A importância da literatura na educação infantil. 

O hábito de contar histórias faz parte da nossa cultura. Ela é uma ferramenta que os educadores devem utilizar ao longo da Educação Infantil a fim de despertar pequenos leitores e enriquecer cada vez mais o mundo de imaginação que existe em cada ser em formação. Este recurso deve ser utilizado com frequência, já que estamos em uma era que muitas vezes alguns costumes estão sendo substituídos pelas mídias tecnológicas que permeiam o nosso dia a dia.

Os livros com conteúdos infantis trazem em sua essência muito mais do que uma história, mas reportam a um contexto didático criativo onde, na simples contaçãode uma história infantil para uma criança ou grupo, a imaginação ganha vida na mente dos pequenos.

Acreditamos que, a criança muitas vezes se inspira nas vivências dos personagens para desenvolver as suas, pois a cada nova história, novas experiências são vivenciadas pela criança, cabe ao educador saber mediar essa nova construção do conhecimento de forma significativa, de acordo com a realidade que cada criança se encontra.

O educador que consegue transpor a ficção de um livro para a realidade da criança, através do lúdico estará contribuindo muito com a formação da personalidade da criança. Quando o educador consegue envolver a criança fazendo com que a mesma imagine, crie e recrie através de uma história, este estará contribuindo muito com o enriquecimento e desenvolvimento deste ser.

Infelizmente o que se tem notado é que muitos pais acham mais fácil dar um tablet ou um celular, com luzes chamativas, cores vibrantes do que ter que contar uma história para seu filho após um dia de trabalho.

Desta forma mais uma vez o educador é que tenta preencher esta lacuna, pois cada vez mais percebemos que, a contação de histórias favorece o desenvolvimento intelectual da criança, enriquecendo seu vocabulário, o que fará com que a mesma tenha facilidades em escrever e contar com suas próprias palavras outras histórias, estimulando assim a sua comunicação.

Artigo escrito pelas professoras Lidiane Leonardelli e Karina RechHerves da Escola de Educação Infantil amor Perfeito.