Resumo

Este artigo tem como objetivo abordara importância da ética na educação escolar visando à formação de alunos-cidadãos conscientes com seus respectivos direitos e deveresem sociedade inserida. A ética na educação escolar trará uma educação comprometedora na qualidade de formar cidadãos de responsabilidade com os princípios e valores éticos. A partir dessa perspectiva que o ser humano convive em sociedade com diversos indivíduos de diferentes padrões culturais, pensamentos e concepção de condutas, no quais o influenciam no meio que convivem em cidadania. Nesse aspecto a escola tem o desafio de contribuir para a formação ética dos alunos-cidadãos, trazendo nas práticas pedagógica a inclusão do ensino da ética no ambiente escolar, levando o aluno à reflexão das questões morais e éticas de cidadania.                                                                       

Introdução

Um dos desafios contemporâneos que a escola enfrenta é na contribuição para a formação moral ética dos alunos-cidadãos conscientes, convivendo em uma sociedade atual caracterizada com marginalidade, conflitos e interesses individuais e sociais, nos quais, demanda uma consciência da realidade.Para isso, há necessidade de termos profissionais éticos que acreditam, por meio da educação é possível formar cidadãos responsáveis, críticos e ousados em lutar pelos seus direitos e assim formando uma sociedade mais justa e igualitária.

 Além disso, a falta de ética na sociedade e uma enorme barreira para que as relações profissionais e pessoais escorram dentro de um parâmetro social aceitável, por este motivo, é fundamental quenos ambiente escolar haja a inclusão da ética, levando assim o alunoà refletir sobre as problemáticas sociais e buscando possíveis soluções com sua participação de cidadão no meio que vivem, tendo plena consciência dos valores éticos morais. Para isso a escola carece proporcionar práticas pedagógicas que incluam o ensino da ética no espaço educacional, a fim de conscientizar as crianças, desde tenra idade, que todos tenham a plena liberdade de decisão e das ações, desde que não interferem dos direitos de outras pessoas.  Segundo o PCNs (2001) os valores morais que subjazem aos ideias da Constituição Brasileira não forem intimamente legitimados pelos indivíduos que compõem a sociedade brasileira, o próprio exercício da cidadania poderiam ser prejudicados. Sendo tarefa de toda sociedade fazer com que esses valores morais e éticos venham a ser desenvolvidos, é também dever da escola promover nesse sentido.

Sendo a escola um espaço ideal para reflexão, e ao professor competeà função de promover á vivencias de valores éticos morais fundamentais que proporciona na construção de uma sociedade melhor.O professor representa um importante papel dentro da ética educacional não somente no repassar de conteúdos científicos, mas trocando saberes com o aluno, por meio, do diálogo e a participação de discussão problemáticas inseridas na sociedade. Na formação de um aluno-cidadão precisa desenvolver num todo, na parte da afetividade, no biológico, cognitividade, no psicomotor e social. Deste modo, o aluno através da interação com os educadores vai se desenvolvendo e ampliando sua visão no cotidiano social.

A metodologia utilizada para a realização deste artigo foi da pesquisa científica abordando vários conceitos de autores sobre a ética na educação. Em primeiro instante faremos uma definição da ética e sua importância na escola,nos quais contribui na formação do aluno-cidadão, participação do educador como disseminador dos princípios e valores éticos no contexto escolar. É também da necessidade da inclusão do ensino da ética com práticas pedagógicas para os alunos.

1 Conceituação de Éticae sua importância na educação escolar

Falar de ética nos dias atuais tornou-se algo comum e ridicularizado, sendo que as próprias pessoas não conhecem o real conceito de ética e seus valores éticos que auxiliam na construção de uma sociedade justa e igualitária. O Estatuto da Criança e do Adolescente, LEI Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, Art. 53 discursa que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Sendo assim, o educador carece trabalhar e empenhar-se para que isso ocorra. Seja em suas atitudes docentes, nas relações com os educandos, na postura do professor em sala, no chamar a atenção nas conversas, no relacionamento com os profissionais da escola ou na forma como se comporta em sociedade, a ética se faz presente como algo muito fundamental. Então o que é ética afinal?De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001),

“Referir-se como um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional. Em outro sentido significar como Filosofia da Moral, do pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem o padrão de condutas humanas”. 

Cortella (2010, pg.106)expõem a seguinte definição:

“A ética é o conjunto de princípios e valores da nossa conduta na vida junta. Portanto, ética é o que faz a fronteira entre o que a natureza manda e o que nós decidimos. A ética é aquilo que orienta a sua capacidade de decidir, julgar, avaliar.”

Segundo o olhar de Dutra (2013),

“A ética não olha apenas para os interesses de um individuo, ela olha para o interesse em comum de um grupo.(...) quando se retrata da ética na educação logo se pensa na conduta do professor em relação a seus educandos. A ética gira em todos os princípios e valores que norteiam a ação estabelecendo regras para o bem comum, tanto no individual como no coletivo, assim estabelece princípios gerais.” 

Boff aponta que “Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável psicologicamente integrada e espiritualmente fecundada” (1997). Desta forma nossos atos podem influenciar na vida de outras pessoas projetando ações boas ou más acarretando em responsabilidades. Na forma ampla a ética é definida como uma teoria de fundamentos do agir humano, na busca do comum e da realidade individual.

No contexto da educação a ética gira em torno dos educandos.A ética na educação escolar e a prática docente esta diretamente associada ao educador que valoriza o saber dos alunos refletindo sempre em sua práxis diária.Desta forma entramos no campo da educação na inclusão da ética na escola no dizer:

“Aprender a ser cidadão é”, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, reponsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. “Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos, é, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.” (MEC, 2001, pg. 13). 

2 A importância do ensina da ética no ambiente escolar 

É importância o ensino da ética no campo pedagógico, aonde os educadores poderão repassar os valores, as normas e regras através dos livros didáticos, pela forma de avaliação, pelo comportamento dos alunos permanecendo ocultos no ambiente escolar. Essas questões necessita haver um tratamento explícito, e que sejam assuntos de reflexão da escola como um todo, e não apenas dos professores, mas de todos profissionais incluídos na escola.

Para isso, é fundamental uma proposta de organização curricular com a presença da Ética. De acordo com os PCNs (2011) trazer a ética para o espaço escolar significa enfrentar o desafio de inserir, no segmento de ensinoe aprendizagem que é realizada em todas as umas das áreas do conhecimento, uma continua atitude crítica. É onde o reconhecimento dos limites e das possibilidades dos sujeitos configurados em proposta de uma educação moral que proporcione aos educandos condições para o desenvolvimento de sua autonomia, dando-lhes capacidade de posicionar-se diante da realidade, fazendo escolhas, estabelecendo critérios e participação da gestão das ações coletivas realizadas.

Como aponta MORETTO, (2001).

“A ação do educador deve pautar na ética profissional vista como o compromisso de o homem respeitar os seus semelhantes, no trato da profissão que exerce. Este é o foco da ética profissional: o respeito. O corolário deste valor e um conjunto de valores, como a competência do profissional, a constante atualização do domínio dos conteúdos, a honestidade e propósitos na educação, a avaliação eficiente e eficaz dos alunos. Assim podemos afirmar que educar é, por essência, uma atividade ética, tendo em vista as consequências para avida dos educandos.” 

3A ética na pratica pedagógica

Para o desenvolvimento da prática pedagógica do ensino da ética constituída de princípios, valores e condutas, ou ainda mudanças de comportamentos que possam assegurar o estabelecimento de relações permanentes na fundamentação ética. É importante o educador desenvolver projetos pedagógicos, nos quais estabeleça metas e prazos pré-estabelecidos, havendo flexibilidade para rever ou reajustar de acordo com as necessidades ocorridas.

Por meio destas práticaspedagógicas, possibilita o educador desenvolverdiscussões de ética com os alunos, através na reflexão de suas atitudes cotidianas e assim reverem suas posturas diante dos outros indivíduos. De acordo MATOS. E. et al. (2013), algumas atitudes que auxiliam no contexto escolar na interação professor e aluno. São elas:

[...]