Numa visão macro, contextualiza-se a importância econômica e sócio cultural do turismo para o Espírito Santo, e nesse aspecto as razões do óbice do envolvimento da Polícia Militar neste setor.
Serão demonstradas assim as dimensões potenciais do apoio que a Polícia Militar pode fornecer ao desenvolvimento turístico e a atual falta de um atendimento adequado do policial ao visitante de nosso estado, não incrementando, dessa maneira, a melhoria da qualidade nos serviços oferecidos pela corporação ao turista.
Busca-se dessa forma analisar, através de consultas, entrevistas e visitas a lugares relacionados ao objeto de pesquisa, a problemática do papel da polícia no processo turístico e as vantagens advindas de um envolvimento da corporação policial militar ao setor econômico que mais cresce no mundo, a indústria do turismo.
Concluiu-se que as maiores dificuldades para um melhor atendimento ao turista são decorrentes da má formação do policial, da falta de um trabalho de conscientização por parte da própria corporação e da falta de coordenação entre as poucas ações isoladas direcionadas ao turismo, não havendo um apoio governamental ao crescimento turístico.

A pesquisa foi realizada por Carlos José Lourencini Palaoro, Carlos Ricardo Góes de Almeida, Mario de Oliveira Fernandes Junior, Roberto Campos Monteiro e Ronaldo Raimondi, todos Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo.