Maio / 2013

FACULDADE NOSSA CIDAD

PROFESSORA ESTHER COSS

ELENICE DE SOUZA SILVA

RA – 6331

A importância da ética no relacionamento intrapessoal

Desde de os tempos antigos a sociedade em si tinha princípios  de comportamento que julgavam ser bom e aceitável, o homem em si sempre viveu sob normas que existe entre o individuo e a sociedade.

A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade,e seus princípios básicos,ou seja,(honestidade,  eqüidade, justiça, respeito, liberdade, consciência,  direito a segurança e o de propriedade. Se um desses princípios básicos é violado pode ser considerado anti ético mesmo que não prejudique ninguém.

 Dentro de uma organização muitas vezes a amizade se torna mais importante que a ética profissional, passando por cima de princípios básicos para maquiar algumas tomadas de decisão, muitas das vezes não existe mais o respeito.Um bom gestor dentro da organização faz com que seu relacionamento intrapessoal seja bom entre seus liderados exatamente porque ele sabe separar seu profissional e ter ética,embora toda organização tenha formas diferentes de liderar o principio básico da ética não deveria mudar pois é um só.

 A importância da ética no relacionamento intrapessoal faz com que a tomada de decisão se torne certeira, vivemos um momento em que a referência tradicionais da ética esta desaparecendo, mas não devemos deixar que os princípios de fazer toda  diferença dentro  de uma organização.

 Veja agora o renascimento contemporâneo dos princípios clássicos da ética.O princípio religioso, da força afirmativa, da realidade, da responsabilidade, liberdade e igualdade, da diferença, da autodeterminação, respeito pela vida.Segundo Paul Valadier “Aos  que pretende que a moral desapareça de nossa sociedade, como aos que clamam que ela faz um retorno forcada, seria preciso sem duvida contestar que a moral jamais desapareceu.

Referencia bibliográfica.Lacombe,Francisco José MassetRecursos humanos: princípios e tendências / 2.ed.São Paulo : Saraiva, 2011.Paginas – 462,463.