O que são dados? Dados, como denominamos, se refere ao recolhimento de informações organizadas. Podem ser demonstrada em números, imagens, textos, dentre outras formas. Essa é a noção básica. 

Bem, você já deve ter anotado aquela informação, seja de algum familiar seu pedindo para você ir ao mercado buscar alguma coisa, seja de compromissos diversos, etc, e a esqueceu ou a perdeu em algum lugar, algo muito comum na correria do dia-a-dia. Porém, algumas dessas informações possuem suma importância quando enxergamos de uma visão mais ampla. Um endereço, um telefone, um contato é algo muito pequeno (porém algo com muito valor, como já dito anteriormente), agora imagina se sumisse, apagasse, evapora-se todos os seus contatos, todos seus e-mails, telefones, e etc. Até as páginas que estavam no "Favoritos" doem quando seu computador é formatado e elas somem, não é mesmo?! Por isso achei necessário montar um artigo com o assunto IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DOS DADOS.

No "Mundo Real" é importante você ter sua agenda pessoal com seus contatos, no telefone celular geralmente, e o que aconteceria se alguém roubasse seu celular ou outra coisa acontecesse na qual fizesse sumir esses dados? Pode acontecer. E acontece quando você menos espera.

Uma das ferramentas para acabar com estes e outros tipos de problemas é a já conhecida PLANILHA. A primeira planilha foi criada em 1979, e era chamada de VisiCalc, e tinha como objetivo fazer com que os computadores pessoais deixassem de ser pessoais e passassem a ser consideradas ferramenta de Negócios. Era muito parecida com o Excel, porém, claro, sem toda a modernidade atual.

Lá naquela época, já havia-se a necessidade de algo que poderia armazenar as informações organizadamente, e por isso, Dan Bricklin (idealizador da Planilha Digital, porém implementada por Bob Frankston) a criou com um intuíto muito visionário, eu diria. Tanto que, todos atualmente, precisamos manter nossos contatos de prontidão, ainda que nunca o utilizaremos. É como um porto-seguro, e isso, claro, nos acomoda.

Faça uma planilha - pode ser simples mesmo - e coloque apenas cabeçalhos básicos como "Nome", "Telefone (Cel, Comercial, Resid)" e "Endereço". Caso você seja alguém mais sistemático, é interessante separar por tipologias de contatos como "Pessoal", "Profissional", "Familiar". E caso você seja muito, mais muito sistemático mesmo, separe novamente por outros sub-tipos como por exemplo nos contatos do tipo Profissional você os organiza desta maneira: "Contato X = Campo: Indústria / Contato W = Campo: Cliente / Contato Y = Campo: Fornecedor / Contato Z = Campo: Empresa Tal ".

Lembrando que contatos é só um exemplo de Organização de Dados. Você pode fazer uma planilha e organizar sua lista de compras do mês (quanto gastou, o que comprou, duração média de cada alimento, etc), lista de aniversários do mês (nome do aniversariante, dia do mês, quantos anos vai fazer, o que você já deu de presente e que ele não gostou muito, etc). Seja criativo. 

Organização de Dados nunca é demais. Crie atalhos de sua planilhas salvas, salve suas planilhas em CD, guarde seus CDs na gaveta do seu armário, não importa(...)

Você só não pode perder todos os seus dados que você adquiriu no decorrer dos anos porquê esqueceu o quão valiosos eles eram.