Numa era bombardeada sistematicamente pela informação, onde o processo decisório, em qualquer esfera do conhecimento, requer uma sábia e competente postura na escolha do caminho a ser trilhado, torna-se cada vez mais prudente, saber a hora exata para se tomar uma decisão. Decidir é, pois, mais do que uma atitude, um meio e um fim para assegurar a plena inserção de algo ou de alguém no âmbito do desenvolvimento social.
Decidir é em primeira e derradeira instâncias, assumir um lugar de destaque na sociedade, isso quando o ato decisório abrange o bem estar de um grupo em função de um todo.
Inserida neste contexto, a informação passa a circular pelos ambientes mais diversos, instrumentalizando os indivíduos em suas variadas áreas de atuação, solicitando de cada um, a decodificação dos elementos constitutivos de cada ramo do saber, para que assim, o ajustamento de decisões seja usufruído no pleno gozo de todas as atividades. Permeando todo esse processo estão a ética e a conduta que, como molas propulsoras da evolução humana, dinamizam a sociedade planificada por todos aqueles que a fazem mais justa e mais humana.
O conhecimento contábil surge, nesta seara como elemento de desvelamento de mundo tecido por números que dimensionam mais o ser social em sua inteireza moral, ética e humana. Na aparente frieza do universo contábil, abriga-se a desenvolta vontade de apagar as diferenças, anula injustiças e propagar caminhos acertados para uma vida mais igualitária.
A informação contábil, objetivando utilizar ferramentas possíveis de presumir problemas e proporcionar soluções, tem em vista organizar e propor mudanças em determinados setores de uma organização. Ela tem como intuito revelar resultados de uma empresa, e demonstrar a situação econômica de tal, através de dados coletados e informações. E assegurar resultados benéficos para um boa conduta e gestão empresarial.
Diante do exposto, a contabilidade da empresas públicas e privadas, para o bom andamento e a saúde da própria nação, passa, impreterivelmente, por um choque permanente de gestão que começa com uma pequenina empresa e chega ate os conglomerados financeiros, tudo isso sob vigilância dos órgãos fiscalizadores. Em síntese podemos assegurar que a contabilidade é o fundamento basilar sem o qual, não acontece a gestão empresarial.
Para que a gerência financeira e empresarial ocorra visando a melhoria da própria sociedade, é de fundamental importância o bom gerenciamento da informação contábil em cada mínima tomada de decisão.