A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

Lilian Carini Dias Pupile Monteiro¹

Rute Dias Pupile da Silva²

 

 

RESUMO:

O presente artigo trata especificamente da música na Educação Infantil, tendo como objetivo ampliar e influenciar em nossas metodologias utilizando-se da música no desenvolvimento integral da criança, ou seja, o desenvolvimento da personalidade, da expressão, do equilíbrio e da socialização de um modo geral. É necessário levar em conta que a música está cada dia mais presente na vida escolar e a necessidade de ter uma aplicação de forma correta e prazerosa fazendo com que ocorra uma apreciação afetiva e criativa dos sons que estão a sua volta. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizarei autores como: Snyders, Paulo Freire, Porcher, Schitine e Thyaga entre outros.

ABSTRACT:

 

This article deals specifically with music in early childhood education, aiming to expand and influence our methods of using music in the development of the child, or the development of personality, speech, balance and socialization in a general. You must take into account that the music is becoming more prevalent in school life and the need for an application correctly and enjoyable allowing it an emotional and creative appreciation of the sounds that are around. To develop this work the authors will use as Snyders, Paulo Freire, Porcher, and Schitine Thyago among others.

 

 

 

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE: música, criança, aprendizagem.

KEYWORD: music, children, learning.

 

 

 

 

 

 

 

 

¹Educadora: Lilian Carini Dias Pupile Monteiro graduada em Letras pela UFMS, especializadaem Educação Especial/ Educação Infantil e Series Iniciais.

² Rute Dias Pupile da Silva Pedagoga  graduada pela UFMS e Licenciada em Música pelo Conservatório Musical: Maestro Julião.

1 - INTRODUÇÃO

 

 

Este artigo busca compreender os fatores que contribuem na prática educativa no caso, a música, tornando o ambiente escolar mais agradável e alegre, ajudando na socialização das crianças com seu grupo escolar, podendo ainda ser usado para relaxar os alunos, acalmando-os, além de ser um poderoso recurso didático.

De acordo com Negrine (1997, p.4) em estudos realizados sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil, afirma que: “quando a criança chega à escola, traz consigo toda uma pré-história, construída a partir de suas vivências, grande parte delas através da atividade lúdica”.

A música na educação infantil além de ser facilitador no processo ensino-aprendizagem, pode também ampliar o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu uso não deve ser privilégio de poucos. A música proporciona em certas crianças a possibilidade de superar problemas cotidianos como o preconceito de raças, cor, religião, classe social, etc.

Conforme Mársico (1982, p.148) uma das: “[...] tarefas primordiais da escola é assegurar a igualdade de chances, para que toda criança possa ter acesso a música e possa educar-se musicalmente, qualquer que seja o ambiente sócio-cultural de que provenha.”

A Educação Musical é um fator motivador que leva os alunos a buscarem novas aprendizagens, em diferentes disciplinas, se for bem trabalhada, pois ela desenvolve: a socialização, o raciocínio, a atenção, a criatividade, a concentração, a alfabetização, a coordenação motora e outros dons e aptidões como explica Snyders (1992, p.5):

“[...] a escola deve propiciar as crianças alegrias dos encontros com a música, naquilo que ela tem de genial, ou seja, suas obras primas. Evidentemente tais encontros devem ser instigamente entrelaçadas às produções musicais intermediarias de preferência cotidiana e comunicacional dos estudantes.”

Para embasar a pesquisa e adquirir maior conhecimento teórico sobre educação musical, os autores estudados em destaque foram: Snyders (1992), Paulo Freire (1994), Porcher (1982), Schitine e Thyaga (2008) entre outros.

Compreende-se como fator essencial no ensino da música a sua possibilidade de contribuir na formação de cidadãos críticos, conscientes e capazes de exprimir seus sentimentos.

O presente artigo está dividido em dois capítulos: o primeiro capítulo fala sobre a educação musical no contexto da educação artística e o segundo capítulo relatará sobre: A importância da música na Educação Infantil, ou seja, o papel que a música exerce no desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da criatividade, da concentração, da alfabetização, da coordenação motora e da socialização das crianças. Além de mostrar a importância do papel do professor em trabalhar com a musica na Educação Infantil, ao utilizar-se do ensino do conteúdo musical, para que o aprendizado de diferentes disciplinas ocorra de modo significativo, preparando assim o ser humano para viver em sociedade e a superar desafios.

 

  1. 1.      EDUCAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ARTISITICA.

A arte está presente no cotidiano dos seres humanos desde os primórdios da civilização e propõe criar nos indivíduos uma consciência exigente em relação ao mundo e ainda propõe-se a criar não tanto aptidões artísticas especificas, mas em desenvolvimento global que envolve o cognitivo e o afetivo.

Para Ferraz e Fusari, a arte é importante para a formação humana, como afirmam as autoras:

“Primeiramente é a importância devida a função indispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de humanização. O fundamental, portanto, é entender que a arte se constitui de modos específicos de manifestações da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo”. (1996 p.16)

A Educação Artística em si, incluindo a arte musical propõe criar nos indivíduos não exatamente instrumentistas ou artistas específicos, mas pretende criar, sobretudo, um desenvolvimento total do ser humano, através de formas diversificadas e complementares de atividades expressivas e sensibilizadoras.

Apesar dessas evidencias, a educação musical assim como a educação artística tem um histórico que demonstra os percalços pelos quais se evidenciam as lutas para a sua existência dentro do espaço escolar.

Sendo assim, fica reconhecido que a arte tem uma função indispensável na vida das pessoas, pois ela é um dos fatores essenciais para a humanização da sociedade. A vivência artística seja ele em qualquer campo da arte como a musica, a dança, o teatro entre outros é de fundamental importância para a vida pessoal e profissional do ser humano.

Essa vivencia no mundo das artes deve ocorrer desde os primeiros anos da educação das crianças e deve acompanhá-la por toda a sua vida, num processo contínuo do crescimento humano através das transformações que a musica pode contribuir para a formação intelectual do cidadão.

Compor, interpretar, improvisar e ouvir. O trabalho com a musica pode abrir espaço para tudo isso, pois as artes permitem usar os sentidos para perceber o mundo, trabalhando com intuição e as sensações muitas vezes desconsideradas no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento da criatividade, a coordenação motora e do senso crítico. Uma vez que o professor tem como objetivo do ensino musical, a formação de cidadãos críticos, ele conseguirá através da musica pensar sobre problemas sociais que foram apresentados por diversos compositores da música popular brasileira, como por exemplo: Luiz Gonzaga, Chico Buarque de Holanda, Adorivam Barbosa entre outros.

Conforme os RCNEIS (vol. 3), a criança brinca, desenvolvem atividades rítmicas, melódicas, fantasiam-se de adulto, produz desenhos, dança, inventa histórias, mas essas atividades estão cada vez mais favorecendo a produções mecânicas impostas pela cultura de massa (televisão e rádio). 

              As crianças estão expostas a manifestações culturais desde seus primeiros anos de vida e é assim que ela irá aprendendo a desenvolver determinadas aptidões para determinadas áreas, e assim, ela é levada a valorizar a arte como formas de conhecimento, interpretação e transformação da realidade (Garcia, 1993).

              É nesse contexto artístico que a música exerce um papel importante na vida das pessoas, pois ela é um elemento importante no equilíbrio físico-psicológico do ser humano. Tocar um instrumento, cantar ou mesmo utilizar apenas como diversão e lazer, a música é compensadora e traz todos os benefícios possíveis: alegria, prazer, socialização.

Nos RCNEIS (1998) trata da necessidade do professor em se preocupar com a formação do cidadão e a formação artística também pode contribuir para atingir este objetivo. Para que a aprendizagem da música possa dar a sua contribuição é necessário que todas as crianças tenham oportunidade de participar ativamente, sejam como ouvintes, intérpretes, compositores ou improvisadores. É nesse contexto que a Educação Infantil exerce um papel onde caberá a ela orientar o trabalho a fim de preservar e impulsionar a aprendizagem e autonomia dos alunos.

               O professor de educação infantil exerce um papel importante nesse contexto e tem muito a contribuir. A alegria que a música proporciona, como, por exemplo, sentimos prazer quando escutamos música com um grupo de amigos, gostamos de dançar e com isso estamos nos comunicando através da música, e aí caberá ao professor intermediar essa comunicação. Portanto, para assegurar com mais firmeza estas alegrias é que a ação do professor é tão necessária; cabe a ele explorar nas crianças estimulando a perguntarem até onde vão as semelhanças e os contrastes das músicas feitas ou ouvidas, que valores estão sendo postos, podendo assim encaminhar os alunos para enxergarem a questão da beleza estética da música.

Porcher coloca que:

[...] na ausência de um contato permanente com a música para quase a totalidade das crianças, trata-se de achar os meios, os “macetes”, que permitam no irrisório período de tempo atribuído a educação musical ( e que seria ainda muito curto, mesmo que os atuais horários fossem duplicados ou triplicados), familiarizar o mais rapidamente possível as crianças com as obras musicais, dando-lhes os pontos de referência mínimos necessários para o trabalho de reconhecimento e de apropriação, condição do prazer musical. (1982p.79).

         O professor deve propiciar a escuta silencioso e atento da música, fazendo com que a criança penetre numa espécie de sonho e ainda transforma esse sonhoem esperança. Paulo Freire(1994), explica que uma das tarefas do educador ou educadora é desvelar as possibilidades para a esperança, não se preocupando com os obstáculos que precisam ser vencidos ao longo de nossas vidas pessoais ou sociais.

         Essa pedagogia escrita por Paulo Freire vem de encontro às necessidades de uma educação musical que visa preparar as crianças para a vida. Para serem capazes de enfrentar e mudar a realidade e nos revela o papel da educação que é a compreensão da história como possibilidade, em oposição a visão pragmática neoliberal de futuro (aquela que se vincula a princípios competitivos, individualista e de valorização da riqueza em detrimento do homem).

  1. 2.    A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA

 

               A música é um poderoso recurso para o desenvolvimento da expressão nas crianças, pois transmite emoção, sentimento e é um poderoso meio de comunicação e expressão.

               É uma das formas de o homem comunicar-se com o mundo e assim expressar seus sentimentos transformando a realidade em que vive. Maria Helena Novaes (1980), coloca que através da livre expressão há uma possibilidade de se romper às máscaras sociais para enxergar a realidade, de se reduzir tensões, já que responde ao desejo interno de exteriorização e de adesão à vida. A autora nos mostra que a atividade artística, incluindo assim as artes musicais, permite que o ser humano mostre quem realmente é quebrando barreiras e se entregando à vida com toda a vivacidade possível.

               A educação musical como um meio de desenvolvimento para o equilíbrio e auto-estima, proporciona às crianças a oportunidade de equilibrar suas tensões, seus conflitos, sentimentos de frustração e baixa estima favorecendo o seu desenvolvimento integral.

               Segundo Snyders, todas as crianças que tem acesso à música desde pequena têm um desenvolvimento significativo no que refere a afetividade, criatividade, equilíbrio, desenvolvimento integral e a cognição. A música as ajuda a aprenderem melhor todas as demais matérias escolares. 

               Questionando a si mesmo sobre os alunos que fracassam, afirma o autor:

“Pensando nesses alunos que fracassam na escola - e que continuam o centro de nossas preocupações, pergunto-me se não seria uma forma de apoiá-los, fazer com que percebam que a escola tem por vocação proporcionar uma alegria diferente dos prazeres costumeiros também encontrados fora dela; que é esta vocação o que justifica suas exigências, em tantos casos difíceis de suportar, e que, entre as alegrias culturais que a escola traz, está a alegria musical” (Snyders,1992 p.10).

               As atividades que exigem criatividade, como a música, permitem que as crianças progridam de modo consciente e faz com que cada criança tenha oportunidade, através dela, de desenvolver suas potencialidades. Através de atividades artísticas, a criança é reconhecida socialmente em sua sensibilidade e pode dizer: “sou capaz de ouvir e identificar Beethoven”, da mesma forma que é reconhecida em sua inteligência e pode pensar: “ julgam-me digna de entender matemática”.

               Os caminhos para uma educação musical são os mais variados possíveis, são muitos e o professor de educação musical deve saber selecioná-los de modo que a beleza contida no interior de uma peça apareça de modo particularmente sensível para o público estudantil, a alegria através da música existe continuamente e essa alegria constitui a razão de ser do que se faz em sala de aula.

                 O objetivo do ensino musical não é de formar grandes admiradores de obras clássicas, mas é de despertar emoções que provoquem alegria, saudade, etc. O trabalho com música deve propiciar o desenvolvimento da criatividade nas crianças e desempenhar um papel fundamental na educação, é nessa área que o progresso realizado nos últimos tempos tem sido mais evidenciado. Snyders afirma que:

Os alunos realizam, são produtivos, engajam-se naquilo que fazem  e progridem: tecnicamente, no domínio dos meios de expressão, no prazer tirado das sonoridades ouvidas e emitidas, governadas ou controladas; e também na capacidade de ouvir uns aos outros, de ser por de acordo, comunicam-se pela música, exprimem em música o que vai em seus corações; e experimentam a alegria de uma atividade que se desenrola de acordo com seus interesses e desejos. É possível, também, na atividade musical, realizar gravações e chegar, portanto, a uma criação que possa durar, ou então, de forma interdisciplinar, participar de um espetáculo e assim experimentar a alegria de se apresentar em público de se dar publicamente num espetáculo, fazendo cair os muros da escola; experimentar, enfim, a alegria do eu e do nós”. ( 1992p.29) 

O autor mostra que com um trabalho bem realizado e preparado as crianças são capazes de criar e de realizar. Compreendemos que o professor de educação infantil também consegue estimular os alunos a usar a criatividade e a tomar consciência de seus interesses e do que ele é capaz de fazer. A atividade, a prática vocal e instrumental e a criatividade estimulada não devem ser o todo no ensino de música, mas dever haver uma preocupação com a sensibilização cultural, ou seja, o acesso às obras musicais constitui também um aspecto importante e o conhecimento de diferentes obras ampliam o repertório das crianças. Portanto caberá ao professor considerar esses aspectos na hora de planejar o seu ensino.

              Porém, também é necessário que as crianças e jovens de nossa sociedade apreciem a música moderna, do seu próprio tempo que corresponda a seus interesses. O professor deve estimular as crianças a terem confiança no presente, a amar o presente em suas obras. Assim, não cairá na ilusão de pensar que a cultura presente é apenas uma cultura de diversão. A educação infantil deve ajudar as crianças a compreenderem que o homem do tempo presente constrói história e que através da música manifesta suas críticas, seu desejo de mudança e de transformação, seja através do estilo musical ou da letra que compõe a música. Assim, a criança pode entender que o estudo não se volta unicamente ao passado. A educação musical, neste aspecto, contribui para que a cultura atual dos jovens atinja o nível mais alto possível.

               De acordo com Snyders, a Educação Infantil na medida em que propõe aos alunos o estudo de obras primas e temas atuais os ajudam a superar suas incertezas, suas angustias, a caminhar em direção a um viver mais alegre. Assim o autoritarismo, que tem sido tão freqüente nas salas de aulas, sede lugar a atitudes de cooperação, de solidariedade. A música nesse contexto é um recurso que trata essencialmente da emoção, da sensibilidade, da atitude de autoquestionamento, uma vez que promove uma volta para si e para os outros, ajudando-os a perceber e entender as diferenças individuais.

               O tempo destinado para a Educação Musical nas escolas é necessário para atingir outros objetivos educacionais, para que o aluno possa se tornar capaz de reconhecer que existem outras obras primas e que possam entender o sentido da mesma. Ao definir os objetivos e incluir a música no planejamento da educação infantil, o professor proporcionará ou não aos alunos que eles sintam ou não alegria ao escutar Beethoven, Mozart, Milton Nascimento, Caetano Veloso entre outros.

               Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de artes o momento da escuta compreensiva de uma obra é um momento de inclusão ao patrimônio cultural, que assim, a criança passa a integrar ao seu próprio patrimônio, a partir da audição da obra, ou seja, o contato que uma criança tem com uma canção oferece a possibilidade de contato com toda a riqueza de ritmos do Brasil e do mundo.

                A música exerce um enorme poder que toma conta de todas as pessoas e não é apenas em um aspecto ou outro, mas toca o centro da nossa existência, atinge o conjunto do nosso ser. Ela nos toma conta de um jeito até que possa dominar-nos e os sons nos penetram profundamente, por isso a intensidade soberana das emoções musicais, também faz com que estendam as todas as pessoas, por exemplo: a música cantada ou tocada coletivamente é animadora.

              Temos que levar em conta as ricas possibilidades de experiências das crianças com relação à música, enquanto alegria de comunicação e enquanto elemento para a socialização.

              Portanto a música utilizada para fins educativos, visando o convívio solidário, traz inúmeras vantagens, pois o repertório acumulado no decorrer histórico dá condições ao professor para fazer a seleção mais adequada aos objetivos gerais e específicos por ele traçados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Nesta pesquisa, pode-se compreender que a música exerce grande influência na vida das crianças, na formação do ser humano e acima de tudo o seu papel como formadora de cidadãos críticos e conscientes.

O presente artigo mostra a preocupação por um ensino voltado para o desenvolvimento integral do ser humano, começando-se a valorizar a expressão própria e integral da criança e no trabalho pedagógico que se volta para a educação do cidadão criativo, crítico e solidário.

              Destaca-se também a importância da música como instrumento para ensinar as crianças a reconhecerem a beleza musical, a terem contato com a arteem geral. Eainda de como a música contribui para a formação integral do ser humano.

               Ferraz e Fuzari (1999 p. 78) destacam que: “..a mais autêntica finalidade desse aprendizado é mesmo a de preparar a meninada para pensar certo, agir com justeza [...] julgar pelo todo e não parcialmente, apreciar com proporção e confiança, gesticular com propriedade.”

               Paulo Freire destaca que a humanidade precisa de esperança, e que a tarefa do professor é contribuir para que essa esperança permaneça viva na vida das crianças. Assim, também o professor de música na Educação Infantil deve ter esta preocupação.

               Pode-se dizer que lançar mão da música é recorrer ao campo imaginativo, favorecendo o tão comentado e tão pouco praticado incentivo a criatividade, pois se o professor recorrer ao lúdico, a alegria, ele abrirá infinitas perspectivas de uma didática voltada para um aluno sujeito de sua aprendizagem.

               Enfim, entrar na sala de aula, ouvir música, observar as manifestações artísticas combinados com a escuta sensível inicial, permitirá que a criança desenvolva o imaginário no seu fazer, na sua produção própria e isso é o trabalho inicial do professor.

 

BIBLIOGRAFIA

 

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