A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Ler é uma das competências mais importantes a ser trabalhada em nossas vidas. Grande parte das interações social gera em torno da língua escrita. A leitura é uma condição para o exercício pleno da nossa cidadania, nos assegurando a inclusão social instrumento que combate à ignorância e a alienação imposta, traz a dignidade e a nossa auto realização.

A linguagem, sendo um produto de interação entre os homens, seja ela escrita ou oralizada, faz com que indivíduos, ampliem sua visão de mundo dando possibilidades de exercer a cidadania de maneira consciente e crítica.Sem habilidade da leitura, o indivíduo permanece marginalizado. É a leitura que proporciona oportunidades de alargamento dos horizontes pessoais, culturais e profissionais; combatendo a ignorância.

“ [...] instrumento civilizatório de reflexão e compreensão da realidade, de inserção do homem na história e no seu tempo através da análise crítica dos registros ou documentos veiculados pela escrita.”  (SILVA, 1995, p.  1).

É através da leitura que aprimoramos e temos oportunidades para realizarmos atividades na nossa vida profissional, social e acadêmica.

Numa sociedade como a nossa, ler torna-se fundamental não só como passaporte garantido ao seu usuário na produção cultural – científica mais sofisticada, mas também como instrumento para aquele que precisa [...]  a leitura é o meio privilegiado de partilha, da reflexão, da faculdade de estudo de luta e opção (FERREIRA, 1995, p. 48).

O conhecimento prévio é uma condição fundamental de leitura. É uma relação entre o que já sabemos e o “novo”. Buscamos várias decisões de acordo com o objetivo de nossa leitura. Os tipos de leitura influenciam nas nossas decisões e comportamentos que utilizaremos no nosso dia-dia, textos para buscar informações, satisfazer nossas curiosidades, divertir, aprender relacionar com as pessoas e fazer amigos.

A leitura assume verdadeiras funções na nossa vida social moderna que são: leitura para o prazer, leitura para fins de estudo, leitura para informação.

Quando buscamos informações, a leitura começa bem antes de termos o texto diante dos nossos olhos. Buscamos aquilo que não sabemos. Segundo Leite (2003) a leitura é busca de informações, quando vamos ao texto para buscar respostas e perguntas que temos, para saber alguma coisa que não sabemos.

A leitura nos traz informação instrução e esclarece nossas dúvidas adquirindo em nós, leitor-aprendiz conhecimentos. Não importa o que lemos, o que importa é o valor positivo da leitura, no qual somos aprendizes interessados na aquisição do conhecimento e no enriquecimento cultural.

De todos os comportamentos leitores, o de ler para estudar é certamente o mais cobrado pelos professores. Aprender a ler textos informativos, artigos científicos e livros didáticos é uma habilidade fundamental para toda a nossa vida dentro e fora da escola.

O material de estudo é pouco atraente, com poucas ilustrações, muitas letras e idéias que precisam fazer sentido para nós leitores. O trabalho de leitura é mais lento, temos que reler trechos difíceis, localizar informações sobre o assunto determinado para alcançarmos os objetivos da leitura. Ao registrar, escrever e esquematizar estamos reelaborando o que lemos, isto é estudar. Esta leitura determinará nós na sociedade. “Esse leitor – aluno se coloca sabendo da dificuldade do trabalho que é ler, mas também da necessidade de fazê-lo, pois o discurso social o faz crer que o domínio da cultura escolariza determinará o indivíduo na sociedade.” (LEITE, 2003, p. 52).

Ler é uma das coisas mais importantes que a escola tem a nos ensinar, mas ler por prazer talvez seja a melhor. É uma concepção menos didática, mais lúdica, sem deveres e obrigações, deixa a ditadura pelo prazer.

[...] a formação do leitor pelo prazer, fundamentada na psicologia motivacional, acredita-se que através de estímulos agradáveis nos sujeitos em determinadas situações e condições (também agradáveis, ainda que artificiais), conseguem-se comportamentos desejáveis com a leitura (LEITE, 2003, p. 48).

Quando a leitura é um trabalho consciente, escolhemos aquilo que desejamos ler, assim esta leitura escolhida por nós têm muitas chances de se tornar uma leitura prazerosa.

Quando estamos em pleno exercício do ato de ler, determinamos nossas condições de leitura, que seja: social, intelectual, ideológica, lingüística, literária.

Social, pois o indivíduo ocupa uma posição na hierarquia da sociedade. Intelectual, porque ele detém uma visão de mundo compatível , [...]  atinge após completar o ciclo de sua educação formal . Ideológica, correspondente aos valores circundantes do meio [...]. Lingüística, pois emprega um certo padrão expressivo, [...] , o que decorre tanto de sua educação, como do espaço social. Literária, proveniente das leituras que fez, de suas preferências e da oferta artística que a tradição, a atualidade e os meios de comunicação, incluindo-se aí a própria escola, lhe concedem  (OLIVEIRA, 2005, p. 121).

Não podemos negar a nós mesmos o direito de estar à volta de um universo imenso de leitura, mas em qualquer dos tipos de leitura relacionados acima, nós leitores, saímos enriquecidos de conhecimentos, e assim podemos ter uma maior compreensão do mundo ou da história construída pela humanidade.

Referencial Teórico  

         
   

   

   

   

 

BRASIL. MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais- Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental- Brasília. MEC-SEF, 1998.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. In: Leitura: teoria e prática. Campinas, SP.

LEITE, Sérgio Antônio da Silva (org.) et al. Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. 2.ed. Campinas. SP: Komedi, 2003.

OLIVEIRA, Ana Arlinda de. Leitura, literatura infantil e doutrinação da criança. Cuiabá: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso: Entrelinhas, 2005.

SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura e realidade brasileira. 3.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.