A IMPORTANCIA DA MEDIAÇÃO PEDAGOGICA NA EAD E AS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA

CARAZZOLLE, Edson Eduardo[1]

DOMINSCHE, Desire Luciane [2]

 

 

RESUMO

 

A educação a distância está crescendo a cada dia, mesmo porque diante do mundo globalizado as tecnologias e comunicação tem se desenvolvido significativamente, onde esta tecnologia tem prevalecido as interações dentro da EaD e ajudando no processo ensino/aprendizagem. Analisar as mediações pedagógicas na EaD, enfatizar a importância da tecnologia neste processo de aprendizagem, desenvolver uma proposta metodológica na mediação, valorizar o quanto o docente é importante neste processo aprendizagem no ambiente virtual.  A educação a distância tem estudado meios para que a aprendizagem tenha qualidade e significado para seus alunos e diante disso a mediação pedagógica tem sido essencial para a construção de saberes na interação professor e aluno produzindo resultados positivos neste processo, as TCs têm favorecido e ajudado e muito as interações nos ambientes virtuais, fazendo com que a mediação pedagógica favoreça o conhecimento. Tendo como metodologia apoiada em teóricos que apresentam uma linguagem essencial e dialética entre desenvolvimento e aprendizagem.

 Palavra Chave: Mediaçao. EaD. Tecnologia. Professor.

 1 INTRODUÇÃO

Uma sociedade que busca se desenvolver dentro de um mercado competitivo e qualitativo, é necessário que a educação venha auxiliá-lo neste processo de desenvolvimento intelectual, moral e comportamental. A educação deve se organizar de modo que o Ensino a Distância sane esta necessidade social e profissional.

Como orientar o aluno na EaD, de maneira que sua aprendizagem tenha sentido tanto social, profissional e cognitiva? E as tecnologias como devem ser usadas como ferramenta desta aprendizagem?

O objetivo do estudo é mostrar como a mediação Pedagógica tem sua importância para a educação e para a construção de conhecimento tanto cognitivo, como social e profissional.  Levar o aluno ao interesse e a motivação em aprender de maneira autônoma e avaliativa. Mostrar ao aluno que a EaD está voltada para o público adulto e que sua aprendizagem envolve o cotidiano com visão de cidadania. Analisar as mediações pedagógicas na EaD, enfatizar a importância da tecnologia neste processo de aprendizagem e entender que a tecnologia traz novas formas de conhecimento sendo uma ferramenta fundamental e necessária para novos conhecimentos, desenvolver uma proposta de metodológica para a mediação, valorizar o quanto o docente é importante neste processo de aprendizagem no ambiente virtual. A proposta do estudo é levar a educação ao aluno para que se sinta interessado em aprender, ser motivado e é nesta motivação adquirir o ato de estudar e se tornar um pesquisador. A mediação pedagógica tem uma influência muito positiva para que isto ocorra.

O Artigo está dividido em Capítulos e subcapítulos que abordarão de maneira significativa como se dá o processo de Aprendizagem na EaD nesta sociedade de diferenças sociais e econômica, utilizando as tecnologias como articulação no processo ensino/aprendizagem, ampliando assim os espaços formais e não formais por meio de suas linguagens que possibilitam a elaboração de estratégia pedagógica e suas mediações. O mundo contemporâneo tem exigido certo conhecimento tecnológico e estas tecnologias têm trazido novas formas de aprendizagem, formando assim novos meios de conhecimento. O professor deve usar em sua mediação pedagógica estes meios para levar a diversidade, o interesse e o desafio de um aprendizado que possa fazer a diferença para muitos que buscam um aprendizado com significado, sendo o próprio aluno responsável pelo seu conhecimento, assim ele poderá crescer e aprender tanto social como profissionalmente. O professor que atua na EaD é um mediador de conhecimento diante das diversas situações que se depara, e nesta interação deve analisar seu comportamento, sua mediação pedagógica, e seu conhecimento tecnológico diante desta troca de experiências e abordagens.

O estudo de campo está pautado na abordagem qualitativa, está construída em teóricos que consideram conforme Ludke e Andre (1995) apud Tamaio (2002, p.40) “O estudo qualitativo desenvolve-se numa situação natural, é rico em dados descritivos, tem um plano aberto e flexível a realidade de forma complexa e contextualizada”

 2 PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EAD

 Para aprender é preciso interagir, e na interação o professor tem um papel fundamental, fazendo parte da aprendizagem do aluno, para isso, o docente deve ser um bom colaborador tendo sua estrutura apoiada na tecnologia, a fim de levar seu aluno a um conhecimento individual, crítico e consciente no ambiente virtual, envolvendo assim propostas de ensino aprendizagem

O ensino aprendizagem deve atender significativamente a demanda na formação de várias áreas de conhecimento e profissionalismo, e a utilização da tecnologia possa ocorrer de maneira significativa no sujeito, onde um número muito grande de trabalhadores não tem uma formação que as empresas desejam e nem o nível superior.

...no Brasil, a força de trabalho inserida no mercado formal gira em torno de 40 milhões de pessoas. Boa parte ainda precisa concluir os ciclos básicos, o que mostra a extrema necessidade de se democratizar a educação continuada. Em relação ao nível universitário, a multiplicação dos anúncios em jornais de cursos de especialização, MBAs e pós-graduação dá idéia da demanda existente.

É claro que toda essa gente não tem condições de voltar para mesmos bancos escolares. Por um lado, porque as longas jornadas de trabalho dificultam a permanência dos adultos nas salas de aula. Por outro, porque a escola não tem condições de absorver todo mundo. (SILVA, 2003, p.475)

 Para atender esta população que busca incorporar na vida profissional e familiar seu crescimento profissional e pessoal, aparece a EAD em pleno século 21, uma educação para quem deseja novos desafios e meios de conquistas pessoais, apesar de que no Brasil a educação ainda está distante de uma educação de qualidade, com as crescentes mudanças existem muitas incompatibilidades da política e da gestão educacionais, diante disso é necessário se pensar nas possibilidades de se ensinar e aprender dentro e fora das salas de aulas, em grupos ou sozinho, estando ligado virtualmente ou não, gerando assim uma ação pedagógica que tenha significado para o aprendiz. É necessário diante da sociedade atual buscar meios de se adaptar ao novo, Moran (2013, pg. 14) “A sociedade é educadora e aprendiz, ao mesmo tempo... -com as mudanças estruturais- não existem modelos prontos e eles vão se adaptando ao novo, a cada situação que se apresenta”, ao se adaptar ao novo, é muito importante que haja interação ao que está buscando e quem está transmitindo.

A necessidade do conhecimento e de adaptar ao meio que se vive foram surgindo ao longo do desenvolvimento humano, induzindo-os no percurso da evolução, dentro desta analise a mediação torna-se uma ferramenta principal na pratica pedagógica, pois a forma como se dá o processo e transmissão do conhecimento é que vão definir os limites da aprendizagem e do desenvolvimento humano, assim para Silva e Polens, (2002, pag.253) ‘Alguém que problematize, possibilite o diálogo, estabeleça a ligação entre o real e o ideal, contribua para o desenvolvimento e redimensionamento da ação pedagógica, seja exemplo de participação’, fazendo que na EaD esta  mediação provoque e estimule o desenvolvimento dos processos psicológicos internos e organizacional do próprio sujeito, e através da mediação, o professor orientador e a instituição juntos deem a devida importância a ação pedagógica e ao processo ensino/aprendizagem.

 2.1 A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EAD

A mediação é muito importante para a aprendizagem, é através dela que se promovem atividades que promovam o progresso das funções psicológica dos alunos.          

Sendo a EAD uma modalidade de ensino aprendizagem que está dominando o espaço dentro da educação, em uma sociedade cada vez mais tecnológica e mais exigente em nível de profissionais mais competentes e qualificados, a mediação deve ser de interação entre o aluno, professor, conteúdo, conhecimento, autonomia dentro desse processo, a mediação deve ser voltada em técnicas, estratégias, metodologias, currículos e docentes capacitados especificamente para este tipo de ensino. Buscando assim a intervenção do professor como sujeito mediador deste processo de ensino aprendizagem, que deve estar incluído na zona de desenvolvimento próximo ao aluno. Para Santos, 2004, p 60, apud, Lopes e Farias (2013, 126) “permitir a busca por ajuda no ambiente, porém, é de extrema importância que haja interação entre sujeitos tendo o ambiente virtual como intermédio dessa ação, cabendo ao professor uma intervenção diferenciada.”

Compreender a mediação dentro do processo de aprendizagem é elevar a compreensão da formação de desenvolvimento da mente humana, e fazer com que o indivíduo consiga criar situações em seu próprio desenvolvimento e autonomia histórica na sociedade durante a sua formação e faculdades especificas do indivíduo, advindas das novas influencias sociais, culturais e evolutivas, para Goergem, 2005, apud, Lopes e Farias, (2013, p. 176) “...com o desenvolvimento de competência exigidas pelo sistema deverá então formar cidadãos que convivam em sociedade com respeito e solidariedade”.

A mediação é a via pela qual a linguagem se torna essencial dentro da aprendizagem, através da interação social, por ferramentas tecnológicas, proporcionar a pratica pedagógica e a transmissão do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento social, profissional e psicológico. A mediação dentro da EAD é importante dentro do contexto educacional, pois é ela quem faz a interação entre professor aluno, ajudando assim desenvolvimento cognitivo e as habilidades de organizar o sujeito em seu estado funcional e em seu próprio comportamento. Assim a mediação, leva o professor a valorização da aprendizagem autônoma, valorizando o ensino de conteúdos produzidos e acumulados ao longo do processo ensino-aprendizagem.

Quando falamos de aprendizagem em EaD, devemos entende-la como um processo de construção particular do aluno, como algo dinâmico e flexível, com base em sua a própria vivência e experiência. Assim, a autonomia apresenta-se como uma das condições sine qua non para discente na EaD no processo de construção do conhecimento. (LOPES, FARIA, 2013, 176).

A mediação pedagógica deve colaborar com a construção coletiva e individual do aluno, a construção do conhecimento deve estar em sintonia com o ambiente interacionista e a realizações das tarefas conjuntas ou individuais que produzam e facilitem a aprendizagem, pois,

... aprender a atuar em educação online a partir da própria ação no ambiente virtual exige: desenvolver habilidades no domínio das ferramentas do ambiente virtual, planejar atividades a distância, realizar a mediação pedagógica. (MERCADO, 2008, p.67)

Sobre a autonomia a mediação pedagógica em EaD deve transferir de maneira independente e flexível aos seus alunos uma aprendizagem que eles consigam se auto organizar, dirigir, que sejam capazes de organizar seus tempos e espaços, é necessário que o próprio aluno perceba que deve intervir e contribuir para sua própria aprendizagem de conhecimento cognitivo, social, e profissional.

A aprendizagem tem que ter significado para quem está aprendendo e um dos pontos fundamentais para que isso aconteça é a relação teoria e pratica, onde a construção do conhecimento seja positiva, neste aspecto quando se trata do ensino EaD. Através  do material e ferramentas de uso virtual o aluno terá conhecimento e acesso ao conteúdo proposto, à maneira como é mediado este conteúdo pedagogicamente fará a diferença na aprendizagem do mesmo. A educação contemporânea deve ser mais flexível quando se trata de reconhecer e olhar para a necessidade de aprender de forma continua, as pessoas devem viver de maneira a adaptar-se com as mudanças que tem ocorrido no mundo atual. Mesmo a educação a distância tem seus meios de comunicação, e diante desses meios que a mediação pedagógica deve ser trabalhada.

2.2 TECNOLOGIAS NO ENSINO APRENDIZAGEM E SUAS MEDIAÇÕES

A EaD é mais um desafio criado pelo homem de levar a sociedade oportunidades educativas fora da sala de aula tradicional, mas com a presença de professores que não se prendem mais a quatro paredes, é importante e essencial no desenvolvimento da aprendizagem ações que gerem, promovem e implantem atos em que ao aluno aprende e interage. Para que ocorra tal aprendizagem na EaD é necessário que se utilize ferramentas de comunicação facilitando esta interação, com a ajuda das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pode-se oferecer vários tipos de recursos para que essa mediação pedagógica aconteça, contribuindo assim para a elevação da informação e formação de relacionamentos e comunicação humana. Para Munhoz (p.199) “a tecnologia da informação traz possibilidades diferenciadas, com a readaptação dos espaços e lugares físicos das instituições de ensino”.

A sociedade atual é constituída de conhecimento tornando-se necessário oferecer oportunidades educativas que seja fora da sala de aula tradicional, e que as pessoas possam ter acesso criando assim condições de aprendizagem e conhecimento, inserindo ferramentas que possam acompanhar tal desenvolvimento social. A EaD baseia na interação entre a tecnologia da informação e a comunicação de maneira a envolver alunos, professores. UnB 1999, p3, apud Oliveira (2012, p.58) “a tecnologia tem que ser compreendida como resultado da inteligência humana e, portanto, há que colocar-se a seu serviço [do sujeito aprendiz]”.       A sociedade sofreu as influencias decorridas as mudanças e atualizações, tanto na parte familiar como no mercado de trabalho que tem exigido uma qualificação melhor de seus colaboradores, diante de tal fato a educação deve se aproximar desta realidade, e a EaD junto as tecnologias estão inclusos neste novo paradigma social e profissional. As tecnologias e seus avanços também devem ser conhecidos como meio de mediação e ferramenta de acesso para que haja aprendizagem e conhecimento, promovendo assim interação entre o aprendiz e o professor, Litto, Formiga (2012, p.212) “... como ambiente virtual de aprendizagem, integrando-o com um sistema multimídia, onde o conteúdo e apresentado de maneira contextualizada e mais recursos.” As tecnologias estão presentes nesta aproximação mediadora de diferentes formas de aplicação tanto on-line como através de softwares.

 As tecnologias para  EaD tem sido necessária para o desenvolvimento educacional , pois atendem as demandas de pessoas que precisam de flexibilidade, inovações, desafios sem perder a melhoria e qualidade do sistema educacional.

2.3  O PERFIL DO PROFESSOR MEDIADOR NA EAD

Diante de tantas inovações é necessário entender que neste novo cenário educacional o professor precisa ser  diferente do professor presencial, é fundamental ser mediador neste novo meio educacional, além de agir de maneira investigativa devendo avaliar o grau de aproveitamento do aluno, e como o mesmo se comporta virtualmente dentro do conteúdo dado, levando este aluno a aprendizagem autônoma, construindo educandos críticos, conscientes e curiosos, neste cenário de evoluções tecnológicas e estruturas educacionais.

Freire propõe uma discussão sobre autonomia a partir do paradoxo da autonomia/dependência (Machado, 2008), promover a autonomia significa então libertar o ser humano de tudo que o oprime, que o impede de realizar sua vocação para ser mais, reconhecendo que a história é um tempo e possibilidades. (FARIA, LOPES, 2014, p.71)

Neste aspecto o professor se torna indispensável no processo de orientação na EaD, assumindo assim um papel de orientador e motivador, o professor sempre teve e sempre terá sua importância na educação e para a educação, pois ele sabe que tem responsabilidades que estão além dos currículos, teorias, práticas e nomes de faculdades. Mesmo diante de tantas tecnologias, o mesmo deve ter conhecimento sobre isso, o professor educador deve conhecer como funciona a aprendizagem em EaD, não apenas dominando o conteúdo a ser dado, mas estar envolvido com a metodologia deste ensino que tem mostrado outra exigência em relação ao ensino presencial, como será sua função e postura diante de uma nova abordagem de ensino e conhecimento.

As expectativas geradas pela utilização de tecnologias inovadoras se constituem, principalmente, num desafio para o professor, que necessita aprender novas maneiras de ensinar e de aprender. “O desafio passa por criar e permitir uma nova ação docente na qual professor e alunos participam de um processo conjunto para aprender de forma criativa, dinâmica, encorajadora e que tenha como essência o dialogo e a descoberta” (Behrens, 2000, p 77-78). Por isso, a capacitação, o preparo e o acompanhamento do professor representam um fator decisivo no encaminhamento das ações docentes, sempre apoiadas pela coordenação e dinamizadas por sentimentos contraditórios de curiosidade/alegria pelo inusitado e de apreensão pela possibilidade de experimentar uma nova competência no magistério.(FARIA, 2003, p.244)

O professor de EaD não deixa de se comunicar com seu aluno, não deixa de ser colega, é um mediador do conhecimento, é um incentivador, um motivador e facilitador desta nova a aprendizagem, o professor sempre vai ajudar e orientar seu aluno na construção do conhecimento, sendo o professor uma peça fundamental destas mudanças e visões pelas quais devem ser convincentes, articuladas e entendidas pelos alunos, consentindo assim, o conhecimento uma constante no ensino a distância.

Uma das características do professor é ser pesquisador, buscar e levar o aluno a ser também pesquisador e dentro da mediação pedagógica fazer com que o aluno reflita sua própria prática pedagógica, deve partilhar os sucessos e obstáculos, dúvidas e certezas que a EaD vai possibilitar a estes alunos. Diante disso promover a construção tanto coletiva como individual do conhecimento através de atividades, ambientes virtuais, a interdisciplinaridade e sua importância, abrir o diálogo e discussões em fóruns e webs, privilegiando o trabalho que envolve a aprendizagem, o conhecimento cognitivo e profissional. Faria e Lopes (2014, p.74) “Nesse processo, o comprometimento e o desejo de conhecimento farão com que o estudante mostre para si mesmo que é possível aprender sem depender da figura real (presencial) do professor.”,   nesta visão de professor mediador que determinará a forma mais sensata para que ocorra a aprendizagem, dando sentido, significado, sendo eficiente, que dure e transforme. Ser professor não é uma tarefa fácil, porém é uma profissão desafiadora, no que tange a relação direta com a realidade vivenciada, levando em consideração as pessoas e o ambiente em que está atuando. Porém, o conhecimento deve ser adaptável e construído junto do aluno e a realidade do grupo.

O professor que aceita este desafio tira o aluno de sua área de conforto, desequilibrando-o de maneira positiva e levando-o a buscar o ponto de segurança e que consiga dar significado em sua aprendizagem, e continuidade em sua vida social e profissional.

2.3  A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROPOSTA METODOLOGICA

A mediação Pedagógica em Educação a Distância deve conter um aprendizado que produza resultados e significados para seus alunos, e para que ocorra da melhor maneira possível deve atender esta necessidade de poder adquirir conhecimento.

A sociedade atual por estar envolvida no desenvolvimento tecnológico e seu avanço, tem exigido das instituições educacionais uma ação pedagógica com bons materiais didáticos, conteúdos contextualizados retratando a realidade como estratégia para o aprendizado, sendo um ensino positivo e significativo, e a utilização da tecnologia agradáveis e eficazes para seu desenvolvimento cognitivo e pessoal. Santos e Alves (2006, p.38) “...com seus recursos, seus mecanismos e instrumentos interativos, ultrapassando distancias fronteiras e lidando como novos espaços e novos tempos educacionais.”   É através do material que o aluno terá conhecimento e acesso ao conteúdo proposto, à maneira como é mediado este conteúdo pedagogicamente fará a diferença na aprendizagem do mesmo. A educação contemporânea deve ser mais flexível quando se trata de reconhecer e olhar para a necessidade de aprender de forma continua, as pessoas devem viver de maneira a adaptar-se com as mudanças que tem ocorrido no mundo atual. Mesmo a educação a distância tem seus meios de comunicação, e diante desses meios que a mediação pedagógica deve ser trabalhada. A mediação pedagógica se torna importante e essencial quando gera, promove e implanta atos em que  o aluno aprende e interage, para que ocorra tal aprendizagem na EaD é necessário que se utilize ferramentas de comunicação facilitando esta interação. Com a ajuda das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pode-se oferecer vários tipos de recursos para que essa mediação pedagógica aconteça, contribuindo assim para a elevação da informação e formação de relacionamentos e comunicação humana.

A mediação pedagógica deve colaborar com a construção coletiva e individual do aluno, a construção do conhecimento deve estar em sintonia com o ambiente interacionista e a realizações das tarefas conjuntas ou individuais que produzem e facilitem a aprendizagem, pois

Aprender a atuar em educação online a partir da própria ação no ambiente virtual exige: desenvolver habilidades no domínio das ferramentas do ambiente virtual, planejar atividades a distância, realizar a mediação pedagógica. (MERCADO, 2008, p.67)

Sobre a autonomia a mediação pedagógica em EaD deve transferir de maneira independente e flexível aos seus alunos uma aprendizagem que eles consigam se auto organizar, dirigir, que sejam capazes de organizarem tempo e espaço, é necessário que o próprio aluno perceba que deve intervir e contribuir para sua própria aprendizagem de conhecimento cognitivo, social, e profissional. A EaD está voltada para um processo de ensino aprendizagem, onde seu processo de mediação pedagógica está focado nas tecnologias e suas comunicações, onde professor e aluno estão separados geograficamente, e ao mesmo tempo podem estar em contato temporalmente em alguns momentos, podendo estar conectados tecnologicamente.

Independentemente de onde o professor vai estar, presencial ou virtual,  no ensino à distância o aluno deve estar ciente que ele é o responsável pela sua aprendizagem, tornando-se uma aprendizagem autônoma, Silva (2003, p.195) “…avaliar, visando comprometê-lo progressivamente como o próprio crescimento, assim como desenvolver a capacidade crítica e o senso de responsabilidade sobre o próprio aprendizado.”, dentro da metodologia da EaD, é necessário que o aluno seja avaliador de seu próprio aprendizado, desenvolvendo assim situações que possibilitam uma avaliação interativa, desafiadora, individual, responsável. Pois os alunos da EaD são participantes não somente de um conhecimento, mas de novas habilidades tecnológicas e sociais, a comunicação com outros alunos que estão fisicamente distantes, projetos colaborativos e de pesquisas. A avaliação deve ofertar tais situações para contemplar este tipo de aprendizagem a distância.

3 CONSIDERAÇÃO FINAL

A mediação pedagógica dentro do ensino em EaD pode oferecer condições para que o aluno aprenda a aprender, reconstruir seu individual no conhecimento, de forma que ele consiga assimilar que é constante e autônoma o processo da aprendizagem, assim, mesmo diante deste ensino a relação aluno e professor devem estar presentes de forma tecnológica e comunicativa, pois mesmo com este ensino a aprendizagem deve ser constante, organizado, interessante, dinâmico, exigindo do aluno concentração, estudo, disciplina e motivação, e o professor deve estar preparado para este desafio, preparado cognitivo, social, emocional, tecnológico e humanamente.

A mediação pedagógica deve estar envolvida com o processo de ensino aprendizagem, pois a construção do conhecimento envolve um conjunto, o saber ouvir, os caminhos que devem ser percorridos, a confiança, a tecnologia, estabelecer vínculos. Cada aluno é um, mesmo no EaD isto deve ser respeitado, valorizado dentro de sua capacidade, o importante é dentro da mediação pedagógica este conjunto de ações que construa um ambiente de ensino e aprendizagem significativa para ambos os envolvidos. Pois o professor mediador em seu trabalho deve procurar e estimular a construção do conhecimento, estimulando o seu aluno em suas dificuldades, mostrando caminhos.

Transmitir conhecimento, educar e ensinar não é uma tarefa fácil, e nem aprender. O papel do professor dentro da mediação pedagógica é muito importante no ambiente virtual de aprendizagem. O vínculo entre ambos é fundamental para que o aluno se sinta seguro, importante e necessário dentro desse espaço virtual, onde os vínculos existem mesmo neste tipo de ensino, receber o aluno de início e manter o mesmo comportamento, postura e qualidade de ensino.

As diferenças dentro do ensino a distância existem, a EaD tem esta característica regional, e exige do professor que ele crie condições para que a aprendizagem aconteça, mesmo diante de tanta diversidade cultural, social e econômica, o conteúdo deve ser pesquisado e planejado, pois a aula e a postura influência e muito no processo aprender e ensinar.

O mais importante na mediação pedagógica é entender que atrás de uma máquina de tecnologia existe um ser humano, que sente, que tem problemas, que quer achar soluções, e que o ensino a distância pode promover resultados positivos na vida das pessoas

 REFERENCIAS

 FARIA, Adriano Antônio, LOPES, luís Fernando, Praticas Pedagógicas em EaD, serie tecnologias educacionais, Curitiba: Intersaberes, 2014.

 FARIA, Elaine Turk, MEDEIROS, Marilu Fontoura de, Eduacção a distancia: Cartografias pulsantes em movimento, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, 492 p.

 LITTO, Fredric Michael, FORMIGA, Marcos, Educação a distância: O estado da arte, volume 2, 2ª edição, São Paulo: Pearson, 2012.

 LOPES, Luís Fernando, FARIA, Adriano Antônio, O que e o quem da EAD: História e fundamentos, Curitiba: Intersaberes, 2013

 MERCADO, Luis Paulo Leopoldo, Praticas de Formação de Professores a Distancia, Maceio: EDUFAL, 2008, 369 p

 MORAN, José Manuel, A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá, Campinas: Papirus, 2013

 MUNHOZ, Antonio SIemsen, O Estudo em Ambiente Virtual de Aprendizagem um guia prático, Curitiba: Intersaberes, 2013.

 OLIVEIRA, Elsa Guimarães, educação a distância na transição paradigmática, 4ª Edição, Campinas: Papirus, 2012.

SANTOS, Edméa, ALVES, Lynn, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais, Rio de Janeiro: E-paper, 2006, 328 p

 SILVA, Lauraci Dondoé, POLENS, Tamara, Educação e Contemporaneidade: mudança de paradigma na ação formadora da universidade. Canoas:ULBRA, 2002.

 SILVA, Marco, Educação Online: Teorias, Praticas, Legislação, Formação Corporativa, São Paulo: Loyola, 2003, 512 p.

 TAMAIO, Irenei, O professor na construção do conceito e natureza: uma experiência de educação ambiental, São Paulo: Annablumme, 2002.