No mundo globalizado em que vivemos hoje, as relações interpessoais são de suma importância, não somente na vida profissional como na própria convivência social do dia-a-dia. Tornando-se assim uma ferramenta para a criação de um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

            No caso específico de quem tem como trabalho lidar constantemente com o público, como é o professor, se torna ainda mais essencial, já que para se ter a atenção do grupo que o ouve (alunos) necessita-se de uma boa integração e um ambiente cativante que favoreça a transmissão da mensagem. Sendo assim, torna-se não somente uma habilidade que cause bem estar e empatia, mas também uma questão didática que favorece há discussões relevantes, curiosidades e participação por parte do aluno.

            Um princípio facilmente identificado em grupos de pessoas em ambientes de trabalho, é que idéias criativas e opiniões, só são esboçadas por todos quando entre este grupo há uma boa integração em suas relações interpessoais, de confiança, busca por objetivos comuns e respeito pelas diferenças e limitações de cada um.

            Portanto, as relações interpessoais interferem diretamente sobre as pessoas, e por conseguinte o rendimento e o bem estar do que esta sendo executado. Sendo as vezes necessário parar o que o grupo esta fazendo, avaliar o que foi feito e buscar propostas do que será feito dali em diante. Assim, se terá uma relação democrática, harmônica e dando a todos a oportunidade de demonstrar seus pontos fortes e poder ser apoiado em suas dificuldades.