Autora: Lucilene Souza de Brito, Sandra Maria da Costa Lemes

Este artigo tem como objetivo principal conscientizar as pessoas, em especial aquelas que trabalham com manipulação de alimento, de como manipular o alimento de maneira adequada.

Hoje em dia é muito comum nos ouvirmos falar de pessoas que passaram mal após sair para comer algo fora de casa, isso acontece por vários fatores e um deles é a manipulação inadequada do alimento. O tomate por exemplo se não for bem higienizado antes do seu consumo pode causar danos a nossa saúde do setor digestivo, isso se deve a grande quantidade de agrotóxicos que é utilizado do seu plantio até a colheita, e é assim também com vários outros alimentos, e isso pode até piorar um pouco quando falamos dos industrializados, como e milho em concerta por exemplo, os industrializados fazem mal duas vezes a nossa saúde, pois além dos agrotóxicos agregam os conservantes e sua composição. Na realidade precisaríamos mesmo é comer menos fora e sim dentro de casa para que se tenha uma boa alimentação e um bom convívio familiar pois muitas das nossas conquistas são construídas envolta de uma mesa. Hoje em dia com a correria do dia perdemos a essência de se sentar à mesa para se ter uma boa refeição com a família, na realidade temos mais tempo no trabalho que em casa e isso faz com que se alimentamos mais de maneira errada, e ai somos mais vítimas de problemas   intestinais por estar sempre se alimentos fora, por isso esse artigo vem de encontro não só a você consumidor mas também a você prestador de serviço alimentício, para que se conscientize  a cada dia mais melhorar na sua higiene para se manipular bem seus alimento evitando assim o risco de contaminação nos alimentos, fazendo assim pratos muito mais gostosos e o que é mais importante  mais saudáveis para si e com certeza para seu cliente, falando assim na teoria parece fácil, porem sei que  não é. A pratica é difícil, porem tenho certeza que com muito esforço, carinho e dedicação pelo que fazemos possamos sim conseguir. Manipulação de alimento é uma arte linda nas mãos daqueles que a pratica com sabedoria e consciência.

Uma dica muito valiosa é fazer a higienização adequada, lavando bem e se possível deixando de molho as hortaliças e verduras, procurando comprar sempre da agricultura familiar, para tentar se livrar dos agrotóxicos e por fim ter uma boa higienização com sigo mesmo, pois um comercio que além de atender bem seu clientes serve uma alimentação de qualidade e de maneira adequada com certeza fechar as portas por falta de clientes, pois clientes bem atendidos e bem alimentados sempre volta, e o que é melhor traz consigo parentes e amigos e como todos sabem a propaganda é a alma do negócio e melhor ainda quando feita de forma consciente e de qualidade. Vamos todos se conscientizar da importância de uma manipulação adequada dos alimentos, no setor alimentício vale a dica que é melhor prevenir que remediar.