CONSIDERAÇÕES INICIAIS 

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a musicalização na educação infantil, quanto sua importância como parte da cultura e conhecimento a ser trabalhado, principalmente por professores da educação infantil. Até porque a música é um fator muito importante na vida do indivíduo. Uma vez que a maioria gosta de ouvir, apreciar, compartilhar, mesmo sem saber de sua importância e desenvolvimento na formação de pessoas. Outra razão é que ela nos traz alegria, tristeza, sensação de vitória, recordações e saudades, e até o lazer. Além de algo que nos toca é uma ferramenta importante na vida dos seres humanos. Por isso possui um papel importante no processo ensino aprendizagem na educação infantil.

Através das leituras realizadas, pôde-se explicar como o processo de musicalização contribui para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e o sócio afetivo da criança. Também para enriquecer o repertório musical das crianças incluindo sempre nos planejamentos atividades que envolvem a música, uma vez que visa garantir a expressividade infantil em todo o contexto de construção.

Entende-se que trabalhar a musicalização como uma linguagem lúdica não deixa de ser um dos meios de atingir uma educação de pessoas criativas e críticas, aonde o produto final do trabalho do professor virá na escolha, principalmente quando adequa as atividades didáticas a sua postura crítica e reflexiva, o que poderá desenvolver nos alunos uma boa aprendizagem.

Em termo de estrutura, o trabalho foi organizado no primeiro capítulo com alguns conceitos de música, a musicalização no processo pedagógico, no segundo capítulo aborda-se a música no currículo escolar, o papel do pedagogo no ensino da música e a música da cultura infantil com o objetivo de garantir a integridade dos estudos, como elemento formador da cultura geral, como aborda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9394/96 (LDBN), em seu art.: 26 p. 2º quando diz que: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.

Percebem-se nesse contexto que o papel do pedagogo no ensino de música, está para a união do docente para musicalizar os alunos mostrando a importância da música nas diversas áreas do ensino e resgatando a música na cultura infantil como instrumento de aprendizagem. Além de afirmar que é importante para o professor da educação infantil ter clareza de como irá atuardiante do processo de ensino e aprendizagem com o uso da música e principalmente para compreender as suas atribuições no processo educacional.

No terceiro e último capítulo fala-se da contribuição da musicalização para o desenvolvimento da criança por ser algo riquíssimo no trabalho pedagógico, uma vez que o trabalho com as brincadeiras musicais contribui para reforçar todas as áreas do desenvolvimento infantil, representando um grande benefício na formação, no equilíbrio da personalidade quanto na autonomia da criança como um todo.

Tendo como direção os estudos de teóricos como Weigel, Jeandot, Snyders, Brito entre outros que apoiei meus fundamentos em relação a este trabalho.