Título : A importância da Música na Educação.

Resumo : A Relação da Música e da Cultura na Educação Infantil.


Cultura, segundo o dicionario Scottini é definida como " dominio de tradições", no mesmo dicionario temos tradição definida como "transmissão pelas gerações de costumes e fatos; tudo que se transmite oralmente". Definindo-se cultura desta maneira podemos compreender sua relação com a música e a importancia desta na educação infantil.
A musica é definida como uma pratica cultural e humana, atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.
Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.
Além de grande manifestação artistica, a musica desempenha um importante papel na transmissão da cultura e até mesmo dos valores na educação infantil, afinal quando cantamos "lava uma mão, lava outra..."( Castelo Rá Tim Bum), trabalhamos de maneira lúdica uma indispensável ação de higiene.
Trazendo músicas folclóricas de outros Estados ( ex.Boi Bumbá), estamos ampliando a dimensão cultural de nossas crianças,enriquecendo seu vocabulário,instigando sua imaginação e apliando seu repertório.
A música consta no Referencial Curricular Nacional como um dos objetos de conhecimento e é definida como "a integração entre os aspectos sensiveis,afetivos,estéticos e cognitivos,assim como a promoção de interação e comunicação social...É uma da formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação de um modo geral e na educação infantil, particularmente."
Em nossas vivencias na educação infantil através de estágio, ou até mesmo trabalhando efetivamente em instituição de ensino, presenciamos várias situações da relação da musica como instrumento na transmissão da cultura assim como instrumento de socialização como foi o caso da brincadeira de roda intitulada "rosa cheirosa" onde as crianças podem conhecer os nomes de seus colegas embaladas por uma cantiga adorável escrita abaixo :
" Rosa cheirosa, perfume em botão, faça (nome da criança) bater na minha mão,"
"Bate, bate, bate, bate rebolado,
"Quem dançar comigo vai ser meu namorado",
" Ele não é feio e nem é casado,
" È rapaz solteiro lindo como um cravo"