O tema em estudo trata da importância crítica e reflexiva. como ocorre esse processo de aquisição de leitura, já que acreditamos ser necessário um aprofundamento maior nessa etapa de escolaridade?
A cada dia, constatamos na sociedade que há uma inquietação quanto ao processo de leitura e sua compreensão. vivemos em uma época em que a tecnologia é rápida e eficiente. Então, como lidar com esse processo de leitura, já que ele exige reflexão e porque não dizer, tempo?

A família brasileira, em sua maioria, não possui o hábito de ler. Então podemos concluir que se o aluno não é estimulado para leitura na escola, nem na família, onde ele adquirirá o gosto pela leitura?
A leitura fora da escola parece ser um problema. Até parece que o único lugar que foi feito para a leitura foi a instituição escolar. Os nossos alunos quase nunca trazem suas experiências de leitura para a sala de aula.

O PCN da Língua Portuguesa dá um direcionamento instrucional de como deve ser orientada o desenvolvimento da leitura na escola. Este, traz uma instrução renovada e dinâmica. Portanto, é preciso apenas por em prática o que já se sabe. Que é desenvolver a leitura com reflexão e criticidade. Assim como o PCN, Paulo Freire da importância de uma leitura de mundo que é traduzida na experiência das primeiras letras, transformadas em experiência de sua própria vida."A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele. (…) Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo".

Paulo Freire traz em um de seus conceitos de leitura a ideia de que a leitura de mundo precede a leitura da palavra. como isso ocorre? Podemos nos perguntar o que seria leitura de mundo para Paulo Freire. Em se livro A importância do ato de ler, Paulo Freire fala de uma leitura de mundo que antecipa a leitura da palavra, ou seja, ele faz uma retomada da sua infância e adolescência para mostrar que a importância do ato de ler está no contexto dos textos.

Ler é o processo de construir um significado a partir do texto lido. Isso se torna possível pela interação entre os elementos textuais e os conhecimentos do leitor. Quanto maior for a concordância entre eles, maior a probabilidade de êxito na leitura (NASPOLINI. 1996, p.25 )

Na concepção da autora Ana Tereza Naspolini, essa construção se dá através do conhecimento prévio do leitor, ou seja, o conhecimento que o mesmo tem sobre o autor, sobre a obra escrita, bem como a parte estrutural daquilo em que se está lendo, a saber, os elementos coesivos, os gêneros textuais, coerência ,entre outros. para tanto, a leitura feita dentro desta concepção exige da pessoa certo domínio, ou seja, base leitora.

Talvez, com base nessa concepção, podemos fazer uma observação de como as escolas formam leitores. Geralmente, nas séries iniciais, os textos são vistos de forma fragmentada, pois pouca importância é dada ao significado do que se está escrito. Não se faz um leitor da noite para o dia. Isso é algo que requer tempo.