Faculdade FNC

Administração de empresas

Felipe de Souza Fuentes

Orientador: Prof. Lawton Benatti

 

A importância da pesquisa de marketing para as organizações do século XXI.

As organizações inseridas no cenário atual, encontram-se cada vez mais dependentes da necessidade de obter as informações de seu publico alvo para os atingir com efetividade.

Em um cenário onde se vive oscilações constantes na economia e no comportamento de compra dos consumidores, as empresas devem ter total atenção e acertar em suas ações para não deixar que a concorrência e os fatores externos as alcance de forma negativa. Dispor de informações dos clientes sempre fora importante para a saúde das empresas, porem na atualidade essa sede de informação tende sempre a crescer e se tornar cada vez mais essencial para se alcançar o sucesso. Saber o que meu cliente gosta,onde mora, de qual gênero é, sua faixa etária, todos esses dados viram importantes informações para o andamento dos negócios.

As empresas que conhecem o gosto do consumidor acertam no lançamento de novos produtos,na produção da embalagem, no sabor, no tamanho que se adéqua a necessidade do cliente, com a pesquisa de marketing tudo isso é descoberto, como uma empresa que produz sorvetes por exemplo ira descobrir qual sabor novo lançar? De morango, talvez não pois é muito comum,de frutas vermelhas ? Talvez seja o diferencial, mas como saber? Perguntando ao seu cliente.

Lembrando que a pesquisa é sempre voltada para o objetivo de descobrir, identificar ou saber algo. Para começar esse processo de pesquisa temos que identificar e formular o problema a ser pesquisado,no caso da sorveteria identificar qual sabor de sorvete lançar por exemplo.

Conforme Frauze N. Mattar, a formulação do problema de pesquisa é:

“consiste na correta identificação do problema de pesquisa que se pretenda resolver e que possa efetivamente receber contribuições valiosas da pesquisa de marketing em sua solução.”

Após a formulação do problema, deve-se definir a maneira com que os dados irão ser coletados, de forma a atingir seu publico alvo de forma personalizada, por exemplo da sorveteria a coleta de dados pode ser feitas por entrevistadores na região onde a loja física esta localizada, a escolha deste entrevistador também deve ser de forma estratégica afim de se escolher alguém que  não influencie na opinião dos entrevistados pois isto poderá ser fatal para o lançamento do novo produto . Uma interpretação dos dados coletados deve ser feita e as decisões tomadas. Uma pesquisa jamais deve ser iniciada com intuito de provar resultados pré concebidos de forma com que influencie a pesquisa a ir para onde a realidade não a levaria ou traga decepções com os resultados reais.