e que ainda são importantes nos dias de hoje para a prática pedagógica do educadores.

 Ireuda Barboza