A Importância da música na aprendizagem e desenvolvimento sócio cultural da criança e do adolescente.

The importance of music in learning and socio-cultural development of the child and adolescent.

 

 Cintia Mara Valente ¹

Jean Carlos da Silva ¹

Josiane Duarte de Oliveira ¹

Larissa Sarah Oliveira ¹

Maria Clara Vasconcelos Marcelino ¹

Suellen Silva Pereira¹

Orientadora: Profª Dr. Ana Paula Barbosa ²

 

Resumo

 

           Neste artigo apresentamos os resultados da pesquisa realizada na instituição Chácara Sorriso, na cidade de Patrocínio Paulista, na Av. Ronan Rocha. Onde destacamos a importância da música na aprendizagem e desenvolvimento sócio cultural da criança e do adolescente. O nosso objetivo foi trabalhar com a música, levando em conta aspectos histórico e sócio cultural, com o intuito de levar às crianças e aos adolescentes da instituição uma reflexão de cada música e do que elas representam em suas vidas dentro da sociedade. O método utilizado na pesquisa foi o dedutivo, onde realizamos um questionário com 13 crianças e adolescentes, onde fizemos algumas perguntas relacionadas a música e a aprendizagem sócio cultural. Conseguimos notar que a música tem um papel indispensável no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Conforme Forquin aput Sá e Leão (2003 p. 2) eles dizem ainda que “a música é um inestimável benefício para a formação, o desenvolvimento e o equilíbrio da personalidade da criança e do adolescente”, porém tais benefícios não são alcançados com qualquer tipo de música, é necessário que o conteúdo da música seja capaz de expressar tais objetivos.

Palavra Chave: Música, Sócio cultural, Crianças, e Adolescentes.

 

¹ Alunos do curso de Psicologia da Universidade de Franca, cursando o 6º semestre da disciplina Laboratório de Integração Teoria – Pratica II

² Professora Orientadora do Projeto, Docente do curso de Psicologia da Universidade de Franca, Especialista em Didática, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Serviço Social pela UNESP de Franca.

 


Abstract

           This article presents the results of the research conducted at the institution “Chácara Sorriso” in the town of Patrocinio Paulista, Av. Ronan Rocha, where we emphasize the importance of music in learning and socio-cultural development of the child and adolescent. Our goal was to work with the music, taking into account the historical and socio-cultural aspects, in order to make the children and adolescents from the institution reflect each song and what they represent in their lives into their society. The method used in the research was deductive, which conducted a questionnaire with 13 children and adolescents, where we had some questions related to music learning and sociocultural. Doing so, we were able to note that music has an indispensable role in the development of children and adolescents. According to Forquin and Sá Leão (2003, p. 2) they still say that “music is an invaluable benefit to the training, development and the balance of the personality of children and adolescents” but such benefits are not achieved with all kinds of music, it is necessary that the content of the music is capable of expressing these objectives.

Keyword: Music, Socio Cultural, Children, and Adolescents.


Introdução

           Ao trabalharmos atividades com diversos estilos e ritmos musicais, levando em conta aspectos históricos e socioculturais e visando uma reflexão crítica, podemos observar na Chácara Sorriso como a música pode influenciar e auxiliar na expressão dos sentimentos, na aprendizagem e no convívio social da criança e do adolescente, assim como nos afirma Duarte e Leão aput Sá e Leão (2003 p. 2): “a música tem um importante papel de estimulador de sensações, de resgate de memória, de criar ambientes favoráveis à natureza verbal e pode libertar a criatividade, o questionamento e a imaginação”.

           Tivemos como objetivo propor atividades para verificar a importância da música na aprendizagem e no desenvolvimento sociocultural das crianças e adolescentes da Chácara Sorriso. E com isso comprovamos que a música tem um papel fundamental também no desenvolvimento cognitivo e psicossocial na vida da criança e adolescente fazendo com que se tornem capazes de ter uma visão crítica diante dos acontecimentos do dia-a-dia.

           A Chácara Sorriso é uma Instituição sem fins lucrativos que cuida de crianças e adolescentes abandonados pelos pais ou que são encaminhadas pelo conselho tutelar ou pelo juiz da vara da infância e juventude.  Hoje a chácara conta com 28 filhos adotivos, dentre eles estão adolescentes e crianças de 4 a 22 anos e um adulto de 49 anos.

Desenvolvimento Teórico

           Podemos afirmar que a musica ajuda o individuo a pensar em suas questões pessoas, emocionais e faz pensar que tipo de individuo ele é no mundo, por esse e tantos outros motivo ela é um processo evolutivo do ser humano.

           Benezon (1988 p.11) diz que: “A música é arte e ciência, dois elementos que correspondem a um processo evolutivo do ser humano”.

            E também podemos afirmar que a criança é capaz de ter uma intensidade maior sobre a música, certo tipo de raciocínio biológico que faz com que ela tenha uma sensação de conhecimento dos sons já conhecidos que esta gravada em sua memória e sua própria linguagem.

             Ducourneous (1984, p.13) diz que:

“A necessidade da comunicação abre o caminho para o pensamento”. Também que a música corresponde a uma necessidade talvez se possa interpretar como necessidade de uma imitação’’.

            Conforme diz Ruud (1990, p.19):

“A música pode trazer um alívio temporário para problemas da vida”. Ainda assim, torna-se crucial para uma intervenção terapêutica que o contexto da experiência seja relacionado à situação real. Isso quer dizer que uma interpretação é apenas possível quando se segue linhas de alguns dos caminhos estabelecidos no ambiente’’.

           A música é importante na adolescência, pois uma boa música pode sim mudar o ambiente, e através dela podemos nos sentir melhor, isso acontece principalmente quando não estamos muito bem, pois a boa música acalma nosso eu e ajuda a melhorar o ambiente que estamos e faz com que a gente possa nos relacionar com mais tranquilidade ou até mesmo desabafar aquilo que está guardado dentro de nós.

           Na vida dos adolescentes a música vai criando um grande estímulo, fazendo com que eles possam ver a importância que ela tem, além disso, nesta fase muita das vezes começa o verdadeiro interesse por instrumentos musicais e pelos estilos de músicas. Só que é importante ressaltar que esse interesse pela musica tem que surgir por vontade própria tanto da criança como o adolescente, pois se for uma situação forçada pelos pais, pode até prejudicar o individuo como pessoa.

           Quando ouvimos uma musica a interpretação dela, não é algo simples, pelo contrário, exige de nós ouvintes uma extrema vontade em decifrá-la verdadeiramente, pois quando nos deparamos com algumas letras de músicas, conseguimos perceber a sua verdadeira essência, onde ela acaba por nos afetar diretamente com as suas palavras, e até muitas das vezes com a sua história.

            Segundo Howard (1984, p.12):

“... a música sempre se entrega pela metade; exige do homem que a ouve ser restabelecida na integridade de sua essência. O ouvinte que não recria o trecho de música que escuta, que não se transporte do estado que seria o seu se o compusesse naquele instante, passaria longe da música.”

           É importante quando pensamos em nossas músicas, nossos estilos. Logo nos deparamos com os sentimentos, é como se fosse uma ligação, quando escutamos estas mesmas músicas que pensamos, muitas das vezes reagimos das seguintes formas: choros, tristezas, alegrias, paixões, angústia, medo, rancor, ódio, felicidade, amor, paz... Entre outros sentimentos que rondam uma simples letra de uma música. São situações que não pensamos, apenas nos deixamos levar. Quando se esta ouvindo uma música é um momento de entrega para muitas das pessoas, pois é nela, que muitos se acalmam, refletem, pensam e até muita das vezes evitam situações complicadas, devido ao sentimento e ao valor que algumas músicas nos passam.

           Podemos verificar outra questão importante ao se pensar na música, como é o caso do desenvolvimento intelectual. Quando estamos em contato direto com música, adquirimos uma melhor compreensão da prática abstrata, o que melhor desenvolve o intelectual e a fala, que são princípios básicos para um bom desenvolvimento na infância. A música trás consigo, esta complementação no desenvolvimento, pois com ela, acabamos por usar de aptidões que às vezes deixamos de lado nas correrias do dia a dia, ate mesmo dentro das escolas, isto está sendo cada vez mais deixado de lado, o que não deveria acontecer.  Usamos o método dedutivo que significa como algo que sai do geral e vem para o particular.

           Conforme diz Fachin, (2003, p. 30): "A Dedução é o caminho das consequências, pois uma cadeia de raciocínios em conexão descendente, isto é, do geral para o particular, leva à conclusão".

           Através de um questionário que aplicamos nas crianças e adolescentes da Chácara Sorriso, onde usamos questões para abordar o tema proposto. Segue abaixo algumas tabulações do questionário, com os dados que conseguimos abstrair dos questionários. Também houve um pequeno comentário diante de cada gráfico, como uma forma de breve explicação sobre os dados dispostos no gráfico. O questionário foi aplicado em 13 pessoas, dentre esses crianças e adolescentes.

            Você acredita que a música é importante para o seu desenvolvimento como ser humano?

 

            Aproximadamente 92% das crianças e adolescentes acreditam que a música é importante para o desenvolvimento, algumas disseram que a música ajuda a desenvolver a autoestima, que ela solta a imaginação e ajuda a perceber o mundo de uma forma diferente por conterem letras com conteúdos importantes. Apenas cerca de 7% disseram que a música não é importante, considerando que algumas letras trazem um conteúdo inadequado.

            Você acredita que a música ajuda no convívio em sociedade?

 

            Aproximadamente 92% das crianças e adolescentes acreditam que a música ajuda no convívio em sociedade, eles responderam ainda que isso se deve ao conteúdo das letras de músicas que falam sobre as atitudes que se deve ter em relação à sociedade. Cerca de 7% disseram que não, e consideraram que pessoas com gostos musicais diferentes tendem a não conviver bem.

            O questionário foi aplicado em 13 pessoas entre criança e adolescente, colocamos dois gráficos como exemplo, só que para chegar a um resultado e a uma conclusão fizemos mais sete perguntas dentro do questionário e que foi passado para os gráficos, o que vimos e que os gráficos apresentaram é que a musica é importante para a construção social e para construção como individuo, e mostrou o quanto a diversidade de gostos como samba, funk, sertanejo, MPB entre outros, e que a musica ajuda quando se esta com algum problema e que nem sempre se tem alguém para conversar. Na questão convívio social foi bem marcante, pois da para ver como a musica influencia nos grupos principalmente com adolescentes, ajuda eles a ter um bom convivo social, tivemos resultados positivos e satisfatórios.

Conclusão

           Deparamo-nos em nossa sociedade com preocupantes realidades de desprezo e a degradação de valores sentimentais. Essa ruptura de valores atinge negativamente a formação de crianças e adolescentes. Encontramos através da nossa pesquisa, que a música sendo um instrumento capaz de proporcionar aproximações, leveza, amizade e alegria, assim influenciando positivamente a reorganização de formação comportamental e moral. Portanto, precisa-se estar preparado para conquistar atenção e interesse dos jovens para que possa dessa forma através de musicas e reflexões dialogadas, reestruturar os sentimentos, valores e atitudes em questão.

            Enfim, a música é indispensável para o nosso desenvolvimento sociocultural, pois através dela que expressamos os nossos mais profundos sentimentos, e conhecemos novas culturas.

 

 

 

 

Referência Bibliográfica

Sá e Leão in: A Influência das Letras das Músicas no Ouvinte – Um Estudo. Disponível em: http://www.ceped.ueg.br/anais/Iedipe/Gt2/1p-poster_a_influencia.htm.

BENENZON, Ronaldo. Teoria da Musicoterapia, , São Paulo, Editora Summus, 1988.

MATOS, Margarida Gaspar. Corpo, movimento e Socialização. Rio de Janeiro, Editora Sprint LTDA, 1993.

DUCOURNEOUS, Gerald. Introdução a Musicoterapia. São Paulo, Editora Monoli, 1984.

RUUD, Even. Caminhos da Musicoterapia. São Paulo, Editora Summus, 1990.

HOWARD, Walter. A Música e a Criança, 3.ed. São Paulo: Editora, 1984

FONTES, Martins. A Formação Social da Mente – L.S Vygotski, 6.ed, São Paulo, 2003.

FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. 4.ed. Editora Saraiva , 2003.

ANDRADE, M. M. Introdução á Metodologia do Trabalho Científico. 5.ed. Editora Atlas .

COZBY, C. P. Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento. Editora Atlas, 2003.