Em procedimentos clínicos, todo cuidado com a higiene é fundamental. Dentro de consultórios ou em clínicas, é fundamental que as equipes de saúde estejam devidamente trajadas com roupas próprias para as funções que irão desempenhar. Essa recomendação vale tanto para médicos, como também para enfermeiros.

Dentro desse cenário, um dos itens mais importantes é a luva de procedimento. O par pode ser desenvolvido a partir do látex ou de um material sintético, caso o usuário apresente alergia ao material original.

As luvas de procedimento são descartáveis e geralmente são comercializadas em caixas com um grande número de unidades, ultrapassando 100 exemplares. Contudo, é fundamental que ela seja descartada após uso e substituída por uma nova para outro procedimento clínico.

Seguindo essa regra de segurança, a saúde do paciente não terá o risco de ser contaminado por resíduos orgânicos de outro paciente.

Gestores precisam ficar atentos à utilização das luvas de procedimento por suas equipes. Além do eventual descarte e substituição, também é fundamental garantir que o usuário esteja com um tamanho compatível com o de sua mão. Isso é necessário para que os instrumentos possam ser manuseados com confiabilidade.

Para auxiliar em suas rotinas, os gestores das equipes médicas podem criar e utilizar listas de checagens periódicas, não controlando somente o uso das luvas, mas também a data de chegada dos pares e as informações da fornecedora.