Instituição: Faculdade Nossa Cidade

Curso: Administração de Empresas

Nome: Ana Paula Bispo

Sob a orientação do Professor: Lawton Benatti 

A sociedade que nos cerca tem passado por constantes mudanças, e com isso a necessidade de investir em capital humano tem sido cada vez mais constante visto que para muitas organizações investir e reter seus talentos dentro da organização vai alem de vantagens competitivas e de um diferencial ela representa a possibilidade de gerar inteligência corporativa por este motivo passa ser peça fundamental de uma organização.

(...) as pessoas em todos os níveis da organização são consideradas os parceiros que conduzem os negócios da empresa, utilizam a informação disponível, aplicam seu conhecimentos e habilidades e tomam as decisões adequadas para garantir os resultados desejados. Esse passa a ser o grande diferencial, a vantagem competitiva obtida através das pessoas. (CHIAVENATO, 2004, P. 515)

Mediante a esta importância, as organizações tem investido fortemente em pesquisa de clima organizacional para identificar o estado emocional e a realidade percebida pelos colaboradores nas organizações, a pesquisa é um instrumento de extrema importância, que fornece subsídios para aprimorar todo um processo dependendo do seu objetivo.

Tendo por objetivo analisar, os níveis das relações de satisfação dos colaboradores, e, dos grupos que nele estão inseridos. E, seu comprometimento na realização das suas tarefas à melhoria da qualidade e suas ferramentas utilizadas no aperfeiçoamento dos processos.

Durante o processo da pesquisa de Clima Organizacional podemos enfatizar fatores como: imagem institucional, estrutura organizacional, políticas internas, remuneração, benefícios, assistências, organização de gestão, condições de trabalho, reconhecimento (ou falta dele), relacionamento interpessoal, comportamento das chefias, satisfação e motivação.

O objetivo da pesquisa nos auxilia identificar o principal ponto a ser analisado, sendo ele qual for o item a ser pesquisado, auxiliando na descoberta da melhor forma de aprimorarmos e obtermos o melhor grau de satisfação dos colaborares visando à melhoria do clima organizacional, com isso nos permitindo traçar estratégias.

Convém destacar e reforçar a importância das seguintes características associadas ao objetivo da pesquisa, implicações futuras tomadas de decisões,decisões estas inter-relacionadas e interdependentes que visam alcançar objetivos previamente estabelecidos sendo ele viável operacionalmente.

Portanto, deve-se fazer uma pesquisa antes de qualquer planejamento estratégico de uma organização, pois a não realização da mesma é expor por demais a organização às incertezas do futuro, a analise visa prever e identificar possíveis pontos a serem trabalhados, preparando a organização para melhor adaptá-la aos novos contextos ambientais sejam eles no quesito inovação, tecnológica e novos modelos de gestão.

Desta forma amplificando os objetos de estudo, pautados nos objetivos da pesquisa, no seu planejamento organizacional, verificando redundâncias no sistema, aperfeiçoando processos internos, chegando ate a imagem dessa organização frente aos seus colaboradores, fornecedores ate o seu consumidor final.

 

 

Referencias Bibliográficas:

BASTOS, L. R. et al.(org.). Manual para elaboração de projetos e relatóriosde pesquisa, teses, dissertações e monografias. 4. ed. Rio de Janeiro:LTC, 1998.

KLOTER, Philip KELLER, Kevin Lane. Pesquisa de Marketing: administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Parson Prentice Hall, 2006.