DANILO DE SOUZA RIBEIRO
RICARDO TIZZO

INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa apresenta a importância inserção das atividades, brincadeiras jogos lúdicas nas aulas de Educação Física para os alunos 1° a 5° ano do ensino fundamental na concepção de alguns autores.
Brincar e jogar sempre estiveram presentes desde os tempos mais remoto, e são atos indispensáveis a saúde física emocional e intelectual .através delas a criança desenvolve algumas habilidades essenciais tanto para o desenvolvimento psicomotor , como para desenvolvimento de habilidades do pensamento tais como imaginação, interpretação, tomada de decisão, criatividade. De acordo com Costa (2007) O brincar é um direito assegurado na Constituição Federal do Brasil. É uma necessidade para as crianças, pois é fundamental para o seu desenvolvimento psicomotor, afetivo e cognitivo, sendo uma ferramenta para a construção do seu caráter.
Para Barreto (1998) a brincadeira é considerada como uma atividade lúdica livre, onde é governada por regras, uma atividade improdutiva, mesmo sendo uma atividade bastante consciente ela e fora da vida rotineira e não seria.
Já palavra lúdico para Almeida (1999) "tem sua origem na palavra latina ludus que quer dizer jogo". Hutim (2010) fala que a partir das pesquisas de psicomotricidade essa palavra vem evoluindo, ganhando outros sentidos além de jogo. O mesmo autor ainda fala que o lúdico faz parte da atividade humana por ser espontânea, funcional e satisfatória. O resultado não importa e sim as ação, o movimento vivenciado levando em consideração que é a parti do brinquedo, brincadeira e jogo que se buscar o lúdico, pois é nesse momento que a criança entra em seu mundo de imaginação.
Com isso podemos levar em consideração o jogo que para Huizinga (2000, p 3) "O jogo é fato mais antigo que a cultura, pois esta, mesmo em suas definições mais rigorosas, pressupõe sempre a sociedade humana; mas, os animais não esperaram que os homens os iniciassem na atividade lúdica.De acordo com Piaget (1976) apud Barros (1998) o desenvolvimento da criança acontece a partir do lúdico. A criança precisa brincar para crescer, isso é fundamental em seu desenvolvimento, precisa do jogo como forma de equilíbrio com o mundo Dessa forma Riz (1997) ressalta que os jogos podem se classificar de diferentes formas, assim eles influenciando diretamente no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças Piaget (1978) classifica os jogos segundo sua evolução, em três grandes estruturas:
jogos de exercício, simbólicos e de regras. No jogo de exercício principal característica deste estágio, se classifica como período sensório-motor, é obter a satisfação de suas necessidades.
Já o jogo simbólico os jogos fazem parte da fase pré-operatória (dos dois aos seis anos de idade), onde a criança, além do prazer, começa a utilizar a simbologia O jogo de regras acontece a partir dos sete anos de idade, no período operatório concreto - a criança aprende a lidar com delimitações no espaço, no tempo, o que pode e o que não pode fazer.
Com base na presente pesquisa, o tema desenvolveu-se a partir da procura de uma forma mais ampla e educativa de aplicação de aulas para alunos de 1° ao 5° ano do ensino fundamental de uma escola da pública da cidade de Cachoeira Dourada de Goiás. Por tanto a presente pesquisa procura resolver o seguinte problema: qual a importância das atividades, brincadeiras e jogos lúdicos nas aulas de Educação Física para os alunos de 1° ao 5° ano do ensino fundamental de uma escola da pública da cidade de Cachoeira Dourada de Goiás.
Para resolver o problema levantado, a presente pesquisa tem como objetivo mostrar a importância das atividades, brincadeiras e jogos lúdicos nas aulas de Educação Física para os alunos de 1° ao 5° ano do ensino fundamental de uma escola da pública da cidade de Cachoeira Dourada de Goiás.
Mas especificamente:
• Verificar o conteúdo elaborado pelo professor de Educação Física;
• Identificar as atividades realizadas nas aulas de Educação Física;
• Verificar a importância das atividades, brincadeiras e jogos lúdicos no desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças;
Esperamos que esta pesquisa contribua para mostra a importância das atividades, brincadeiras e jogos lúdicos nas aulas de Educação Física para os alunos de alunos de 1° ao 5° ano do ensino fundamental de uma escola da pública da cidade de Cachoeira Dourada de Goiás. E que novas fontes de pesquisas se desenvolvam a partir do tema levantado, para quepossa buscar sempre a valorização das aulas de Educação Física tornando-as sempre Atrativas.