A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE NO PROJETO ESCOLA DA FAMÍLIA PARA ADOLESCENTES DE 12 ANOS A 18 ANOS.

PARTNERSHIP BETWEEN THE IMPORTANCE OF SCHOOL AND COMMUNITY IN THE FAMILY SCHOOL PROJECT FOR TEENAGERS FROM 12-18 YEARS.

 

Jéssica Yasmin Rodrigues¹

Leticia Maria Baggio¹

Natália Francisca Montalbini Amaral¹

Paloma de Oliveira Migliorini¹

Tais Cristina Souza Costa¹

Tamires de Fátima Sartor¹

Tatiana Leite Vieira Rodrigues  [1]

Profª Drª Ana Paula Barbosa ²

 

RESUMO

A adolescência oferece oportunidades para o crescimento cognitivo, social, autonomia, autoestima e intimidade. (YOUNGBLADE ET AL. 2007 apud PAPALIA, D. E; FELDMAN, R. D. 2013). [...] o Programa Escola da Família, estimula as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade aos finais de semana e atuam em escolas que ficam em áreas socialmente vulneráveis, o objetivo dessa pesquisa foi a integração comunidade-escola e a importância dessa parceria. O método utilizado na pesquisa foi o método dedutivo, que tem como objetivo explicar o conteúdo das informações. Foi realizada a pesquisa de campo com o intuito de registrar dados sobre o público escolhido, adolescentes entre 12 e 18 anos em uma escola, constatou por meio dessa pesquisa que a maioria dos adolescentes que frequentam a escola aos finais de semana, vão para praticar esporte, e que os familiares frequentam também, mas não com a mesma frequência que seus filhos.

Palavras-chave: adolescência, família, escola

 

ABSTRACT

Adolescense offers oportunities to cognitive and social growing, autonomy, self-steem and intimacy. (YOUNGBLADE ET AL. 2007 apud PAPALIA, D.E; FELDMAN, R. D. 2013).
[…] The Family’s School Program has been stimulating the state public education units to open their spaces to the community on the weekends and act at schools with is in socially vulnerable areas. The objective of this research is analyse this school-community integration and its importance. The method used on the research was deductive method, wich has as purpouse explain the information contents. The field research was realized on purpose to register contents aboud the chosen public, who was students about 12 and 18 years old. It was established by this research, that the majority of teenagers who go to school on the weekends will for practicing sports, and their relatives go with them too, but not with the same often.

Key-words: adolescence, family, school.

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi elaborada pelos alunos do curso de Psicologia da Universidade de Franca, e desenvolvida na instituição Escola Estadual Vicente Minicucci, com o tema “A importância da parceria entre escola e comunidade no projeto “Escola da Família”, para adolescente de 12 a 18 anos”.

A adolescência oferece oportunidades para o crescimento não só em termos de dimensões físicas, mas também em competência cognitiva e social, autonomia, autoestima e intimidade. Os jovens que tem relações de apoio com os pais, a escola e a comunidade tendem a desenvolver-se de forma positiva e saudável (YOUNGBLADE ET AL. 2007 apud PAPALIA, D. E; FELDMAN, R. D. 2013). Pensando nisso, podemos perceber que é de suma importância a interação da família com o meio escolar e todas as atividades oferecidas auxiliam na questão da autonomia e competência, e também no desenvolvimento social.

1- REFERÊNCIAL TEÓRICO

A adolescência mesmo sendo considerado um período curto, é de grande importância para o desenvolvimento, é uma fase de profundas mudanças rápidas, porém importantes no ciclo da vida. As pessoas tendem a tornar-se cada vez mais capazes de controle próprio à medida que amadurecem e a maioria dos adultos manifesta mais controle próprio do que manifesta quando era adolescente (WERNER, 1992 p. 11).

Falar sobre adolescentes e educação pública ainda é um pouco complexo, mas analisando programas como Escola da Família, vem contribuindo cada vez mais não só em seu aspecto cognitivo, mas se envolvendo em um meio social e também desenvolvendo habilidades físicas e artísticas, além de ser um projeto de inclusão com oficinas de teatro, atividades físicas, pinturas, saúde e lazer. “A educação forma um todo, e a atividade que executa com relação a cada uma das disciplinas escolares supõem um esforço de caráter e conjuntos morais, assim como supõe certa tensão da inteligência e mobiliza interesses.” (PIAGET, 1998. apud CARRARA, K. 2004 p.43).

Além do projeto escola da família ser um projeto de inclusão, ela visa a participação não só dos alunos, mas de todo o ambiente familiar. Isso contribui para o bem-estar não só do adolescente, como toda a família. Também capacita o aluno para ser um cidadão consciente, quando permite que todos trabalhem em favor da causa social. Além do mais, a comunidade contribui, e muito, para isso pois a maioria dos que estão ali, seja em qualquer setor, ajudando em qualquer atividade são todos voluntários.

Para ajudar o Brasil a melhorar a qualidade do ensino ministrado em suas escolas é preciso convocar a comunidade, os pais, os professores a participarem da vida escolar de seus filhos. É preciso demonstrar interesse e entusiasmo pelo trabalho da escola. É preciso conscientizar a população em geral que as iniciativas da escola encontrem respaldo na comunidade no modo que o processo educacional seja valorizado e integrado para melhor servir a comunidade (SIQUEIRA, 1997 p.15).

          A escola e família devem viver em comunhão, para que o individuo se sinta protegido e de certa forma valorizada. O ideal seria que família e escola caminhassem juntas, de forma simultânea trazendo certa segurança na aprendizagem para que os adolescentes tornem-se cidadãos críticos capazes de enfrentar os problemas da sociedade.

         Existem várias formas de garantir que a escola e os pais envolvidos participem das atividades, a escola pode abrir suas portas para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola.

Segundo Mendes (2005, apud REIS, FERRAZ, CRUZ, MENDES, 2009) é na escola que a criança e o jovem têm a maior experiência de inserção em uma instituição pública. Pode-se afirmar que a escola pública constitui a maior rede institucional do Estado na sociedade. As referências acumuladas nesse espaço poderão favorecer uma ação mais crítica ou mais submissa na vida adulta em relação àquilo que pertence à coletividade. A partir da compreensão de que a escola pública pertence a todos e sentindo-se responsável por ela, os sujeitos poderão agir de modo a exercer um controle sobre o tipo de ação que lá é realizada, a fim de que prevaleçam as vontades coletivas em detrimento dos interesses individualistas.

Assim, poderão ser criadas as condições para que desde cedo o cidadão aprenda sobre seu direito de decidir acerca dos rumos daquilo que lhe pertence, o público.

            O espaço escolar é beneficiado com a execução de mudanças ao envolver a comunidade em questões educativas, pois pode favorecer na socialização de conhecimentos (BEZERRA et al. 2010).

A partir dessa reflexão podemos estudar a contribuição de escola e comunidade no projeto escola da família.

METODOLOGIA

Quanto à metodologia, esta pode ser entendida como o estudo dos métodos ou um determinado procedimento para executar algo, pois é a metodologia que conduz o conjunto de processos que se torna possível conhecer uma determinada realidade, é nada mais que o significado do método que se utiliza, uma vez que existem vários métodos, é a via de como irá proceder a pesquisa.

       Nesta pesquisa, foi utilizado o método dedutivo.

Método proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão. “Usa o silogismo, construção lógica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de conclusão.” (LAKATOS, 2011 p. 29).

O método descritivo exploratório, que possui as características de observar e descrever os passos que nortearam a pesquisa e servirão para sistematizar as considerações da importância da parceria entre escola e comunidade no projeto escola da família, para os adolescentes de 12 a 18 anos.

Utilizamos questionários como meio para a coleta de dados. Observamos os adolescentes entre 12 a 18 anos que compõem a instituição e utilizam da recreação oferecida a eles. Por fim foi feita a análise dos benefícios da parceria entre escola e comunidade.

Os jovens selecionados para o projeto, de forma voluntária, estão na faixa etária de 12 a 18 anos. Residem em Franca- SP e, matriculados em escolas públicas da região. Em média são 80 pesquisados.

Os requisitos utilizados para a seleção dos sujeitos que participaram da pesquisa foram a idade, adolescentes de 12 a 18 anos, e a participação no Projeto Escola da Família, independente do sexo, escolaridade e condição socioeconômica dos indivíduos participantes. Não foram utilizados critérios para exclusão de sujeitos, pois todos os que se enquadram nos critérios de inclusão irão participar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO.

A análise de dados foi realizada posteriormente, após toda a coleta dos mesmos durante o tempo de observação. O objetivo foi organizar de forma que fosse possibilitado o fornecimento de resposta ao problema de investigação. Análise foi feita através de: questionários, entrevistas, e números representados por gráficos.

Foram aplicados questionários, em papéis impressos, em 10 adolescentes, de sexo masculino, que estavam presentes no Programa Escola da Família neste dia e dispuseram-se a responder as perguntas para colhermos informações, auxiliando assim na pesquisa realizada.

A coordenadora do programa Escola da Família acredita que as dinâmicas aplicadas pelas estagiárias contribuíram a partir da socialização que surgiu-se, através das brincadeiras, e conseguiram promover um ambiente amigável entre os participantes. Algumas atividades contribuíram também com o desenvolvimento do raciocínio lógico. Foi criado um ambiente saudável inclusive nas gincanas competitivas, sempre respeitando as regras determinadas pelas atividades propostas.

Todos os adolescentes, abordados por meio de questionários, acreditam que as atividades aplicadas contribuíram de alguma forma para eles. De forma geral, consideraram e classificaram a participação das estagiárias como “muito bom”.

De acordo com as respostas, o que mais os motivam a frequentar a escola nos finais de semana é a prática de esportes.

CONCLUSÃO

         Por meio dos levantamentos da presente pesquisa, conclui-se que a parceria entre a escola e a comunidade é primordial para melhor desempenho das crianças e adolescentes nas atividades propostas, sendo o fator principal para o desenvolvimento de um convívio melhor e favorável à comunidade.

É importante destacar que os estudos nos levam a diversos pontos que exercem influência sobre a interação da sociedade, família e escola, tais como a influência cultural obtida durante as atividades realizadas e o aumento no grau de participação dos responsáveis na vida escolar do aluno.

Vale ressaltar que quando introduzidas novas atividades, criou-se um maior dinamismo, além de incentivar mais ainda a participação desses adolescentes ao projeto, de forma que eles conseguiram perceber em si mesmos o aprendizado de novas informações que, após essa compreensão, as próprias crianças e adolescentes disseram ser importantes na contribuição para o dia a dia, gerando uma melhora social ao ambiente e uma formação psicológica mais sólida aos jovens, informações estas relevantes para a pesquisa.

De forma geral, este artigo possibilita reflexões sobre a importância da parceria entre escola e comunidade, que contribuiu para a nossa formação enquanto alunos de psicologia, tanto no sentido da realização da pesquisa como pelo crescimento pessoal adquirido na observação das crianças e adolescentes que participaram do projeto.