A velhice não é uma escolha, mas um estágio evolutivo, uma fase da vida da pessoa, e para se ter uma velhice mais saudável, é importante saber viver com alguns cuidados básicos e muita atenção aos sintomas corporais, os idosos poderão desfrutar ainda por muito tempo as boas coisas da vida.
Dormir cedo e acordar cedo, praticar exercícios compatíveis com a idade, fazer alongamentos, tomar sol em horários adequados, alimentar-se bem, andar diariamente, cuidar da higiene pessoal, manter o peso sem exagerar; o equilíbrio em tudo significa inteligência e bom senso, pouco pessoas sabem envelhecer com sabedoria.
Saber usufruir todos os momentos de lazer, a interação social e o desenvolvimento de hobbies e interesses diversos colaboram para que a mente mantenha-se ativa e saudável. É importante que o idoso seja respeitado como ser humano que é, com todas as limitações inerentes a sua idade. Se já não possui a vitalidade da juventude, por outro lado tem o conhecimento adquirido através das experiências ao longo de toda uma vida. A partilha desses conhecimentos com as novas gerações proporciona ao idoso a possibilidade de manter-se integrado à sociedade. Esta integração é de suma importância para o idoso, uma vez que um de seus maiores prazeres consiste em relatar fatos acontecidos em sua vida e perceber que as pessoas que o cercam dão-lhe a atenção devida.

Segundo o autor Ramos "a atividade física, através das diferentes adaptações fisiológicas por ela estimulada, torna-se uma grande aliada da saúde, prevenindo e até podendo fazer parte do tratamento de diversas doenças." (2001, p.15).

Durante o processo de envelhecimento, ocorrem várias mudanças físicas e psicológicas. Dentre as modificações físicas mais comuns estão a diminuição da energia livre e disponível no organismo, perdas celulares, enfermidades degenerativas, perda gradual das propriedades elásticas dos tecidos conjuntivos, desaparecimento de elementos celulares do sistema nervoso, aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular e hormonal, excreção das glândulas sexuais e supra renais, maior probabilidade de osteoporose.



Segundo Cossenza:
Uma atividade aeróbica será caracterizada pela utilização de grandes massas musculares em movimentos cíclicos tendo como prioridade a durabilidade do exercício não atingindo o máximo do organismo, pois quanto mais tempo for realizado mais calorias estaremos gastando e proporcionalmente maior será a mobilização da gordura em relação aos carboidratos.
Existem grandes modificações que são decorrentes do o envelhecimento, dentre as quais a ausência de estima e os traumas advindos do conflito familiar de geração também são fatores como pode ser observado nos temas abordados pelas tele novelas, revistas e obras literárias.
É importante ter hábitos saudáveis para que os ciclos naturais de vida ocorram proporcionando uma maior qualidade de vida das pessoas, com maior probabilidade de expectativa de vida inclusive. Assim sendo, o envelhecimento é um fenômeno fisiológico que ocorre de forma progressiva, no entanto não é patológico, pois ocorre com todos os seres humanos.
Há pessoas que definem atividades físicas com aumento de peso, ao contrário ginástica, hidroginástica e treinamento de força são ótimos aliados para perder peso e melhores qualidades de vida para quem pratica.
Pois segundo os autores Baechle, Westcott, (2001.p.02)
Pode-se ter escutado que o treinamento de força é ruim para o coração e eleva a pressão arterial, mais isso é muito improvável. Na realidade as pesquisas realizadas na John Hopkins Unioversit revelam que os exercícios consistentes de treinamento de força são benéficos para a recuperação cardíaca, e os estudos da University of Califórnia mostram que o treinamento de força realizado de modo adequado pode, de fato, reduzir a pressão arterial.
Com isso o autor reforça-se a tese da grande contribuição na saúde do idoso que pratica alguma atividade física com qualquer escolha do indivíduo.
Abaixo estão relacionados alguns principais benefícios do treinamento de força muscular na terceira idade que contribuem na qualidade de vida segundo pesquisa feita por Fiatarone (1996) são: melhora da velocidade no andar; melhora do equilíbrio; aumento do nível de atividade física espontânea; melhora da auto-estima; contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea; ajuda no controle de diabetes, artrite e doenças cardíacas; melhora da ingestão dietética; diminuição da depressão.