Adriana Cláudia de Melo Nogueira e Schilze dos Santos

Escola Estadual Bento Alexandre dos Santos.

Pedagogas: [email protected] e [email protected]

Este artigo aborda a importância da literatura infantil, tendo  como objetivo a interação devido ao encantamento e a magia da infância quando ouvimos alguém contar uma boa história.

A literatura infantil é um processo constante que está presente em nossas vidas muito antes da leitura e da escrita, através do ambiente familiar por meio de músicas de roda, cantigas de ninar e causos contados pelos mais velhos em seguida passa pelo processo de aperfeiçoamento na escola com a literatura infantil onde as crianças passam a assimilar o lúdico, a imaginação com o concreto estimulando  seu pensamento crítico e social durante sua vida na sociedade democrática. da leitura. Nos primeiros anos de vida, é fundamental experimentar, desenvolver competências artísticas, e a agilidade motora.Sendo a pré- escola primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança.A brincadeira é uma metodologia importante, pois é um meio para tornar as aprendizagens naturais, descontraídas, fáceis, e eficazes, e ainda criar vínculos afetivos com a criança, para o seu desenvolvimento físico, psicológico, intelectuale social, complementando a ação da família e da comunidade.

A partir do momento em que a criança tem acesso ao mundo da leitura, ela passa a buscar novos textos e histórias diferentes, faz novas descobertas e consequentemente amplia a compreensão de si e do mundo que a cerca. Com isso os professores devem estimular de maneira dinâmica a leitura desenvolvendo atividades desde o primeiro dia de aula pois é nos anos iniciais que as crianças começam a entrar em contato com os livros , elas aprendem a manuseá-los, a reconhecer suas formas, a perceber a diagramação e iniciam suas experiências com os modos de composição textual. Mesmo com crianças que ainda não conhecem nenhuma letra, pois, por meio da visão e da audição, elas realizam a leitura de ilustrações e acompanham a leitura do texto feita pelo professor. A contação diária de histórias é bastante significativa, porque proporciona um momento mágico de valor educativo sem igual na correlação destes três eixos: leitura, escrita e oralidade.

Estabelecendo aos alunos condições de conhecer a estrutura de textos narrativos, fazendo correspondência entre a oralidade e a escrita, ampliando o vocabulário, a leitura e a interpretação, desenvolvendo assim um raciocínio lógico.Possibilitando aos mesmos o despertar pelo gosto da leitura, que seja qual for a história sejam notáveis pela sua forma de conhecimento da realidade, que se serve da ficção e tem como meio de expressão a linguagem artisticamente elaborada e sua coordenação motora.

. Há muito para descobrir desde a nascença até à matrícula no 1.º ciclo. “Dar os primeiros passos no desafio de descobrir quem é, no aprender a ser pessoa, a distinguir-se dos outros, a criar uma individualidade, a sentir-se gostada e a saber gostar”. É ao ingresso na educação infantil que a criança começa contactar com outros meninos e meninas, promover a socialização, saber estar, partilhar, ouvir e conversar.


O presente estudo propôs  criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando a interdisciplinaridade, além de explorar brincadeiras construtivas.

Segundo os PCNs, 1997, p.58: “para tornar os alunos bons leitores – para desenvolver, muito mais do que a capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura – a escola terá de mobilizá-los internamente, pois aprender a ler (e também ler para aprender), requer esforço”.Esses primeiros contatos despertam na criança o desejo de concretizar o ato de ler o texto escrito, facilitando o processo de alfabetização. A possibilidade de que essa experiência sensorial ocorra será maior quanto mais frequente for o contato da criança com o livro. Às crianças brasileiras, o acesso ao livro é dificultado por uma conjunção de fatores sociais, econômicos e políticos. São raras as bibliotecas escolares. As existentes não dispõem de um acervo adequado, e/ou de profissionais aptos a orientar o público infantil no sentido de um contato agradável e propício com os livros.


  O trabalho pedagógico é de transformações constantes usados como intervenções pedagógicas seguidas de  orientações didáticas e objetivos a serem alcançados, onde o mesmo é o facilitador  capaz de interagir, promover questionamentos, sugerir desafios aos educandos através de estímulos e situações-problema ou atividades elaboradas por meio dos conhecimentos prévios do aluno determinado, com a objetividade que se busca alcançar. As intervenções pedagógicas permitirão, ainda ao mediador, o exercício constante da práxis pedagógica, de reflexões, busca da autonomia progressiva e a criação de possibilidades para sua produção ou sua construção.

Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.

É através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outras regras, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo história, filosofia, direito, política, sociologia, antropologia, etc. sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula (ABRAMOVICH, 1997, p.17) .

Neste sentido, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura crítica-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.
     A criança desenvolve com mais habilidade a linguagem escrita  após a linguagem oral onde a mesma passou por um processo contínuo desde a educação infantil, onde  a criança foi estimulada a vivenciar um ambiente intelectualmente estimulante, onde observa e explora o espaço com atitude de curiosidade, percebendo-se como sujeito ativo, capaz e transformador. As crianças  apreciam uma boa  história com entusiasmos , emoções, exercitando a fantasia , a imaginação; e assim familiarizando com os diferentes gêneros textuais.
  As contribuições do projeto literatura infantil sugerem para o professor significativas propostas de trabalho em sala de aula, permitindo que o docente envolva seus educandos em situações de contínuas construções ao longo do desenvolvimento do projeto, que poderá ser de aprendizagem, empreendimento ou até mesmo de temas cíclicos. As intervenções pedagógicas permitirão ainda ao mediador, o exercício constante da práxis pedagógica, de reflexões, busca da autonomia progressiva e a criação de possibilidades para sua produção ou sua construção.

Pode-se afirmar que literatura é a arte de trabalhar com as palavras carregadas de significados e emoções, principalmente a literatura infantil que são  dirigidas às crianças, respondendo às exigências próprias da infância. No entanto, é necessário sistematizar o nosso conhecimento, lembrando as narrativas de nossa infância, das brincadeiras: revivendo momentos de magia e encantamento.

Atualmente o mundo vive na era digital cheio de tecnologias, onde todas as informações ou notícias, músicas, jogos, filmes, podem ser trocados por: e-mails, cd’s ,dvd’s, facebook e whatsApp, o livro parece ter sido esquecido. Há muitos que pensem que o livro é coisa do passado, que na era da internet, ele não tem muito sentido. Mas, quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, quem sabe o poder que tem uma história bem contada, os benefícios que uma simples leitura pode proporcionar, com certeza haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento.

Referências

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil / juvenil. 3. ed. São Paulo: Quíron, 1985.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS. Caderno de conteúdos e atividades 5° período pedagogia (apostila). Curitiba: EADCON, 2008. p. 283 – 381.

CARPANEDA, Isabella, Porta Aberta. Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2005.

UNITINS, Fundação universidade do Tocantins.

Alfabetização: Fundamentos, processos e métodos.

Palmas – Tocantins – 2006.