Introdução:

Os temas de aula foram planejados com metodologias de ensino de Ed.Física e ciências para alunos do 6º e 9º anos respectivamente. Os tema das aula de Ed.Física será mini basquete (fundamento e aprimoramento), utilizando-se a mutação do jogo individual para o coletivo, com métodos de ensino que respeitem a maturidade motora de ambos os alunos. Como abordagem, as aulas terão como objetivos imediatos ;

·          Psicomotor : mostrar a importância de promover situação ensino aprendizagem ricas no sentido da construção de habilidades corporais básicas para o aprendizado.

·          Cognitivo : realizar movimentos básicos e suas relações com os gestos em que esses movimentos são executados, levando-se em conta os seus limites corporais e os dos colegas.

·          Afetivo: Realizada em pequenos grupos sem finalidade competitiva e sem a divisão em equipes, quando a relação entre os desempenhos individuais compõe e viabiliza a vivência grupal.

  O plano de aula e seu respectivo conteúdo está fundamentado no PCN/MEC1997, de Ed. Física.

 "No primeiro ciclo em função da transição que se processa entre as brincadeiras de caráter simbólico e  individual para as brincadeiras sociais e regradas, os jogos e as brincadeiras privilegiados serão aqueles cujas regras forem mais simples".

   Além do PCN, para justificar tal escolha deste tema, cabe salientar que  o aluno  ingressa no 6º ano estando portanto por volta de 11 anos, traz consigo uma bagagem motora de jogos e brincadeiras de correr e saltar esquivar-se e chutar, pular descer e equilibrar-se, contudo este aluno ao ingressar no 2º segmento depara ao desafio do jogo com regras, onde há a abordagem de conteúdos vivenciados em séries anteriores, como correr, saltar,arremessar, antes abordados de forma lúdica agora aplicados no jogo com regras. Para o 9º ano a abordagem será em nivel mais avançado, levando em consideração a maturidade motora e emocional dos alunos e a facilidade da aceitação das regras.

 Além disso a apresentação de conteúdos, sobretudo jogos com regras aos alunos nas salas de aula de Ed. Física, viabilizada e concientiza no discente a vivência em sociedade, através da internalização de elementos vivenciados e aprendidos no jogo.

O tema escolhido para ciências foi o de propagação de calor, seguindo os parâmetros curriculares nacionais de ciências para o 9° ano.   Ao final do quarto ciclo, os estudantes deverão ter condições para melhor explicitar diferentes relações entre o ar, a água, o solo, a luz, o calor e os seres vivos.
A investigação sobre a polêmica do aquecimento global do planeta e da inversão térmica em cidades poluídas também é parte desse contexto.

Desenvolvimento

Mini basquete

Aquecimento : PEGA-PEGA

 Serão divididas duas equipes com dois pegadores respectivamente, cujo objetivo é conseguir pegar o adversário podendo ser descolado pelos amigos.

 Trabalhando : Domínio socio-afetivo : respeito as regras estabelecidas  pelo grupo, disciplina ; não sair do espaço delimitado.

 Domínio psicomotor : Estruturação espacial (distância e aproximação) nos deslocamentos de fuga e ao desviar  dos demais participantes (correr ou saltar ao fugir)

 Domínio Cognitivo :

Atenção para não ser pego, comparar a velocidade dos participantes, identificar os mais rápidos e memorizar os alunos que são pegadores.

  • Fundamento - Pique - Bandeira com as mesmas equipes, será organizado o pique-bandeira que terá como objetivo adentrar a área do adversário e pegar a bandeira (bola). E leva-la para sua área quicando e driblando.

   Volta a Calma

Brincadeira do multiplo de 5.

Reunir o grupo, e pedir que todos se sentem ao chão. Todos devem falar um n°, se multiplo de 5 deve falar o nome de uma fruta, saindo do jogo quem erra-se.

 

Aula 6 ano de ED. Física.

1) Preparação e introdução da materia.

A ) Como a aula foi preparada?

   A aula foi preparada  tendo como parâmetros o aluno a ser atendido, tendo como base a faixa etária, a série. A aulas abordam 3 objetivos e que salientam em seus objetivos e alvos as metodologias da Ed. Física (Movimento e corpo) e a função da instituição escolar, na formação descente em sua totalidade na educação. O conteúdo será apresentado aos alunos de forma lúdica utilizando-se movimentos básicos, já apresentados em series anteriores, tendo como base os autores:

Bibliografia

  • Brotto, F. O. (2000) Jogos Cooperativos; Se o importante é competir, o fundamental é coopera. Santos; Renovada
  • Freire J.B 1999 Educação de Corpo Inteiro : Teoria e Prática da Educação Física - 4º Edição São Paulo Editora Scipione
  • Jogos educativos 5º edição - Adriano J Rosseto JR, Ambleto Ardigó JR, Caio Martins Costa, Fábio D'angelo - Phorte Editora
  • Jorge Sergio Pérez Gallardo - Prática de Ensino em Educação Física - A criança em movimento 1º Edição2009 São Paulo FTD.

B)Como preparar o aluno para receber conteúdo novo?

  A aula foi preparada e fundamentada, segundo Gallardo, com a "criação de uma linguagem comum de movimento, oferecendo alguns modelos que sejam de domínio de todos os alunos ou situações em que eles, coloquem seus modelos dentro de pequenos grupos.

2) A) Método filosófico a ser trabalhado

  O Método abordado será o método marieutica ; onde o novo,portanto o desconhecido será apresentado aos alunos levando-os ao desconforto intelectual, apesar de alguns gestos lhes serem familiares portanto há a variação, levando os alunos ao desconforto intelectual com subsequente reconhecimento da ignorância, podendo esse aluno se abrir para a novidade ao aprendizado.

2) B) Tratamento didádico da  matéria :

"O processo de aprendizagem caracteriza-se não só pela combinação de diferentes habilidades motoras como também para seleção e pelo aperfeiçoamento de um movimento específico. O interesse por jogar e a escolha de um grupo  de convivência são muito fortes entre pré-adolescentes  10-11 anos.A exposição da aula se dará por meio de uma linguagem comum,sendo oferecido aos alunos alguns modelos que sejam de domínio de todos os alunos com praxias e situações em que os próprios alunos utilizem seus conhecimentos dentro de pequenos grupos.

A aula proposta, iniciação ao basquetebol 6º ano, será utilizada para transmitir aos alunos conhecimentos, extra esportivos, pois é este o sentido da escola, utlizar seus conteúdos de forma a levar o discente a reflexão a cerca de sua realidade. Como aspecto externo utilizou-se o aluno; a clientela a  ser atendida, observando a importância do aluno como fim do objetivo.

A aula de introdução ao mini basquete 6º ano, propõe uma metodologia explicita de percepções e representações, a fim de levar este aluno a organização de funções psicomotoras, cognitivas e afetivas o conduzindo a uma reflexão e a um saber fazer próprio, criando um ambiente propício a  aprendizagem.

Segundo (Freire, 1999) ´É preciso mais do que um conhecimento metódico de tecnicas de dar aulas para formar um educador (...) Uma relação educativa pressupõe o conhecimento de sentimentos próprios e alheios´´.

3)Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades

  O conteúdo utilizado para a aula de introdução 6° ano, terá como enfoque principal o desenvolvimento de capacidades orgãnicas dos indivíduos; coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio. 

  Através de habilidades de correr, segurar, recepção e ataque. Dentro desta proposta , os exercícios serão segmentados e seguirão dentro da projeção pedagógica ( do mais fácil, para o mais difícil). O aluno até antes de adentrar no 2° segmento, 6º ano, as aulas de Ed. Física são de carácter a levar o individuo a estruturação corporal, a construção da imagem corporal, fortalecimento da lateralidade, estando agora apto a oferta de exercícios mais elaborados e dinâmicos, principalmente de noção espacial e controle muscular. Por isso ao apresentar a este aluno o "novo", utilizamos como modelo o metodo da Mariêutica onde há no sujeito o desconforto intelectual levando-o ao reconhecimento da ignorância, e a abertura para a novidade.

4) Aplicação

A) Como a aula estabelece vinculos de conhecimentos com a vida?

  Observa-se que nesta faixa escolar ocorrem as mais diversas manifestações da cultura corporal; neste contexto,  a aula foi elaborada trabalhando-se em grupo, de forma homogênia de gêneros, levando o aluno a apreciar as diferenças biológicas e físicas entre meninos e meninas, bem como até mesmo entre pessoas do mesmo sexo, o que deverá causar neste aluno, o sentimento, a reflexão, e a importância de se aprender a respeitar o outro. Pois o jogo na escola, participa de uma especie de mini sociedade, onde se aprende a partir de regras bem definidas.

5) Controle e avaliação dos resultados escolares

  a)Como tarefa de casa, eu pedirei que o aluno faça uma pesquisa em seu caderno, anotando o nome das pessoas que moram em sua casa e suas caracteristicas físicas, e gênero, levando o aluno a reflexão a cerca dos diferentes grupos étnicos e sociais e como se pode viver em sociedade com respeito mútuo.

  Avaliação:

Como avliação, eu pedirei que os alunos formem grupos mistos ( meninos e meninas), e realizem um jogo de queimada por 30 minutos; Após respondam as seguintes questões;

  • Quais as diferenças entre os arremessos entre os colegas?
  • Quais são as diferenças físicas entre eles?
  • quais as diferenças entre meninos e meninas?

EDUCAÇÃO  FÍSICA;

Bibliografia

  • Brotto, F. O. (2000) Jogos Cooperativos; Se o importante é competir, o fundamental é coopera. Santos; Renovada
  • Freire J.B 1999 Educação de Corpo Inteiro : Teoria e Prática da Educação Física - 4º Edição São Paulo Editora Scipione
  • Jogos educativos 5º edição - Adriano J Rosseto JR, Ambleto Ardigó JR, Caio Martins Costa, Fábio D'angelo - Phorte Editora
  • Jorge Sergio Pérez Gallardo - Prática de Ensino em Educação Física - A criança em movimento 1º Edição2009 São Paulo FTD.

1 Preparação da aula:

A aula foi preparada se baseando em questões do dia-dia, foi feito um levantamento bibliográfico em livros de ciências do nono ano como:

Alice Costa 2007, Ciência e Interação. Ed positivo.

Daniela Scarpa 2008, Estação ciências da Natureza. Ed Escala educacional.

Foi feita uma fusão entre o conteúdo do livro e a idéia do PCN para este ciclo.

Em termologia, calor está ligado à transferência de energia térmica de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura, ou seja, calor é a energia em trânsito. Existem três formas de propagação: Condução de calor, Convecção de calor, Radiação de calor.

Os principais objetivos desta aula é caracterizar aos alunos as principais formas de transferência de calor, levando em conta sua utilização prática deste conhecimento, e também, tendo em vista a assimilação coerente deste ensinamento

2 Métodos filosóficos a ser trabalhado

Esta aula se baseará principalmente com as idéias filosóficas de René Descartes, que consistem no racionalismo; teoria que define o mundo a parti do raciocínio lógico de operação mental, discursiva e lógica.  Para Descartes a dúvida é o primeiro passo para o conhecimento, as coisas devem ser provadas pelo raciocínio lógico para que sejam consideradas verdadeiras. René utiliza o método cartesiano que consiste em duvidar-se de cada idéia que não seja clara ou precisa.  A realidade é composta de mente e matéria e utilizam-se três pensamentos que ajudam na compreensão da realidade:

1)        Idéias inatas – presentes na mente pronto para ser acessado.

2)        Idéias fictícias – existentes da nossa imaginação.

3)        Idéias acidentais – advêm das nossas experiências através dos sentidos.

3) Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades.

Em termologia, calor está ligado à transferência de energia térmica de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura, ou seja, calor é a energia em trânsito.

•     Existem 3 formas de propagação:

•     Condução de calor à Tipo de propagação do calor que consiste na transferência de energia térmica entre as partículas que compõe o sistema.

•     Convecção de calor à É o processo de transmissão do calor, nos líquidos ou nos gases, por efeito das camadas aquecidas que se chamam correntes de convecção, e se dá, porque para a maioria das substâncias, a matéria quando está aquecida se torna menos densa e leve, assim tende a subir, enquanto que a matéria mais fria se torna mais densa e pesada, assim tende a descer.

•     Radiação de calor à Na radiação de calor não é necessário um meio para se propagar (é a única que se propaga no vácuo e em outros meios), veja por exemplo; a luz do sol que viaja por cem milhões de quilômetros através do espaço, que grande parte é desprovida de matéria.

      O conteúdo é a explicação das maneiras na qual ocorrem à propagação de calor, utilizando um método primeiramente prático utilizando experimentos simples e corriqueiros do dia a dia, como exemplo na propagação de calor por convecção fervemos um copo de água, e enquanto este copo está fervendo colocamos pequenos pedaços de serragem e papel e observamos que o papel ou serragem se movem em uma corrente constante. A partir disto os alunos por meio de uma idéia acidental ele observará que as correntes de convecção existem e assim o conhecimento teórico é provado. Na propagação por condução que é o tipo de propagação do calor que consiste na transferência de energia térmica entre as partículas que compõe o sistema. Utilizaríamos uma barra de ferro e nela colocaríamos pequenos pedaços de vela em toda a barra, após  um tempo observaríamos que as velas se derreteriam e cairiam conforme a distância da fonte de transferência de calor, explicando assim que o calor se propaga molécula por molécula de uma extremidade a outra e também sobre a boa condutibilidade do material(ferro). Propagação por irradiação; todos os corpos irradiam calor, ou absorvem esta  irradiação que não passa de onda eletromagnética, A absorção  da radiação depende da superfície sobre a qual está irradiando.  Corpos claros ou espelhados tendem a refletir a irradiação térmica,  enquanto que corpos  escuros tendem absorve esta irradiação.  Neste utilizaríamos uma lata de um lado pintada de preto e outro pintado de branco, a colocaríamos sob a luz do sol e colocaríamos um pedaço de vela em cada lado, após isso observaríamos que a vela que está presente no lado preto derreteria primeiro, outro exemplo que poderia ser utilizado em um dia quente mandar um aluno primeiro sair com uma blusa preta e depois com uma blusa branca assim ele perceberia que com a preta ele suaria mais. Encontrando a conexão teórica na prática, nós utilizamos abordagens experimentais para provar todo o conhecimento prático. Todos os experimentos devem ser dados antes da teoria, pois assim levariam a refletir o porque das coisas aconteceram daquela forma.

Para os exercícios baseados em questões do dia-dia para a reflexão prática do aluno como exemplo:

Questão 1) Arthur foi fazer um bolo para a sua avó, no momento em que ele foi retirar o bolo do forno, primeiramente ele colocou a mão nua para pegar o bolo, depois que ele se queimou ele calçou luvas e consegui pegar. Explique o porque ele conseguiu pegar o bolo com as luvas e que tipo de aquecimento o forno utiliza?

Questão 2)  Duas gêmeas (Dani e Maria) saíram juntas por uma passeio em ar livre, Dani colocou uma camisa preta, Maria uma blusa branca. Algum tempo depois, quando elas já estavam em casa, as duas  repararam que Dani estava bem mais suada que Maria. Responda o por quê isto ocorreu?

Questão 3) Gabriel e Ingrid foram à praia de manhã e a temperatura da água estava muito baixa, mas quando retornou a noite à água estava bem mais quentinha. Por que isto acontece?

4 Aplicação

Nestas aulas com a abordagem do pensamento lógico e do racionalismo, todas as explicações e exercícios forma baseados em questões reais de forma em que o aluno possa perceber a importância desse aprendizado na vida cotidiana.

Eles aprendem não só com o conteúdo em si, mas também, com as reações mínimas que ocorrem com as simples coisas do dia-dia, como o fato de cozinhar, eles sem mesmo terem contato com outras explicações de outros assuntos, ele podem internacionalizar este conhecimento para refletir outras questões como efeito estufa, utilização de roupa, o porque de a água estourar ao ser colocada no congelador entre outras questões.

5  controle e avaliação dos resultados escolares

Para avaliação e tarefa de casa, eu escolhi também uma abordagem mais prática. A tarefa que eles terão de realizar é composta por todo o conteúdo dado utilizando todo ele de uma forma só, os obrigando a refletir de como o fazer. A tarefa será a construção de um estufa em miniatura que seja funcional, na qual o calor deve penetrar e se manter ali dentro. Para resolver está tarefa eles terão de pensar em toda parte do conteúdo ministrado como se fosse um só.

Referência Ciências:

  • Alice Costa 2007, Ciência e Interação. Ed positivo.
  • Daniela Scarpa 2008, Estação ciências da Natureza. Ed Escala educacional.
  • Brasil, MEC, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, 5ª a 8ª

séries do Ensino Fundamental, Ciências Naturais. Brasília, 1998.

Considerações finais:

Qual a importância da filosofia para pensar a organização das aulas?

     Com a Filosofia podemos refletir a cerca de como montar uma aula que tenha por objetivo a reflexão do conteúdo por parte do aluno, fazendo uma integração entre  o porque das coisas serem desta forma e a utilização de forma prática, e não somente o conteúdo mais a educação como um todo. A Filosofia auxilia o professor na segmentação da aula que será proposta, norteando-se no aluno, clientela aser atendida, o que corrobora a importância ao conteúdo que será dada por este aluno. A Filosofia baseia seus trabalhos, na elaboração de conteúdos com uma concepção de clientela a ser atendida, valores atribuídos á educação, e a  utilização na vida cotidiana

 

De que forma a filosofia da educação auxilia no processo de formação do professor?

    Ela ajuda dando uma visão diferenciada ao futuro professor; fazendo com que ele reflita e avalie cada idéia individualmente, buscando o por que das coisas. A Filosofia auxilia a levar o futuro docente, á cerca da reflexão de seus conteúdos; levando-o a não agir de maneira unificada, mas observando seu alunado de forma individual nos processosde ensino e aprendizagem. O futuro docente a partir das aulas de Filosofia incorpora a percepção de indivíduo, o mundo da escola, e sua função neste processo

Após as leituras e aulas de filosofia da educação o que significa a aquisição do conhecimento do mundo e das disciplinas específicas?

   Com as disciplinas específicas aprendemos o porque das coisas separadamente, e com sua aprendizagem total, podemos ao final de tudo fazer uma integração de todas as outras coisas e chegarmos a uma reflexão comum sobre o mundo. Na verdade a aquisição do conhecimento parte do pressuposto das experiências adquiridas: o professor como estimulador desse aluno no processo de aprendizagem, trazendo situações cotidianas, utilizando-sede tecnologias. O aluno ao chegar na escola traz consigo seus mitos á cerca de muitas questões do muno cotidiano e do apredizado de muitas disciplinas expecíficas, como a Matemática e as Ciências por exemplo, cabe ao professor tirar este aluno da´´caverna´´, seja através de demonstrações da realidade, insitando neste aluno o desejo de aprender.

 

 

 

 

 

 

Gabriel Henrique de Figueiredo Bizarro – 2011101532 Biologia

Priscila Rodrigues de Souza Barboza  ­­ – 2011200433 Educação Física

Introdução:

Os temas de aula foram planejados com metodologias de ensino de Ed.Física e ciências para alunos do 6º e 9º anos respectivamente. Os tema das aula de Ed.Física será mini basquete (fundamento e aprimoramento), utilizando-se a mutação do jogo individual para o coletivo, com métodos de ensino que respeitem a maturidade motora de ambos os alunos. Como abordagem, as aulas terão como objetivos imediatos ;

·          Psicomotor : mostrar a importância de promover situação ensino aprendizagem ricas no sentido da construção de habilidades corporais básicas para o aprendizado.

·          Cognitivo : realizar movimentos básicos e suas relações com os gestos em que esses movimentos são executados, levando-se em conta os seus limites corporais e os dos colegas.

·          Afetivo: Realizada em pequenos grupos sem finalidade competitiva e sem a divisão em equipes, quando a relação entre os desempenhos individuais compõe e viabiliza a vivência grupal.

  O plano de aula e seu respectivo conteúdo está fundamentado no PCN/MEC1997, de Ed. Física.

 "No primeiro ciclo em função da transição que se processa entre as brincadeiras de caráter simbólico e  individual para as brincadeiras sociais e regradas, os jogos e as brincadeiras privilegiados serão aqueles cujas regras forem mais simples".

   Além do PCN, para justificar tal escolha deste tema, cabe salientar que  o aluno  ingressa no 6º ano estando portanto por volta de 11 anos, traz consigo uma bagagem motora de jogos e brincadeiras de correr e saltar esquivar-se e chutar, pular descer e equilibrar-se, contudo este aluno ao ingressar no 2º segmento depara ao desafio do jogo com regras, onde há a abordagem de conteúdos vivenciados em séries anteriores, como correr, saltar,arremessar, antes abordados de forma lúdica agora aplicados no jogo com regras. Para o 9º ano a abordagem será em nivel mais avançado, levando em consideração a maturidade motora e emocional dos alunos e a facilidade da aceitação das regras.

 Além disso a apresentação de conteúdos, sobretudo jogos com regras aos alunos nas salas de aula de Ed. Física, viabilizada e concientiza no discente a vivência em sociedade, através da internalização de elementos vivenciados e aprendidos no jogo.

O tema escolhido para ciências foi o de propagação de calor, seguindo os parâmetros curriculares nacionais de ciências para o 9° ano.   Ao final do quarto ciclo, os estudantes deverão ter condições para melhor explicitar diferentes relações entre o ar, a água, o solo, a luz, o calor e os seres vivos.
A investigação sobre a polêmica do aquecimento global do planeta e da inversão térmica em cidades poluídas também é parte desse contexto.

Desenvolvimento

Mini basquete

Aquecimento : PEGA-PEGA

 Serão divididas duas equipes com dois pegadores respectivamente, cujo objetivo é conseguir pegar o adversário podendo ser descolado pelos amigos.

 Trabalhando : Domínio socio-afetivo : respeito as regras estabelecidas  pelo grupo, disciplina ; não sair do espaço delimitado.

 Domínio psicomotor : Estruturação espacial (distância e aproximação) nos deslocamentos de fuga e ao desviar  dos demais participantes (correr ou saltar ao fugir)

 Domínio Cognitivo :

Atenção para não ser pego, comparar a velocidade dos participantes, identificar os mais rápidos e memorizar os alunos que são pegadores.

  • Fundamento - Pique - Bandeira com as mesmas equipes, será organizado o pique-bandeira que terá como objetivo adentrar a área do adversário e pegar a bandeira (bola). E leva-la para sua área quicando e driblando.

   Volta a Calma

Brincadeira do multiplo de 5.

Reunir o grupo, e pedir que todos se sentem ao chão. Todos devem falar um n°, se multiplo de 5 deve falar o nome de uma fruta, saindo do jogo quem erra-se.

 

Aula 6 ano de ED. Física.

1) Preparação e introdução da materia.

A ) Como a aula foi preparada?

   A aula foi preparada  tendo como parâmetros o aluno a ser atendido, tendo como base a faixa etária, a série. A aulas abordam 3 objetivos e que salientam em seus objetivos e alvos as metodologias da Ed. Física (Movimento e corpo) e a função da instituição escolar, na formação descente em sua totalidade na educação. O conteúdo será apresentado aos alunos de forma lúdica utilizando-se movimentos básicos, já apresentados em series anteriores, tendo como base os autores:

Bibliografia

  • Brotto, F. O. (2000) Jogos Cooperativos; Se o importante é competir, o fundamental é coopera. Santos; Renovada
  • Freire J.B 1999 Educação de Corpo Inteiro : Teoria e Prática da Educação Física - 4º Edição São Paulo Editora Scipione
  • Jogos educativos 5º edição - Adriano J Rosseto JR, Ambleto Ardigó JR, Caio Martins Costa, Fábio D'angelo - Phorte Editora
  • Jorge Sergio Pérez Gallardo - Prática de Ensino em Educação Física - A criança em movimento 1º Edição2009 São Paulo FTD.

B)Como preparar o aluno para receber conteúdo novo?

  A aula foi preparada e fundamentada, segundo Gallardo, com a "criação de uma linguagem comum de movimento, oferecendo alguns modelos que sejam de domínio de todos os alunos ou situações em que eles, coloquem seus modelos dentro de pequenos grupos.

2) A) Método filosófico a ser trabalhado

  O Método abordado será o método marieutica ; onde o novo,portanto o desconhecido será apresentado aos alunos levando-os ao desconforto intelectual, apesar de alguns gestos lhes serem familiares portanto há a variação, levando os alunos ao desconforto intelectual com subsequente reconhecimento da ignorância, podendo esse aluno se abrir para a novidade ao aprendizado.

2) B) Tratamento didádico da  matéria :

"O processo de aprendizagem caracteriza-se não só pela combinação de diferentes habilidades motoras como também para seleção e pelo aperfeiçoamento de um movimento específico. O interesse por jogar e a escolha de um grupo  de convivência são muito fortes entre pré-adolescentes  10-11 anos.A exposição da aula se dará por meio de uma linguagem comum,sendo oferecido aos alunos alguns modelos que sejam de domínio de todos os alunos com praxias e situações em que os próprios alunos utilizem seus conhecimentos dentro de pequenos grupos.

A aula proposta, iniciação ao basquetebol 6º ano, será utilizada para transmitir aos alunos conhecimentos, extra esportivos, pois é este o sentido da escola, utlizar seus conteúdos de forma a levar o discente a reflexão a cerca de sua realidade. Como aspecto externo utilizou-se o aluno; a clientela a  ser atendida, observando a importância do aluno como fim do objetivo.

A aula de introdução ao mini basquete 6º ano, propõe uma metodologia explicita de percepções e representações, a fim de levar este aluno a organização de funções psicomotoras, cognitivas e afetivas o conduzindo a uma reflexão e a um saber fazer próprio, criando um ambiente propício a  aprendizagem.

Segundo (Freire, 1999) ´É preciso mais do que um conhecimento metódico de tecnicas de dar aulas para formar um educador (...) Uma relação educativa pressupõe o conhecimento de sentimentos próprios e alheios´´.

3)Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades

  O conteúdo utilizado para a aula de introdução 6° ano, terá como enfoque principal o desenvolvimento de capacidades orgãnicas dos indivíduos; coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio. 

  Através de habilidades de correr, segurar, recepção e ataque. Dentro desta proposta , os exercícios serão segmentados e seguirão dentro da projeção pedagógica ( do mais fácil, para o mais difícil). O aluno até antes de adentrar no 2° segmento, 6º ano, as aulas de Ed. Física são de carácter a levar o individuo a estruturação corporal, a construção da imagem corporal, fortalecimento da lateralidade, estando agora apto a oferta de exercícios mais elaborados e dinâmicos, principalmente de noção espacial e controle muscular. Por isso ao apresentar a este aluno o "novo", utilizamos como modelo o metodo da Mariêutica onde há no sujeito o desconforto intelectual levando-o ao reconhecimento da ignorância, e a abertura para a novidade.

4) Aplicação

A) Como a aula estabelece vinculos de conhecimentos com a vida?

  Observa-se que nesta faixa escolar ocorrem as mais diversas manifestações da cultura corporal; neste contexto,  a aula foi elaborada trabalhando-se em grupo, de forma homogênia de gêneros, levando o aluno a apreciar as diferenças biológicas e físicas entre meninos e meninas, bem como até mesmo entre pessoas do mesmo sexo, o que deverá causar neste aluno, o sentimento, a reflexão, e a importância de se aprender a respeitar o outro. Pois o jogo na escola, participa de uma especie de mini sociedade, onde se aprende a partir de regras bem definidas.

5) Controle e avaliação dos resultados escolares

  a)Como tarefa de casa, eu pedirei que o aluno faça uma pesquisa em seu caderno, anotando o nome das pessoas que moram em sua casa e suas caracteristicas físicas, e gênero, levando o aluno a reflexão a cerca dos diferentes grupos étnicos e sociais e como se pode viver em sociedade com respeito mútuo.

  Avaliação:

Como avliação, eu pedirei que os alunos formem grupos mistos ( meninos e meninas), e realizem um jogo de queimada por 30 minutos; Após respondam as seguintes questões;

  • Quais as diferenças entre os arremessos entre os colegas?
  • Quais são as diferenças físicas entre eles?
  • quais as diferenças entre meninos e meninas?

EDUCAÇÃO  FÍSICA;

Bibliografia

  • Brotto, F. O. (2000) Jogos Cooperativos; Se o importante é competir, o fundamental é coopera. Santos; Renovada
  • Freire J.B 1999 Educação de Corpo Inteiro : Teoria e Prática da Educação Física - 4º Edição São Paulo Editora Scipione
  • Jogos educativos 5º edição - Adriano J Rosseto JR, Ambleto Ardigó JR, Caio Martins Costa, Fábio D'angelo - Phorte Editora
  • Jorge Sergio Pérez Gallardo - Prática de Ensino em Educação Física - A criança em movimento 1º Edição2009 São Paulo FTD.

1 Preparação da aula:

A aula foi preparada se baseando em questões do dia-dia, foi feito um levantamento bibliográfico em livros de ciências do nono ano como:

Alice Costa 2007, Ciência e Interação. Ed positivo.

Daniela Scarpa 2008, Estação ciências da Natureza. Ed Escala educacional.

Foi feita uma fusão entre o conteúdo do livro e a idéia do PCN para este ciclo.

Em termologia, calor está ligado à transferência de energia térmica de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura, ou seja, calor é a energia em trânsito. Existem três formas de propagação: Condução de calor, Convecção de calor, Radiação de calor.

Os principais objetivos desta aula é caracterizar aos alunos as principais formas de transferência de calor, levando em conta sua utilização prática deste conhecimento, e também, tendo em vista a assimilação coerente deste ensinamento

2 Métodos filosóficos a ser trabalhado

Esta aula se baseará principalmente com as idéias filosóficas de René Descartes, que consistem no racionalismo; teoria que define o mundo a parti do raciocínio lógico de operação mental, discursiva e lógica.  Para Descartes a dúvida é o primeiro passo para o conhecimento, as coisas devem ser provadas pelo raciocínio lógico para que sejam consideradas verdadeiras. René utiliza o método cartesiano que consiste em duvidar-se de cada idéia que não seja clara ou precisa.  A realidade é composta de mente e matéria e utilizam-se três pensamentos que ajudam na compreensão da realidade:

1)        Idéias inatas – presentes na mente pronto para ser acessado.

2)        Idéias fictícias – existentes da nossa imaginação.

3)        Idéias acidentais – advêm das nossas experiências através dos sentidos.

3) Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades.

Em termologia, calor está ligado à transferência de energia térmica de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura, ou seja, calor é a energia em trânsito.

•     Existem 3 formas de propagação:

•     Condução de calor à Tipo de propagação do calor que consiste na transferência de energia térmica entre as partículas que compõe o sistema.

•     Convecção de calor à É o processo de transmissão do calor, nos líquidos ou nos gases, por efeito das camadas aquecidas que se chamam correntes de convecção, e se dá, porque para a maioria das substâncias, a matéria quando está aquecida se torna menos densa e leve, assim tende a subir, enquanto que a matéria mais fria se torna mais densa e pesada, assim tende a descer.

•     Radiação de calor à Na radiação de calor não é necessário um meio para se propagar (é a única que se propaga no vácuo e em outros meios), veja por exemplo; a luz do sol que viaja por cem milhões de quilômetros através do espaço, que grande parte é desprovida de matéria.

      O conteúdo é a explicação das maneiras na qual ocorrem à propagação de calor, utilizando um método primeiramente prático utilizando experimentos simples e corriqueiros do dia a dia, como exemplo na propagação de calor por convecção fervemos um copo de água, e enquanto este copo está fervendo colocamos pequenos pedaços de serragem e papel e observamos que o papel ou serragem se movem em uma corrente constante. A partir disto os alunos por meio de uma idéia acidental ele observará que as correntes de convecção existem e assim o conhecimento teórico é provado. Na propagação por condução que é o tipo de propagação do calor que consiste na transferência de energia térmica entre as partículas que compõe o sistema. Utilizaríamos uma barra de ferro e nela colocaríamos pequenos pedaços de vela em toda a barra, após  um tempo observaríamos que as velas se derreteriam e cairiam conforme a distância da fonte de transferência de calor, explicando assim que o calor se propaga molécula por molécula de uma extremidade a outra e também sobre a boa condutibilidade do material(ferro). Propagação por irradiação; todos os corpos irradiam calor, ou absorvem esta  irradiação que não passa de onda eletromagnética, A absorção  da radiação depende da superfície sobre a qual está irradiando.  Corpos claros ou espelhados tendem a refletir a irradiação térmica,  enquanto que corpos  escuros tendem absorve esta irradiação.  Neste utilizaríamos uma lata de um lado pintada de preto e outro pintado de branco, a colocaríamos sob a luz do sol e colocaríamos um pedaço de vela em cada lado, após isso observaríamos que a vela que está presente no lado preto derreteria primeiro, outro exemplo que poderia ser utilizado em um dia quente mandar um aluno primeiro sair com uma blusa preta e depois com uma blusa branca assim ele perceberia que com a preta ele suaria mais. Encontrando a conexão teórica na prática, nós utilizamos abordagens experimentais para provar todo o conhecimento prático. Todos os experimentos devem ser dados antes da teoria, pois assim levariam a refletir o porque das coisas aconteceram daquela forma.

Para os exercícios baseados em questões do dia-dia para a reflexão prática do aluno como exemplo:

Questão 1) Arthur foi fazer um bolo para a sua avó, no momento em que ele foi retirar o bolo do forno, primeiramente ele colocou a mão nua para pegar o bolo, depois que ele se queimou ele calçou luvas e consegui pegar. Explique o porque ele conseguiu pegar o bolo com as luvas e que tipo de aquecimento o forno utiliza?

Questão 2)  Duas gêmeas (Dani e Maria) saíram juntas por uma passeio em ar livre, Dani colocou uma camisa preta, Maria uma blusa branca. Algum tempo depois, quando elas já estavam em casa, as duas  repararam que Dani estava bem mais suada que Maria. Responda o por quê isto ocorreu?

Questão 3) Gabriel e Ingrid foram à praia de manhã e a temperatura da água estava muito baixa, mas quando retornou a noite à água estava bem mais quentinha. Por que isto acontece?

4 Aplicação

Nestas aulas com a abordagem do pensamento lógico e do racionalismo, todas as explicações e exercícios forma baseados em questões reais de forma em que o aluno possa perceber a importância desse aprendizado na vida cotidiana.

Eles aprendem não só com o conteúdo em si, mas também, com as reações mínimas que ocorrem com as simples coisas do dia-dia, como o fato de cozinhar, eles sem mesmo terem contato com outras explicações de outros assuntos, ele podem internacionalizar este conhecimento para refletir outras questões como efeito estufa, utilização de roupa, o porque de a água estourar ao ser colocada no congelador entre outras questões.

5  controle e avaliação dos resultados escolares

Para avaliação e tarefa de casa, eu escolhi também uma abordagem mais prática. A tarefa que eles terão de realizar é composta por todo o conteúdo dado utilizando todo ele de uma forma só, os obrigando a refletir de como o fazer. A tarefa será a construção de um estufa em miniatura que seja funcional, na qual o calor deve penetrar e se manter ali dentro. Para resolver está tarefa eles terão de pensar em toda parte do conteúdo ministrado como se fosse um só.

Referência Ciências:

  • Alice Costa 2007, Ciência e Interação. Ed positivo.
  • Daniela Scarpa 2008, Estação ciências da Natureza. Ed Escala educacional.
  • Brasil, MEC, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, 5ª a 8ª

séries do Ensino Fundamental, Ciências Naturais. Brasília, 1998.

Considerações finais:

Qual a importância da filosofia para pensar a organização das aulas?

     Com a Filosofia podemos refletir a cerca de como montar uma aula que tenha por objetivo a reflexão do conteúdo por parte do aluno, fazendo uma integração entre  o porque das coisas serem desta forma e a utilização de forma prática, e não somente o conteúdo mais a educação como um todo. A Filosofia auxilia o professor na segmentação da aula que será proposta, norteando-se no aluno, clientela aser atendida, o que corrobora a importância ao conteúdo que será dada por este aluno. A Filosofia baseia seus trabalhos, na elaboração de conteúdos com uma concepção de clientela a ser atendida, valores atribuídos á educação, e a  utilização na vida cotidiana

 

De que forma a filosofia da educação auxilia no processo de formação do professor?

    Ela ajuda dando uma visão diferenciada ao futuro professor; fazendo com que ele reflita e avalie cada idéia individualmente, buscando o por que das coisas. A Filosofia auxilia a levar o futuro docente, á cerca da reflexão de seus conteúdos; levando-o a não agir de maneira unificada, mas observando seu alunado de forma individual nos processosde ensino e aprendizagem. O futuro docente a partir das aulas de Filosofia incorpora a percepção de indivíduo, o mundo da escola, e sua função neste processo

Após as leituras e aulas de filosofia da educação o que significa a aquisição do conhecimento do mundo e das disciplinas específicas?

   Com as disciplinas específicas aprendemos o porque das coisas separadamente, e com sua aprendizagem total, podemos ao final de tudo fazer uma integração de todas as outras coisas e chegarmos a uma reflexão comum sobre o mundo. Na verdade a aquisição do conhecimento parte do pressuposto das experiências adquiridas: o professor como estimulador desse aluno no processo de aprendizagem, trazendo situações cotidianas, utilizando-sede tecnologias. O aluno ao chegar na escola traz consigo seus mitos á cerca de muitas questões do muno cotidiano e do apredizado de muitas disciplinas expecíficas, como a Matemática e as Ciências por exemplo, cabe ao professor tirar este aluno da´´caverna´´, seja através de demonstrações da realidade, insitando neste aluno o desejo de aprender.

 

 

 

 

 

 

Gabriel Henrique de Figueiredo Bizarro – 2011101532 Biologia

Priscila Rodrigues de Souza Barboza  ­­ – 2011200433 Educação Física