RESUMO

A pesquisa presente surgiu da preocupação sobre a relação família-escola. Analisando a freqüência e o modo de participação dos familiares nos ambientes escolares dos filhos. Vendo a educação como necessidades, algo permanente em toda a vida humana e como um processo contínuo, deveu inserir a ela, todos os familiares, professores, alunos e sociedade em geral. Através deste projeto, mostraremos o objetivo principal que é pesquisar o histórico das famílias nas escolas e identificarmos o motivo que as levam a irem à instituição, se é por obrigação, por exemplo, nas reuniões, ou, por conscientização que a participação é algo benéfico ao estudante, pois, contribuiu para a aprendizagem do mesmo. Analisaremos a necessidade e os benefícios da presença dos pais diante a formação de caráter e o desenvolvimento da criança. É essencial propor meios de assiduidades dos familiares na escola, perante aos professores, alunos e atividades escolares. Incluindo mais reuniões participativas, atividades para os pais, incentivando até encontros extraescolares.

 

1INTRODUÇÃO

Com o objetivo de analisar a ausência dos pais na escola, preocupa esta ausência, pois a escola depende dos pais e vice e versa. Assim como a escola, a família tem um papel importante e fundamental no desenvolvimento do indivíduo. A família em si é o principal estimulante para o indivíduo desenvolver suas capacidades, ou seja, a educação começa em casa e a escola é apenas um complemento. A família deve começar a estimular o indivíduo logo nos primeiros anos de vida, através de brincadeiras educativas, ler uma estória, conversa com a criança assuntos de interesse do indivíduo. O indivíduo precisa perceber que os pais estão sempre ao seu lado, necessita sentir-se seguro.

            A Educação escolar é considerada a primeira etapa para o desenvolvimento intelectual dos seres humanos.Devido esta ausência dos pais na escola, muitos educandos não tem limites na escola há um problema novo nas escolas. A indisciplina nas salas de aula vem tomando proporções que muitos professores estão com medo dos alunos. Isso atinge alunos de todas as classes sociais, desde as escolas privadas até as escolas públicas. Muitos alunos ignoram a autoridade do professor.

            Alguns alunos são os retratos da indisciplina, agridem professores tanto verbalmente como fisicamente. Muitos professores a cada dia que passa está se sentindo desestimulados e muitos deles acabam largando a profissão por medo, podendo chegar a uma fobia escolar. Ao dirigir-se a sua sala de aula, sente alterações físicas como palpitação e tremores e um pavor incontrolável.Pais, alunos e professores devem trabalhar em parceria, trocando experiências, discutindo soluções. Através disto com certeza o desenvolvimento do indivíduo será altamente positivo. Assim como essas atitudes, há também travessuras tradicionais como: colocar tachinhas na cadeira do professor, barbantes estendidos no chão da sala para vê-lo tropeçar. São tipos de comportamento que fazem parte do folclore escolar. A diferença agora é que muitas escolas os bagunceiros não são mais castigados.

Os pais têm longa parcela de culpa no que se diz respeito à indisciplina dentro da classe. Pois os pais trabalham muito e tem menos tempo para dedicar a educação de seus filhos, evitam dizer não aos filhos e deixam a responsabilidade para professores e escola.

            A indisciplina pode ser combatida através do esforço dos professores e a compreensão dos pais e a boa vontade dos alunos. É muito importante a presença dos pais na escola como parceiros.

            Pois se sabe que o desenvolvimento de um indivíduo no contexto família e escola são uma fase muito importante para o desenvolvimento infantilautilização dos recursos e o trabalho desenvolvido com a família assumem uma perspectiva dinâmica, onde a participação das crianças, dos pais e da comunidade em todo processo transformam a escola infantil num lugar vivo, a serviço da criança.

            A relação família e escola devem ser construídas com bases sólidas de confiança e respeito, administrando possível conflito de forma positiva, sem confronto e impasses, mas tirando proveito deles para enriquecer a relação num consenso satisfatório para ambas as partes, visto que a família e a escola formam uma equipe. 

2.A IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA FORMAÇÃO DE SEUS FILHOS.

            Sabe-se que a família é o pilar primordial na construção de uma boa educação dos filhos, ela é responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade.Quando existea ausência familiar gera graves conseqüências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades.

            A família está mudando a sua identidade, são poucas as queresguardam a família tradicional,a ausência familiar gera graves conseqüências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades. Este artigo teve o objetivo de analisar a ausência dos pais na escola.

            Foi muito importante para nós acadêmicos o desenvolvimento deste tema contribuiu para o enriquecimento entre família e escola, pois é formado um elo entre ambos, precisam andar lado a lado para que ajaum bom desenvolvimento na aprendizagem dos alunos.

            Nota-se que não é de hoje que se discute sobrea família e escola, percebe-se que a Família cada vez mais está se distanciando da escola, jogando todos os deveres para a mesma, uma das expressivas mudanças, que se refletiu diretamente na escola, é a nova concepção de família. Atualmente, existem famílias dentro de famílias.Com as separações e os novos casamentos, a família mais tradicional tem dado lugar a diferentes famílias vivendo sob o mesmo teto. Devido a isso que a família se distancia cada vez mais.       Isso gera, muitas vezes, uma sensação de insegurança e até mesmo de abandono. O que a escola pode fazer a este respeito?

            Este trabalho foi desenvolvido através de reuniões para atrair a família na escola, pois tendo a família/comunidade/equipe pedagógica da escola só assim que se tem uma parceria, no primeiro momento foi ministrado palestras, visita aos lares; atividades entre família, escola e alunos para que os pais, alunos enfim comunidade escola interagirem em busca de soluções foi feito também gincanas, brincadeiras, oficinas, dentre outras, fazendo com que os pais participaram mais ativamente do ambiente escolar e de todas as atividades e fazes de desenvolvimento de seus filhos, e que se interagiram com outras pessoas suas culturas. 

            Percebeu-se que a escola muitas vezes passa a ser uma extensão da casa do aluno, visto que muito destes alunos nem tem uma casa, andam nascasas dos outros, pois não tem um lar fixo, e vivem praticamente na rua, é onde eles encontram refúgio na escola. Na escola municipal onderealizou-se a pesquisa, existe um terceiro turno e este funciona o mais educação onde os alunos comem ao meio dia e fazem atividades extras. E isso serve como parte de sua casa.

            Segundo TEDESCO[1]:

Essa erosão do apoio familiar não se expressa só na falta de tempo para ajudar as crianças nos trabalhos escolares ou para acompanhar sua trajetória escolar. Num sentido mais geral e mais profundo, produziu-se uma nova dissolução entre família e escola, pela qual as crianças chegam à escola com um núcleo básico de desenvolvimento da personalidade caracterizado seja pela debilidade dos quadros dereferência, seja por quadros de referência que diferem dos que a escola supõe e para os quais se preparou (2002, p.36).           

            Sabe-se que a família tem a responsável pela estruturação de cada indivíduo, onde ele nasce, cresce e se desenvolve psíquica e emocionalmente, formando sua identidade e personalidade, portanto, o objetivo da família é educar os filhos para a vida.

            CURY[2] salienta que:

Pais que não tem coragem de reconhecer seus erros nunca ensinarão seus filhos a enfrentar seus próprios erros e a crescer com eles. Pais que admitem que estejam sempre certos nunca ensinarão seus filhos a transcender seus fracassos. Pais que não pedem desculpas nunca ensinarão seus filhos a lidar com a arrogância. Pais que não revelam seus temores terão sempre dificuldades de ensinar seus filhos a ver nas perdas oportunidades para serem mais fortes e experientes (CURY 2003, pg.39). 

            A família deve, portanto, se esforçar em estar presente em todos os momentos da vida de seus filhos.
Um trabalho quando é desenvolvido em parceria precisam dar-se as mãos, no caso, nesse trabalho, buscaremos desenvolve-lo em parceria não apenas com as escolas envolvidas nessa empreitada, mas com a comunidade escolar, a família, principal parceira, a secretaria de educação e demais órgãos municipais que se interessar por essa questão.

[...]