"Se me disponho a filosofar, é porque procuro compreender as coisas e os fatos que me envolvem, e a busca pela resposta à realidade na qual fui imersa. Filosofo para adequar a minha visão ao mundo que me apresentaram sob o aspecto de quem me apresentou. Que visão poderia ser apresentada a alguém que vê além do real e do efêmero. Como me situar diante do mundo físico e do mundo humano e de tudo quanto se oferece à minha experiência. Como entender os discursos dos homens e unir ao meu próprio se sou filósofo e as idéias suplantam o natural e ebulitivo aspecto meu próprio discurso. Como julgar os produtos das artes, das religiões e das ciências se não me referencio anteriormente ao que na prévia do pensamento e dos sentidos eclode a resposta permeada de micro questionamentos introduzidos na visão que não é visão, mas reflexo de uma mente fragmentada com questionamentos prepostos e sucateados pelo não científico".
A Psicanálise usa como técnica a Associação Livre, o paciente fala e o analista interpreta, sem a visão de mundo, ou sem a arte de entender os discursos dos homens, isto é, sem a filosofia, o analista terá dificuldade em perceber a realidade que o paciente está imerso. Muitas vezes um medo está enraizada devido a uma visão distorcida do mundo, uma neurose se instala dentro da realidade do paciente, se o analista não buscar compreender este universo, o que está por trás da fala, do relato do paciente, se tem um cunho místico ou religioso, o tratamento terá um percentual menor de êxito. E para chegar a entender o discurso do outro, o analista tem que entender primeiro o seu e achar a resposta para a pergunta: "Quem sou eu?".

1) O homem pode viver em paz sem ética?

A Ética é a ciência dos costumes ou dos atos humanos, e seu objeto é a moralidade, entendendo-se por moralidade a caracterização desses mesmos atos como bem ou mal. O dever, em geral, é objeto da ética. O termo usado normalmente em seu sentido próprio, como ciência dos costumes, abrangendo os diferentes campos da atividade humana. Normalmente é sinônimo de moral (do latim mos-ris, costume).
A Ética como sistema filosófico busca a análise e o aprofundamento dos fatos morais de que podem ser deduzidas as normas para qualquer ato humano.
Para Lafande é a "ciência que tem por objetivo o juízo de apreciação, enquanto se aplique à distinção do bem ou do mal".
Todo pensar ético gira em torno de duas questões fundamentais: o que é bem, o que é mal; que coisas são boas, que coisas são más. A reflexão ética há sempre de partir de um saber espontâneo, todo homem deve saber que há ações que não devem ser praticadas e outras que devem ser praticadas. Há por parte da sociedade, em particular a brasileira, um firme discernimento de fatos ou de atos que não são éticos e que, por isso, merecem rejeição integral. Ela exige que um policial, um juiz seja honesto, não seja corrupto. Que o pediatra, que o padre não seja pedófilo. Eles têm que ser moralmente sãos. É um sentimento espontâneo do que deve ser, independe da grau de escolaridade ou da situação financeira.
Sem ética o homem não pode viver em paz, pois não teria referencial dos valores básicos que orientam o comportamento do homem em sociedade. Sem ética, o homem despreza o ser: o ser justo, ético, ser cidadão, ser bom e prioriza o ter, o fazer, o levar vantagem.. A permissividade toma cada vez mais espaço do individual ao seio da sociedade, produzindo desvirtudes, falhas e crimes infamantes: corrupção generalizada, prostituição infantil.
Sem ética o homem não pode viver em paz: se afastaria do conhecimento natural de Deus e se converteria à criatura acidental.