A Importância da Leitura na Sociedade

 

Pâmela Gabrielly Barros Moreira

 

          A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo á nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos esses casos estamos de certa forma, lendo embora muitas vezes, não nos demos conta.

          A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa de fato interpretar e compreender o que lê.

          No processamento de um texto, tornando-se imprescindíveis alguns conhecimentos prévios do leitor os linguísticos, que correspondem ao vocabulário e regras da língua e seu uso, os textuais, que englobam o conjunto de noções e conceitos sobre o texto, e os de mundo, que correspondem ao acervo pessoal do leitor. Numa leitura satisfatórias, ou seja, na qual a compreensão do que se lê é alcançado, esses diversos tipos de conhecimento estão em interação. Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo.

          Quando citamos a necessidades do conhecimento prévio de mundo para a compreensão da leitura, podemos inferir o caráter subjetivo que essa atividade assume.

          A leitura feita com prazer faz tornar mais amplo os conhecimentos e adquire informações no crescimento da imaginação. Mediante a sua importância, percebe-se que a leitura é uma das unidades mais significativas para o ensino e está presente em todos os níveis educacionais da sociedade.

          A criança deve desde pequena, conviver com a leitura, nesse período é quando o caráter está sendo formado, então a família junto com os educadores precisam estar atentos para incentivá-las a ler bons livros, despertando o gosto pela leitura na alfabetização. È importante que a escola e os professore trabalhem com responsabilidade e tenham como objetivo despertar nos educandos o prazer e o hábito da boa leitura. È de responsabilidade dos pais, apresentar ao filho, desde pequeno, livros que tragam historias e bastante ilustração para que chame a atenção e desperte a curiosidade em decifrar o que está em suas mãos, aguçando o interesse do mesmo.