(colaboração de Homero Dantas Junior)

A palavra “ética” provém do grego “ethos”, a qual possui como siignificado modo de ser, caráter. Na tradução do latim, “ethos” quer dizer “mos” que significa costume, palavra da qual surgiu o conceito de moral. Independente da tradução que é atribuída para “ethos”, nada é diferido, pois sempre o conceito terá indicação de um comportamento humano, algo que o homem adquire por habitualidade, por meio da cultura sociológica na qual está inserido. Ou seja, o ser humano não nasce com ética, somente adquire com seu desenvolvimento em conjunto com a sociedade da qual passa a fazer parte.

A denominação “ética” apresenta em seu corpo um viés de incorporação de juízos de valor, sejam valores subjetivos ou intersubjetivos. A cada indivíduo são dados um valor, um costume, ou até mesmo um hábito. Tomando-se por base que a ética é uma ciência humana, há uma perspectiva ampla ao que diz respeito a seu conceito. Deste modo, não se torna uma tarefa fácil o desenvolvimento de uma teoria sobre a ética, assim como utilizarmos, de forma prática, esta teoria.

A princípio encaramos a ética como algo bom, justo, correto, virtuoso, de boa conduta, entre outros adjetivos benignos. Não é possível, no entanto, definir-se ética com uma visão superficial ou generalizada. É necessário ir além, no cerne de cada bloco social, pois é onde se habitam os costumes de cada grupo social. Deste modo, deve ser lembrado que há uma diferenciação de cada sociedade para outra, em razão justamente de seus costumes e hábitos diversos. Assim, o que é ética para uma sociedade, pode ser uma visão antagônica para a outra sociedade. Percebe-se então o espaço em que há na ética, uma lacuna que só poderá ser completada por um grupo social de comportamento homogêneo.

Por essa razão a ética tem que ser analisada de modo específico, com a análise de cada caso, conforme a história de vida de uma sociedade e a cultura política, religiosa e econômica na qual a mesma está inserida. Deve haver a compreensão do que é bom ou mal, justo ou injusto para cada grupo, e a análise deve ser realizada com modulação e dosagem do comportamento humano do grupo social pesquisado. Desta forma, ficará mais fácil conseguir a maior eficiência possível para se desvendar o conceito de ética para aquele grupo específico.

Os relacionamentos entre os homens são comportamentos de cada indivíduo os quais refletem à sociedade na qual estão inseridos. Parafraseando com conceitos das ciências naturais, são movimentações de energias comportamentais compreendidas nas dimensões de tempo e espaço. Comportamentos como, por exemplo, exercer atividades laborais, elogiar os outros, tolerar demais indivíduos de sua sociedade, ou mesmo comportamentos considerados negativos como roubar, prevaricar, corromper, fraudar, ofender os semelhantes; independente da maneira na qual se venha a expressar tal comportamento, irá gerar uma repercussão para a sociedade na qual se insere. A partir do momento que tais ações se tornam habituais e homogêneas, passam a ser referência para o determinado grupo social. Torna-se então parte de sua cultura, e incorpora-se assim o conceito de ética para o mesmo.