A Importância da Leitura no desenvolvimento da criança e do Adolescente.

The Importance of Reading in the development of the child and adolescent.

CINTIA MARA VALENTE ¹

EDUARDO BERNARDO ¹

JEAN CARLOS DA SILVA ¹

JOSIANE DUARTE DE OLIVEIRA ¹

NAYARA CRISTINA DA SILVA MIRANDA ¹

PATRICIA DE PAULA LICO ¹

SUELLEN SILVA PEREIRA ¹

Orientadora: Profª Dr.Ana Paula Barbosa. ²

Resumo

            Neste artigo apresentamos os resultados da pesquisa realizada na instituição da Chácara Sorriso, localizada na cidade de Patrocínio Paulista, onde destacamos a importância da leitura no desenvolvimento da criança e do adolescente. Verificamos que a leitura tem por finalidade trabalhar o desenvolvimento perceptivo, o desenvolvimento da capacidade criadora e a interação social da criança e do adolescente. O método utilizado na pesquisa foi o dedutivo, que parte do geral para o particular, chegando assim a uma conclusão. Notamos que a Leitura tem um papel indispensável no desenvolvimento da criança e do adolescente, onde através dela é possível desenvolver habilidades cognitivas, interação social e a capacidade criadora.

Palavras chave: Leitura, Desenvolvimento, Criança e Adolescente.

¹ Alunos do curso de Psicologia da Universidade de Franca, cursando do 4ª semestre da disciplina Laboratório de Pesquisa II

² Professora Orientadora do Projeto, Docente do Curso de Psicologia da Universidade de Franca, Especialista em Didática, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Serviço Social pela UNESP de Franca.

 

Abstract:

            This article presents the results of research conducted at the institution's Smile Ranch, where we emphasize the importance of reading in the development of children and adolescents. We find that the reading is intended to work the perceptual development, capacity development, creative and social interaction of children and adolescents. The method used in the research was deductive, that from the general to the particular, thus reaching a conclusion. We note that Reading has an indispensable role in the development of children and adolescents, through which it is possible to develop cognitive skills, social interaction and creative capacity.

Keywords: Reading, Development, Children and Adolescents.

Introdução

A leitura tem por objetivo trabalhar o desenvolvimento perceptivo, o desenvolvimento da capacidade criadora e a interação social da criança no meio em que vive.

             Segundo Sandroni (1983, p. 15) “Os livros aumentam muito o prazer de imaginar as coisas. A partir de histórias simples, a criança começa a reconhecer e interpretar sua experiência de vida real”.

Para Papalia (2010) Os pais ou cuidadores tem o hábito de ler para seus filhos quando ainda bebê ou criança pequena, está trabalhando o desenvolvimento da intimidade emocional, o que busca promover a comunicação entre eles pais e filhos. 

               Os estudos e a leitura são importantes e influencia na emoção, na aprendizagem, na motivação e no desenvolvimento da personalidade, e também no comportamento social na vida da criança e do adolescente.

               Abordamos que a leitura influencia no dialogo, na interação uns com os outros, pois se desenvolve muito a linguagem. Quando se lê adquirimos aprendizados, e através deles acabamos por compartilhar com os outros, por esse motivo a leitura facilita o dialogo.

               

Desenvolvimento

               Quando a criança e o adolescente entram no mundo da leitura, eles estão incluídos no mundo adulto, pois a leitura é igual para todos. Porque a leitura nos leva a desenvolver a imaginação, e também viajar pelo mundo.

Crianças que se preocupam e tratam de desenvolver sua leitura diária terão mais chances de se destacarem na escola e nos grupos a que pertencem. Seguramente temos visto essas crianças participarem de muitas experiências de escrita, isto pode nos ajudar a perceber que as crianças aprendem a escrever da mesma maneira que aprendem a falar, e acabam tornando-se crianças super dotadas.         

Segundo Zilberman (1988, p.16): É a criança principalmente que, dentro e fora da escola, passa a ser objeto de maiores cuidados, em virtude, de um lado, do papel potencial que desempenha no mercado consumidor; de outro, porque sua sadia formação intelectual e afetiva é uma das preocupações centrais da sociedade de maneira geral, da família e da escola em particular.

               A leitura e a escrita estão interligadas uma com a outra, pois sem a leitura, não conseguimos desenvolver a escrita. E as duas juntas, desenvolvem habilidades de aprendizado.

                 À medida que vamos adquirindo conhecimentos, acabamos por desenvolver uma melhor forma de se pensar, em nosso meio social, familiar e cultural.

                  A educação deve se desenvolver em várias formas na população, buscando em si várias idéias e o novo, fazendo com que eles possam ter um estímulo maior, por exemplo: bibliotecas perto de suas casas, trocas de livros entre amigos, e assim faz com que eles tenham uma interação e uma vida na leitura mais ativa.

                   Quanto mais a criança desenvolve a leitura, mais será desenvolvido o seu modo de falar, sua interação social, seu modo de agir, de pensar, quanto mais se lê, mais fluente se tornarão. Fazendo assim com que se obtenha uma comunicação mais ativa.

                 A leitura em grupo é vista como uma melhor forma de se aprender, pois em grupo, podemos questionar e se expressar pra fora, toda a curiosidade que esta guardada para si. Por isso que é importante a escola, pois é através dela que surgem os primeiros grupos, para o seu desenvolvimento.

                   Quando a criança aprende a falar, mesmo sem saber ler, ela já conhece varias palavras fonológicas, com isso ela acaba adquirindo um conhecimento prévio, que ao longo do tempo vai se desenvolvendo de forma crescente, com isso acontece uma transformação em aprender, onde primeiro se desenvolve a fala, a leitura e a escrita, como uma cadeia de seqüência.

Morais (1996, p.12,13) diz que:

“Os prazeres da leitura são múltiplos. Lemos para saber, para compreender, para refletir. Lemos também pela beleza da linguagem, para nossa emoção, para nossa perturbação. Lemos para compartilhar. Lemos para sonhar e para aprender a sonhar (“ Há varias maneiras de sonhar... A melhor maneira de começar a sonhar é por meio dos livros. Aprender a dedicar-se totalmente á leitura, a viver inteiramente com os personagens de um romance eis o primeiro passo, Fernando Pessoa, alias Bernardo Soares, O manual do sonhador. os graus do sonho). Lemos até para esquecer (“E ler é esquecer”, Fernando Pessoa, Obra poética)”.

                  A Leitura é indispensável para a vida social, pois ela esta relacionada em nosso meio, através dela podemos ver as coisas mais simples da vida, como pegar um ônibus, fazer uma ligação, como ler bula de remédio, como ler o manual de eletrodoméstico, enfim, a leitura é a base para o desenvolvimento de um ser humano.

De acordo com os questionários aplicados, vamos apresentar de forma sucinta os resultados obtidos.

- Você gosta de ler?

 

            Podemos observar através dos dados levantados, que as crianças se interessam pela leitura, porém apresentam dificuldades, que podem ser melhor desenvolvida através do incentivo e a pratica a leitura.

- O que você mais gosta de fazer nas suas horas de folga:

             Com esse grafico pdemos perceber que a leitura está equiparada a outras atividades que eles gostam de fazer, mas o brincar se destacou, devido a idade e o convivio com a grande quantidade de criança e isso acaba por ajuda-los em uma melhor forma de interação.

Conclusão

                Essa pesquisa teve por objetivo analisar os conceitos e princípios da importância da leitura. O trabalho desenvolvido na Chacará Sorriso foi muito gratificante para nós, pois nos despertou um imenso prazer em poder conhecer a instituição e  junto com eles desenvolver a importancia desse tema, que contribui para o nosso conhecimento e o deles também.

O Ambiente é muito agradavel, e nos proporcionou uma recepitividade imensa em todas as nossas visitas.

              Conseguimos obter bons resultados e uma otima experiencia, que como seres humanos vamos poder carregar para toda a nossa vida.

    

Referência Bibliográfica

 

ANDRADE, M. M. Introdução á Metodologia do Trabalho Científico. Ed.Atlas 5ª Edição.

COZBY, C. P. Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento. Ed.Atlas, 2003

FACHIM, O. Fundamentos de Metodologia. Ed.Saraiva 4ª Edição.

LISBOA, Alaíde. Da Alfabetização ao gosto pela leitura. Belo Horizonte, 1994

MORAIS, José. A arte de ler. Tradução Álvaro Lorencini. 1ª ed. São Paulo: Ed.Universidade Estadual Paulista, 1996.

PALACIO, Emilia. Processos de leitura nova perspectivas. Porto Alegre, 1987

PAPALIA, D. Desenvolvimento Humano. Tradução de Dulce Catunda. 10ª ed. São Paulo: Ed.Artmed, 2010.

SANDRONI, L. C; MACHADO, L. R. (org.). A criança e o livro: guia prático de estímulo á leitura. 3ª ed. São Paulo: Ed.Ática, 1983.

TERSI, Sylvia Bueno. A construção da Leitura.Campinas SP: Ed da Unicamp,1995.

ZILBERMAN, Regina. A Formação do Leitor. São Paulo: Contexto,1988