A IMPORTÂNCIA DA MUDANÇA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA VIDA FELIZ

 

Luiz Tiago Vieira Santos[1]

 

 

Constantemente, o ser humano se questiona sobre as diversas situações imprevisíveis e quase inexplicáveis que a vida geralmente impõe. O que de fato é normal, considerando sua incrível capacidade de raciocínio e a total disposição que tem em estar sempre procurando algo que parece impossível de ser encontrado. A única certeza que se tem, é que nunca há uma sensação de plenitude. Sempre falta algo que o satisfaça por inteiro.  

De todas as inquietações, sem dúvida, as que tratam dos sentimentos são as mais comuns e perturbadoras. Quem nunca se questionou sobre tristeza, ódio, felicidade ou até mesmo amor? Certamente, aquele que nunca o fez, está longe de entender o significado do que realmente é ser “humano”.

Entretanto, neste momento, sugiro que deixemos de lado as questões antropológicas e passemos a direcionar nossa atenção para a felicidade, sentimento buscado por todos, mas conhecido verdadeiramente por poucos. Talvez a grande maioria não a encontre porque esquece que, para se conseguir chegar um determinado estado de felicidade desejável, se faz necessário passar pelo que os cientistas chamam de “metamorfoses”, que podemos chamar, numa linguagem bem mais clara, de mudanças.

A mudança, seja ela de qualquer natureza e longe de qualquer finalidade que possa ter, é essencial na busca da felicidade, pois quando não se está numa situação favorável para que ela aflore naturalmente, é imperativo e imprescindível que se busque outros caminhos.

O maior problema da mudança é que, quase sempre, as pessoas que o rodeiam não a entendem e trazem à tona a velha característica humana já citada: o questionamento. Perguntam-se: mas por que você fez isso? Por que você deixou de fazer aquilo? Não importa! O que é realmente importa nisso tudo é se o resultado dessa mudança vai te fazer bem. É de suma importância que ela venha no momento certo e traga consigo os meios necessários ao alcance de tal sentimento. A verdadeira função da mudança nas vidas humanas é servir de ponte, servir de passagem para que se possa atingir a graça desejada.

Então, se a mudança permite o alcance de um sentimento tão nobre, por que o medo de mudar se o que está em jogo é justamente a sua felicidade e não a do próximo, que não o entende? Devíamos nos preocupar menos com as opiniões alheias, pois aqueles que não entendem que você mudou porque estava buscando sua felicidade, nada podem acrescentar de bom em sua vida.

Portanto, é preciso compreender que se você busca a verdadeira felicidade não deve temer a mudança, pois quando ela vem com o objetivo de transformá-lo, tornando-o uma pessoa melhor, momentos de extrema felicidade aparecerão naturalmente em sua vida como resultado de suas novas ações. Por isso, nunca tenha vergonha de mudar, sua felicidade depende disso.

 



[1] Possui LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS pela UNIVERSIDADE TIRADENTES - UNIT (2009), com experiência docente na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) nas disciplinas Ciências e Biologia respectivamente e na Educação Técnica (área da saúde) na disciplina Microbiologia e Parasitologia Humanas. Atualmente é graduando do BACHARELADO EM DIREITO pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS