A Importância da Literatura Infantil para o Desenvolvimento da Criança

Lucinaira Maria Cristo

 Jane F. Senra e Silva

 

“Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma, compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cative-me.”(O PEQUENO PRÍNCIPE Antoine de Sainte-Exupéry.)

Nas ultimas décadas os avanços tecnológicos deram ênfase aos jogos eletrônicos, individualizando adultos e crianças, os gêneros literários foram substituídos pelos games ás reuniões de família foram trocadas pela televisão a simplicidade da vida foi substituída pelo consumismo desenfreado. O herói que outrora era representado pela figura do pai hoje substituído pelo “homem Aranha” e Cia. O mundo virtual afastou as crianças, jovens e adolescentes do mundo real criando uma barreira ainda maior entre realidade e o imaginário.

A escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo. Assim, Bakhtin (1992) expressa sobre a literatura infantil abordando que por ser um instrumento motivador e desafiador, ele é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.

Diante desta análise se faz necessário proporcionar á criança momentos de faz de conta, repertório de histórias e de vários gêneros literários: contos, lendas, parlendas, músicas diversificadas, poemas, trava-línguas, jogos literáriosetc., povoando e cultivando assim o hábito da leitura procurando estimular esta prática saudável, de forma prazerosadespertando assim para o prazer a leitura e da escrita, liberando também de forma espontânea sua personalidade com elementos de caráter afetivo, cognitivos e socioculturais.

Garantir a riqueza da vivência narrativa desde os primeiros anos de vida da criança contribui para o desenvolvimento do seu pensamento lógico e também de sua imaginação, que segundo Vigotsky (1992, p.128) caminham juntos: “a imaginação é um momento totalmente necessário, inseparável do pensamento realista.”. Neste sentido, o autor enfoca que na imaginação a direção da consciência tende a se afastar da realidade. Esse distanciamento da realidade através de uma história, por exemplo, é essencial para uma penetração mais profunda na própria realidade: “afastamento do aspecto externo aparente da realidade dada imediatamente na percepção primária possibilita processos cada vez mais complexos, com a ajuda dos quais a cognição da realidade se complica e se enriquece. (VIGOTSKY, 1992, p.129)”.

Os diversos gêneros literários merecem ser abordados como atividadeseducativas, pois enfatizam ricas fontes de informações possibilitando a criança o contato com as diversas áreas do conhecimento. É com este intuito que a escola C.E. I Eusebio Justino de Camargo têm como maior objetivo proporcionar a essas criançasque conheçam e apreciem todos os gêneros e obras literárias possibilitando assim, sua valorização enquanto sujeito de um contexto social.