A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E COMO AUXILIAR DA LÓGICA MATEMÁTICA EM CRIANÇAS, SÉRIES INICIAIS.

PROBLEMA DE PESQUISA: De que forma a leitura e sua interpretação podem auxiliar no desenvolvimento lógico-matemático nas séries iniciais?

OBJETIVOS:

  • Implementar a leitura e interpretação em aulas de matemática séries iniciais dando ênfase ao desenvolvimento lógico-matemático nas séries iniciais;
  • Observar as leituras que se tornaram interessantes etrocar as desinteressantes ouadequá-las quando necessário;
  • Coletar os resultados obtidos comparando se este foi diferencialpositivo ou negativo em relação a atitude dos alunos ;
  • Analisar os resultados obtidos com o uso desta nova metodologia;
  • Divulgar os resultados obtidos na escola, e em site da internet.

JUSTIFICATIVA:

Acreditamos que a automatização de inúmeras rotinas, a falta de diálogo atual, o comportamento individualista vêm inibindo a lógica natural do estudante que, mesmo em idade tenra se acostuma a pouco questionarea não tirarconclusões de situações corriqueiras por não "processá-las". Nesse sentido o desenvolvimento do raciocínio lógico dos educandos, tendo o professor como articulador do processo educacional básico , nos termos de Libâneo (1998) "a escola tem o compromisso de reduzir a distância entre a ciência e a cultura de base e o professor deve ser o intermediário desta ação".

Há uma necessidade urgente de desmistificar as "dificuldades" que envolvem a disciplina Matemática. Todo esforço nesse sentido, principalmente, nas séries iniciais, a nosso ver, deve ser realizado, em busca de melhores resultados.Objetivando a construção do seu próprio projeto pedagógico em conformidade com o contexto em que atua. Demo (2000) afirma que "cada educador dever ser dono de seu próprio projeto pedagógico, onde ele estude,pesquise e compare sua teoria à prática, com a finalidade de melhorá-la".

A leitura atenta as quantidades e a trama desenvolvida, desenvolve o raciocínio lógico e leva o aluno a melhorar sua concentração, a prestar atenção em detalhes que uma leitura descompromissada e sem direcionamento perde.Nós, como professores, pretendemos levar os alunos a se tornarem atentos a começo, meio e fim de uma estória e o que representou cada personagem nela, associando-os com quantidades.

METODOLOGIA

A implantação constará da introdução de leituras relativas a estórias infantis de interesse dos alunos, o tempo previsto para a metodologia será de um semestre letivo, o segundo semestre de uma escola estadual, primeira etapa do primeiro grau (uma das componentes da equipe que elabora o trabalho leciona a referida etapa). Essaprimeira etapa engloba a primeira e a segunda série de nove em idade variadas.

Os livros serão selecionados e lidos pelas professoras e, de início, serão contadas e discutidas as estórias devido a alguns dos alunos não saberem ler ainda, será dado ênfase a situações de contagem tipo duas pessoas se uniram a mais uma que se tornam três além da representação dos personagens e trama/enredos envolvidos – serão feitas observações e anotadas;

Após o domínio da leitura pela turma serão introduzidas pequenas leituras de livros simples para os alunos com interpretações simples também, sempre trabalhando a contagem, salientando-as no contexto pergunta de porque esse personagem não gostou daquele outro? Por que um personagem era amigo do outro?.

·Ver embasamento para a introdução das leituras no Anexo I. Os livros selecionados até o momento são:Trabalhando a Paz, Trabalhando a Moda, Trabalhando a fome e Sem Palavrasdo projeto SESINHO (SESI) esses serão utilizados nos dois últimos meses, de início selecionaremos livros populares do agrado dos alunos, aceitando que eles possam até sugerir ou trazer livros que leremos e adaptaremos a nossa proposta.Resumiremos de cada livro o trabalho executado no relatório de resultados obtidos no final do semestre.

·As leituras de cada livro será dividida e trabalhada mostrando a partelógica com perguntas de por que a paz para o personagem x foi importante? E por que o personagem Y trabalhou contra a paz? E assim sucessivamente.

·Ver Anexo II(exemplo de roteiro de aula)

BIBLIOGRAFIA

DEMO, Pedro, ABC – Iniciação a Competência Reconstrutiva do Professorbásico. 2ª Ed. Campinas – SP: Papirus. 2000.

LIBANEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e Profissão docente 5 ªEdSão Paulo: Cortez. 1998.

ANEXOI

Resumo

© 2005 - Todos os direitos reservados. Para cessão de direitos, entre em

contato com [email protected].

Faixa etária Textos Ilustrações Materiais

·1 a 2 anos:As histórias devem ser rápidas e curtas .Uma gravura emcada página, mostrandocoisas simples eatrativasvisualmente.Livros de pano,madeira, e plástico. É recomendado ouso de fantoches

·2 a 3 anos: As histórias devemser rápidas, com pouco texto de um enredo simples e vivo, poucospersonagens,aproximando-se, aomáximo dasvivências dacriança . Gravurasgrandes e compoucos detalhes.Os fantochescontinuam sendo omaterial maisadequado. Músicatambém exerce umgrande fascínio sobre a criança

·3 a 6 anos:Os livrosadequados a essafase devem proporvivências radicadas nocotidianofamiliar da criança. Predomínio absoluto daimagem, semtexto escrito ou com textosbrevíssimos.Livros comdobraduras simples.Outro recurso é atransformação do contador de históriascom roupas eobjetoscaracterísticos. Acriança acredita,realmente, que ocontador de históriasse transformou nopersonagem aocolocar umamáscara.

·6 ou 7 anos:(fase de alfabetização)Trabalho comfiguras de linguagem queexplorem o somdas palavras.Estruturas frasaismais simples semlongasconstruções.Ampliação dastemáticas compersonagensinseridas nacoletividade,favorecendo asocialização, sobretudo naescola.Ilustração deveintegrar-se aotexto a fim deinstigar ointeresse pelaleitura. Uso deletras ilustradas,palavras comestruturadimensivadiferenciada e explorandocaráter pictórico.Excelente momentopara inserir poesia,pois brinca compalavras, sílabas,sons. Apoio deinstrumentosmusicais ou outrosobjetos queproduzam sons.Materiais comomassinha, tintas,lápis de cor ou cerapodem serusadospara ilustrar textos.

http://www.graudez.com.br/litinf/livros.htm 19/6/2008

Para citar este artigo copie as linhas abaixo:

CRISTIANE MADANÊLO DE OLIVEIRA. "LIVROS E INFÂNCIA" [online]

Disponível na internet via WWW URL:

http://www.graudez.com.br/litinf/livros.htm

Capturado em 19/6/2008

ANEXO II

·como roteiro de aula , trabalhando o livro infantil FANIQUITA do Smilinguido (formiguinha) estória POR QUE NÃO?( tempo previsto uma hora)

·Um aviso no formigueiro: Nenhuma formiguinha deverá sair sozinha para a floresta pois corre grande risco. Estamos na época dostamanduás.Ass. Rainha Formosa.

-Quantas rainhas existem em um formigueiro? O que queria dizer o aviso?

-Existem muitas formiguinhas não rainhas? Qual a importância da formiguinha rainha e das não rainhas?

-Continuando a estória: faniquita ficou inconformada: ai, que chato! Agora não podemos mais passear e brincar na floresdeira! Mas só e uma época acho que isso passa rápido – Falou Forfo. Continuo achando chato!(faniquita falou) quero passear na floresdeira!

-Há pessoas além da Faniquita? Que outra pessoa é? Quantas pessoas têm na estória agora? As pessoas da estória estão pensando igual ou diferente? Por quê?

Segue-se contando a estória e fazendo-se as perguntas conforme caberem. Anotando os resultados.