Nossos olhos são responsáveis por cerca de 80% de todas informações que chegam ao cérebro, boa parte de nossa criatividade, aprendizado e etc.; com eles conseguimos vislumbrar toda a beleza contida na face de quem tem a oportunidade de aprender e se desenvolver intelectualmente; os olhos conduzem o homem a qualquer parte e/ou lugar, quando esse é intelectualmente capaz de ir. Os olhos são as janelas do corpo e da mente pelas quais se abrem todas as perspectivas e promessas de felicidade humana.

     Em atenção a esses pensamentos distintos, inexoravelmente, podemos encaixar a Optometria Sensorial como ciência capaz de avaliar qualitativamente as informações que chegam ao cérebro humano, uma vez que a neurociência concluiu que o processamento de informação visual se dá por canais especializados no reconhecimento de cor, luminância e movimento. Essas informações vão da retina  ao córtex cerebral por meio de dois grandes sistemas: sistema magno e parvocelular. O sistema magno celular é mais antigo e primitivo, responsável pelas informações grosseiras da cena.  pode-se dizer que o sistema magno é arcaico e comum. Mas o sistema parvo, não. Esse é bem novo em termos de evolução, achado apenas em primatas. Esse sistema é bem detalhista e sofisticado. O sistema parvo é bem desenvolvido, sobretudo nos humanos, e desenvolveu-se para aumentar a percepção de detalhes. É responsável pela estereopsia. A frontalização dos olhos nos hominídeos foi a grande faceta da evolução para permitir a binocularidade e consequente surgimento do sistema parvocelular. Esse sistema tem a capacidade de construir uma imagem estática que incorpora informações importantes como a cor, profundidade e distância; detalhes importantíssimos para a evolução e desenvolvimento das espécies.

      Desse modo, sabendo-se ministrar o conhecimento e entendendo como as informações chegam ao cérebro, a humanidade não pode mais incorrer em erros fatais como  incorreu no passado, ao rotular alguém de altista ou dislexo e/ou deficiente mental quando na verdade não se tratava de patologias ou algo parecido, mas simplesmente, talvez,  de uml distúrbio visual que, dentre tantas outras possibilidades, poderia ter sido causada   por uma hipermetropia manifesta, miopia alta, astigmatismo alto, distúrbios acomodativos, disfunção neuromuscular, catarata congênita, dentre tantas outras possibilidades, levando a criança a uma privação de raios luminosos em áreas específicas da retina na fase do desenvolvimento da fóvea, causando, como conseqüência, um desvio de informações ao Corpo Geniculado Lateral e uma possível disfunção nas radiações ópticas, permitindo, assim,  uma desordem no  desenvolvimento psico-social da criança; e isso seria facilmente evitado com um simples exame optométrico. A Optometria Sensorial, sobretudo e principalmente, dentre um enorme leque de outras possibilidades, visa a dar apoio e suporte científico no estudo e combate à dislexia dentre tantos outros transtornos que podem vir à tona em prol do desenvolvimento visual desordenado.

Argumentos não faltam para que se possa implantar e tirar grandes proveitos da Optometria  aqui no Brasil. A Optometria seria um ente de inestimável valor para a detecção e prevenção de distúrbios diversos que eventualmente poderiam comprometer a vida útil e produtiva de uma criança.

É preciso que todos nós tenhamos conhecimento que a falta de estímulo luminoso na retina do recém nascido em tempo hábil poderá causar problemas irreversíveis ao sistema óptico (inclusive o magno e parvocelular). Nenhum outro profissional, que não o Optometrista é hábil e capaz de identificar danos e/ou erros de refração no sistema ocular, podendo proceder com testes apropriados para a detecção de inúmeros disturbios que possam acometer à visão. O Optometrista seria um grande aliado no combate e prevenção a muitas doenças e prejuízos causados pela falta de um simples exame do olho, sobretudo o examedo reflexo vermelho em  recém-nascidos, pois em se tratando da criança ter algum distúrbio refrativo na época do desenvolvimento da fóvea, o futuro intelectual e produtivo dessa criança poderá estar grandemente comprometido.