A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA Sara Izabel do Amparo* - [email protected] Introdução:
O presente trabalho pretende discutir e analisar de forma direta sobre a importância da linguagem cartográfica no ensino de Geografia, tendo como objetivo geral trabalhar o ramo temático da ciência dos mapas e a sua importância nas aulas de Geografia para a compreensão e analise do espaço geográfico.
Revisão Bibliográfica:
A Cartografia, definida por Joly (2008, p. 07) como a "a arte de conceber, de levantar, de redigir e de divulgar mapas", por estar diretamente ligada a Geografia permite representar o espaço geográfico no papel através da linguagem cartográfica, que segundo Joly (2008 p.
19), "consiste num arranjo convencional das manchas significativas".
No ensino de Geografia, essa linguagem cartográfica possibilita ao aluno desenvolver a capacidade de percepção através da simbologia, partindo inicialmente do seu espaço de vivência para a posterior compreensão do espaço geográfico como um todo. Sendo assim, a utilização de tal ferramenta cartográfica faz com que esse processo se torne indispensável para atingir os níveis necessários à construção do saber geográfico e consequentemente aprimorar e enriquecer o ensino da Geografia.
Entretanto, o desenvolvimento da linguagem cartográfica no processo de ensino/aprendizagem de Geografia é importante desde o início da escolaridade, porque além de contribuir para que os alunos compreendam e utilizem os mapas ela também é necessária como os mesmos possam desenvolver habilidades relativas tanto à leitura do espaço geográfico quanto a sua representação espacial.
Material e Métodos:
O método empregado consiste na análise descritiva e levantamento bibliográfico com o intuito de discutir a importância da linguagem cartográfica no processo ensino/aprendizagem de Geografia.
*Graduanda do terceiro ano do curso de Licenciatura em Geografia, UEG/UnUCSEH - Anápolis (GO).Conclusões:
A cartografia em si tornou-se importante na educação contemporânea, tanto para o aluno entender as necessidades do seu cotidiano quanto para estudar o ambiente em que se vive. Sendo assim, conscientizar a importância da linguagem cartográfica nas aulas de Geografia e consequentemente aprimorar a implantação da cartografia no contexto escolar e espacial é algo que merece grande relevância do ponto de vista geográfico, uma vez que o desenvolvimento da noção de espaço e sua representação dizem respeito a melhorias de vida para a sociedade.
Referências:
ALVES, R. Estórias de quem gosta de ensinar. 11ª ed. Campinas (SP): Papirus, 2005.
AMARAL, D. V. A Cartografia a serviço do imaginário no tempo e no espaço. IN: Espaço e Geografia. Brasília (DF): Instituto de Ciências Humanas, UnB, 1999.
CASTROGIOVANNI, A. C. [et.al.] (Org.) Geografia em Sala de Aula: praticas e reflexões.
Porto Alegre (RS): EdUFRGS/AGB, 1999.
COIMBRA, P. J. ; TIBURCIO, J. A. M. Geografia: uma analise do espaço geográfico. 2ª ed. São Paulo (SP): Harbra, 2002.
DUARTE, P. A. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis (SC): UFSC, 2002.
JOLY, F. A Cartografia. 11ª ed. Campinas (SP): Papirus, 2008.
MARTINELLI, M. Mapas da Geografia e cartografia temática. 3ª ed. São Paulo (SP): Contexto, 2006.
MORAES, L. B. A cidade em mapas: Goiânia e sua representação no ensino de Geografia. Goiânia: Ed. Vieira, 2008.
PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização Cartográfica e o Livro Didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Lê, 1994.
SELVACH, S. (et.al.). Geografia e didática. Petrópolis (RJ): Vozes, 2010. (Coleção Como Bem Ensinar/ Coordenação Celso Antunes).