Interpretação de Texto

A interpretação de textos é um dos grandes problemas que afetam a educação brasileira. Uma vez que em todas as disciplinas faz-se necessário interpretar informações, a deficiência desta habilidade compromete todo o processo evolutivo educacional do indivíduo. Entretanto, a responsabilidade de solucionar o problema recai sobre o professor de português. Mas, este possível profissional não tem condições de resolver sozinho algo que envolve vários setores da sociedade.

Os estudantes possuem hábitos de leitura precários. Isto se deve ao fato de não serem incentivados à leitura pela família, pelos amigos, enfim pela sociedade da qual fazem parte. Infelizmente, a escola fica com a função de obrigar o aluno a ler um livro para uma atividade avaliativa e muitas vezes não surte o efeito esperado, pois o discente procura na Internet o resumo, faz o exercício com base no pouco conhecimento que possui e recebe uma nota razoável, o suficiente para não ser reprovado.

O livro didático é utilizado de modo equivocado, sendo a única ferramenta em sala de aula, quando deveria ser um dos recursos, aliado a outros livros e textos diversos, como jornais, revistas e gibis, por exemplo. O fato de o livro do professor já possuir as respostas interfere na correção dos exercícios. É posta em evidência a resposta pronta do livro, desconsiderando a visão do aluno, mesmo que o foco da interpretação seja o mesmo. Assim, passa despercebido o ponto de vista do discente sobre a situação tratada no texto, bem como o seu grau de entendimento, pois não é considerado o seu potencial interpretativo, com base na própria experiência. É imprescindível levar em conta o nível de conhecimento lingüístico do aluno para facilitar a compreensão de um texto.

Além de trabalhar com textos de autores renomados, como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, o docente pode utilizar textos que abordem a realidade sócio-cultural dos alunos, uma vez que de acordo com a região onde vivem, os assuntos serão tratados de maneiras diferentes. Um professor ativo deve também produzir textos e levá-los à sala de aula, estimulando sua classe à produção textual.

Dessa forma, o incentivo à leitura deve ser realizado por todos, através da prática por prazer, para ampliar os horizontes. O próprio professor pode dar o exemplo por ser leitor dos livros que lê e trabalha. Além disso, pode-se realizar a roda de leitura, já que cada aluno participará e será incitado a continuar lendo o livro para que possa descobrir o desfecho do enredo.

Para aprimorar a capacidade de abstração, a criação de peças teatrais a partir da leitura de obras produz um efeito positivo, pois no palco, os envolvidos precisam criar o cenário, perceber o modo como os personagens interagem através da linguagem verbal e não- verbal, bem como o "mergulho" na vida fictícia dos personagens que serão representados. Para que a atividade aconteça são necessárias a leitura e a compreensão dos textos.

Portanto, a interpretação de texto poderá ser realizada com precisão e deixará de ser um problema em questões de vestibulares e em exames avaliativos do processo educacional, já que teremos leitores com capacidade interpretativa e argumentativa melhorada.


Michele Marques
Rodrigo Souza
Paula Carvalho