A IMPORTÂNCIA DA  LÍNGUA INGLESA NAS SERIES INICIAIL        

                     INTRODUÇÃO

Esse tema vem abordar questões de aprendizagem e focos sobre a importância da Língua Inglesa (LI) na concepção afetiva da criança. Com base nos apontamentos do pesquisador SCHÜTZ (2003), por razões de ordem biológicas e psicológicas, quanto mais cedo à criança venha a ter o contato com a LEM melhor torna-se o ritmo de assimilação da língua alvo. Também de acordo com as teorias do pesquisador BROWN (2001), a linguagem desenvolve-se com mais eficácia durante a infância.

Essa visão nos leva a ver, mais uma vez, o uso da LEM  nas séries iniciais, de forma a desenvolver as potencialidades individuais e ao mesmo tempo o trabalho coletivo. Isso implica o estímulo à autonomia do sujeito, desenvolvendo o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades. Assim, o aluno pode perceber que através do seu trabalho e do seu esforço pode transformar e intervir no meio onde vive, e que a escola é um dos caminhos para que isso aconteça.

Portanto, é fundamental que se considere os interesses e as motivações dos alunos e que se garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participantes, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem, utilizando sua própria língua materna ou outra língua estrangeira, em especial a LEM, e sendo capazes de se comunicar e atuar como cidadãos, formando assim sua própria história.

Diante das transformações e dos avanços significativos ocorridos nas últimas décadas, inclusive na estrutura e funcionamento da Educação, apresentar a possibilidade de propor o ensino precoce da Língua Estrangeira (LEM), em particular o inglês, como uma ferramenta. Ferramenta essa, que deve ser aproveitada no intuito de tornar a criação cultural concreta e significativa, auxiliando as relações sociais e culturais da criança das séries iniciais, possibilitando, através do aspecto cultural que a Língua Inglesa (LEM) possui um desenvolvimento intelectual mais sólido para o educando.

As crianças assimilam uma Língua Estrangeira, em particular o Inglês, com maior naturalidade quando começam mais cedo, pois dessa forma poderão dedicar mais tempo ao aprendizado da língua alvo, acumulando um conhecimento maior e mais sólido. Sobre a aprendizagem, OLIVEIRA (1992, p. 33) salienta que “a aprendizagem desperta processos internos de desenvolvimento que somente podem ocorrer quando o indivíduo interage com outras pessoas”.

Algumas das razões para o ensino da LEM para criança derivam-se da sua curiosidade, sendo este um grande fator de motivação, que é essencial ao aprendizado, ressaltando também nas séries iniciais dando continuidade desse processo de ensino-aprendizagem iniciado na alfabetização, pois as crianças do tem acesso ao estudo desta língua e ao ingressarem na “Escola Estadual de Ensino Fundamental ” acaba rompendo esse processo, e para que esse bloqueio não ocorra, luta-se incessantemente na continuidade do mesmo. Por esta razão, as aulas de LEM para crianças que frequentam as séries iniciais deverão ser bastante lúdicas, prazerosas e destinadas com objetividade maior na pronúncia focada no vocabulário que deverá ser aprendido pela criança, sempre que possível, através do uso de objetos referidos e autênticos, através de jogos, músicas e vídeos, com o auxílio de CDs e DVDs para que a criança tenha a oportunidade de ouvir um falante nativo.

Analisando o uso do Inglês como uma ferramenta para a formação da criança como cidadão, a LEM pode promover a autoestima, para que a criança nas séries iniciais valorize o que produz individualmente ou no grupo, favorecendo a convivência, considerando a igualdade e a identidade para que aprenda a conhecer, a fazer a ser e a conviver dentro de seu idioma ou em qualquer outro.

Por fim, aprender uma LEM nas séries iniciais não é mais uma questão de necessidade, mas sim um direito que não pode ser negado a nenhuma criança, pois quando se ensina uma LEM, neste caso o Inglês, nas séries iniciais, valorizam-se acima de tudo as competências e habilidades que a criança desenvolve ao longo de sua vida escolar. Propiciar aos alunos das series iniciais a oportunidade de conhecer e estudar uma Língua estrangeira, em especial a Língua Inglesa. Dando oportunidades às crianças a possibilidade de estar em contato com a Língua Inglesa, familiarizando-se com palavras/vocabulários relacionadas à sua realidade; Estimular a produção oral através de jogos e músicas, dando a atenção especial à pronúncia; Contribuindo para o desenvolvimento global das potencialidades das crianças através agilidade mental, a observação e a ação.

. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BROWN, H. D. Teaching by principles: and interactive approach to language pedagogy. 2nd ed. San Francisco: State University, 2001.

OLIVEIRA, V. Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

SCHÜTZ, R. O que é talento para Línguas? English Made in Brazil. Disponível on-line in < http://www.sk.com.br/sk-talen.html>. Acesso em 06 de dez. 2003.

PREFESSORAS: GENI SERRANO

                            

FORAMADAS EM LETRAS PELA UNEMAT – TANGARÁ AS SERRA – MT-LECIONA NA ESCOLA PATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA – PROGRESSO- MT.