A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA PARA A CULTURA

Manoel Huires Alves

A cultura como a língua poderia, sim, existir na sociedade sem a presença da escrita, pois a humanidade, há milhares de anos - mesmo antes de inventar a escrita - já falava e transmitia, passando de geração em geração os seus costumes, as suas tradições, e as suas leis ou regras morais (sociais) e religiosas (crenças), ou seja, a exemplo, cito a cultura pré-histórica e a cultura de outros povos antigos que tiveram os seus conhecimentos repassados pedagogicamente pela oralidade.

Conceituar uma atividade cultural é bastante complexo, pois uma manifestação cultural pode ser analisada erroneamente pela sua revelação acerca da significação de sua manifestação na sociedade.

Não é certo dizer que uma comunidade não possui cultura quando ela não tem contato com a comunicação escrita, pois antes dela, o povo daquela comunidade, certamente, se comunica oralmente.

Poderíamos dizer que a cultura é o conjunto de conhecimento adquirido de um povo? Sim. Então é certo dizer a cultura engloba tudo o que um povo aprende? Sim. Neste caso, é certo também dizer que a cultura no seu espaço independe da escrita para a sua existência e, logicamente, para a sua conservação. Sim.

Mas, dada a capacidade de documentar e preservar mensagens linguísticas, não podemos negar a grande importância que teve a escrita no passado e agora ? no presente ? com o surgimento de uma sociedade moderna e tecnologicamente integrada.

Não podemos, embora difícil de entender, dar mais importância - o que comumente fazemos excessivamente - a comunicação escrita, pois a comunicação oral é (até) mais importante do que a comunicação escrita.


A CULTURA DAS MINORIAS INDÍGENAS EM NOSSO PAÍS


A sociedade moderna brasileira tem uma dívida enorme para com a cultura dos verdadeiros donos da terra que os estrangeiros invadiram e que a conhecemos hoje por Brasil.

Não há dúvida de que os portugueses ao chegarem aqui, embora não encontrando nenhuma escola, nenhuma biblioteca ou qualquer evidência de um povo (para eles civilizados nos moldes europeus), não tenha entrado em contato com uma cultura existente.

Os indígenas (moradores) do Brasil falavam (e falam por resistirem ainda) centenas de línguas diferentes, cujas origens e conexões ainda são pouco conhecidas por nós. Sua cultura material, moral e espiritual também é bastante diversificada, apesar de nós, cegos pelo véu do preconceito de vermos neles um fundo de selvageria, comumente acharmos que a nossa cultura é superior a deles.

Foi com este olhar que os portugues procuraram ver a cultura indigena brasileira. No pedestal cultural magestosamente europeu, os invasores logo quiseram impor a sua ditosa vontade: sobrepor, pela força, uma nova cultura destruindo assim a identidade de um povo.

Isto não aconteceu (e acontece ainda) apenas com a cultura indígena brasileira, não. Acontece também com a cultura afro-brasileira, por ser a minoria. Acontece do mesmo jeito com a cultura sertaneja nordestina, por acharem uma cultura atrasada. Equívocos que se repetem.

A cultura indígena, ainda encravada em nosso passado, pode interagir , sim, com a nossa - se assim podermos dizer - cultura do Brasil moderno. Todos nós ganhariámos, principalmente a cultura brasileira, ficaria mais rica e mais bela.


AS MANIFESTAÇÕES DE LÍNGUAS AFRICANAS EM NOSSA CULTURA


A cultura brasileira sofreu reflexo de várias outras culturas, embora que sua predominância cultural seja de português-européia, ela sofre ainda hoje uma forte influência criada pela cultura norte-americana.

Mas, o que dizer da cultura - que embora não aceitem - convive com a nossa cultura brasileira? Estou falando da cultura africana, da cultura indígena que teve uma definida miscigenação em nossas origens, tanto cultural quanto racial.

Poderíamos ter uma cultura verdadeiramente brasileira separando estas duas culturas de nossa sociedade? Claro que não. Então... Porque não lhe rendemos as justiças devidas e não lhe damos os destaques merecidos na formação de nossa cultural.

Não adianta - por mais que se queira - negar a importância da cultura africana na formação da cultura brasileira. Não é correto usar o termo afro-brasileiro querendo explicar uma atuação da cultura africana em nossa cultura (brasileira), seja na linguagem, seja na culinária, seja no folclore ou na religião.

Sabemos que a cultura de um país é formada pela cultura de cada um dos seus habitantes. Do ponto de vista que foi a predominância dos africanos na presença e formação da sociedade brasileira, perguntamos... Porque não nos orgulhamos do que nós herdamos dos Africanos? Seria por aceitarmos o que diz aqueles que a tratam como uma cultura atrasada?
Para tentar resolver esse impasse basta entender que todos nós somos brasileiros e falamos a mesma língua e formamos uma única nação.