A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO COMO ELEMENTO MOTIVADOR, MEDIADOR E DIALÓGICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 

Reginaldo da Mata Oliveira[1] 

RESUMO: Muito tem se falado sobre a produção do material didático para a Educação a Distância. Sendo assim, o presente artigo discorre sobre a importância da produção do material didático como elemento motivador, mediador e dialógico na EaD. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida através do estudo bibliográfico utilizando publicações de artigos, livros e outros materiais que embasaram toda a análise. Por fim, são apresentadas conclusões que ratificam a relevância do material didático no processo de ensino-aprendizagem. 

Palavras-chave: EaD – material didático – mediação – motivação – diálogo. 

INTRODUÇÃO 

A pesquisa em Educação a Distância vem, a cada dia, ganhando espaço nos centros acadêmicos, principalmente quando se fala sobre os materiais didáticos que são oferecidos como referências. A relação de mediação, motivação e diálogo são elementos indispensáveis, por isso a importância do material didático deve ser cada vez mais refletida e considerada.

Diante da contemporânea sociedade tecnológica, a evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem provocado mudanças significativas no cenário da Educação a Distância, a qual desponta como uma modalidade promissora que tende a suprir as novas demandas educacionais. Sendo assim, podemos considerar a importância da mediação, da motivação e do diálogo permanente dessa modalidade de educação com o material didático que é disponibilizado, a fim de proporcionar o contato direto entre o educando e o universo à distância.

Como sugere Sales (2007) 

Muito embora a Educação a Distância (EaD) preexista às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o advento das TIC trouxe um novo cenário para a EAD, pois reorganizou o modelo de EAD vigente, disponibilizou novas ferramentas de mediação pedagógica e reestruturou a natureza e a função do material didático dessa modalidade. (SALES, 2007) 

Logo, tendo em vista que na EaD, professor e aluno estão separados espacialmente e temporalmente, porém, possuem suas relações estreitadas por tecnologias diversas, o material didático é um dos pressupostos que se faz necessário para gerar e assegurar o êxito da aprendizagem, levando em consideração o público-alvo e o contexto sócio-histórico em que estão inseridos.

O material didático precisa ser o condutor de um conjunto de atividades que procure levar à construção do conhecimento; daí a necessidade de esse material se apresentar em linguagem dialógica que, na ausência física do professor, possa garantir certo tom coloquial, reproduzindo mesmo, em alguns casos, uma conversa entre professor e aluno, tornando sua leitura leve e motivadora (BELISÁRIO, 2003, p. 138). Assim, é necessária a realização de uma pesquisa acerca do material que se propõe construir, considerando as diversas questões no âmbito da EaD.

Levando em consideração a preocupação com a produção e importância de um material didático motivador, mediador e dialógico o presente trabalho se configura com a proposta de analisar como esse MD tem contribuído para a construção do conhecimento por parte dos alunos da Educação a Distância. Então, tendo como meio de contribuir para a construção do conhecimento por parte do aluno e não como um fim em si mesmo, faz-se necessário perguntar: como a produção do MD tem motivado, mediado e dialogado com curso EaD?

Esse questionamento foi pensado, principalmente por termos o intuito de revelar, ou mais precisamente, constatar a importância de um material didático criativo, inovador e revelador de conhecimentos específicos. Sendo assim, espera-se que essa produção de caráter bibliográfico contribua de forma significativa para os estudos já existentes sobre a importância, coleta e organização dos materiais didáticos em EaD. E ainda, que de alguma forma, trace um novo horizonte na história da Educação à Distância, viabilizando inovações no processo de produção de um material didático que dialogue com o conhecimento oferecido pelos discentes da Educação à Distância.

A literatura que embasa o estudo e permite as reflexões aqui realizadas são na área específica da educação a distância, priorizando a importância do material didático, sobretudo, como elemento motivador, mediador e dialógico. Neste sentido, estabeleceu-se o diálogo com alguns autores, interagindo o pensar do pesquisador com o pensar dos autores referenciados.

Não obstante, almeja-se também que a partir das contribuições apresentadas a sociedade e as Instituições de ensino reflitam um pouco mais sobre a importância da educação a distância, a qual é uma modalidade já instituída. Além disso, espera-se que a credibilidade desse tipo de Ensino aumente consideravelmente, assim como as discussões e reflexões sobre a produção e importância de materiais didáticos motivadores, mediadores e dialógicos na EaD sejam cada vez mais constantes e venham a influenciar positivamente na ressegnificação de práticas educativas que definam novos horizontes para a educação a distância.