Desde muito tempo a população mundial tem acesso a informações que logo chegam a suas casas através do rádio, da televisão, do jornal e de vários outros meios de comunicação. Com esse sistema mais rápido e fácil de comunicar e saber o que está acontecendo ao redor do mundo, várias pessoas passaram a publicar e noticiar qualquer coisa que julgam ser importantes.

Nos anos de 1960, houve no nosso país a tão comentada época da Ditadura, uma época difícil e um tanto quanto dolorosa diria meus avós. E a mídia nessa época teve papel fundamental em grandes acontecimentos.

Em uma reportagem fascinante no site Carta Capital, há relatos de que a grande mídia, assim conhecida por muitos, foi o arauto da trama golpista contra o então presidente da época João Goulart. Demos destaque a este trecho da reportagem: “Sempre conservadores, os “barões da mídia” brasileira agem na fronteira do reacionarismo. Apoiar golpes, por isso, não chega a ser exatamente novidade. Alardeiam o principio do liberalismo sem, no entanto, se comprometer com a democracia”.

Assim como mostrado no trecho, percebemos que apoiar golpes políticos ou golpes de interesse meramente financeiro não é dos dias de hoje e muito menos daquela época, é algo que já foi instaurado na nossa sociedade há muito tempo atrás. E no topo desse império envolvendo as grandes mídias do país, podemos destacar a Rede Globo como a principal e mais influente mídia nos maiores golpes na época da ditadura.

A cada dia que passa a mídia vem tomando cada vez mais espaço significativo na sociedade mundial, principalmente na sociedade brasileira, influenciando e mostrando o que querem mostrar em suas redes e não a real realidade do país.

Com tamanha influencia que a mídia consegue exercer sobre a população, várias mentiras sobre várias pessoas, sociedades e partidos políticos são noticiados a todo o momento fazendo com que um grande número de pessoas acredite em tais fatos.

A população mundial, em especial a brasileira, precisa e deve ir atrás da verdade sempre que duvidar de algo, buscar sempre pela verdade, nunca se valendo apenas com o que é passado apenas na televisão. Procurar noticias em sites internacionais sobre o país é sempre melhor que noticias exibidas nas mídias brasileiras.