RESUMO

A ergonomia faz parte de um universo político fundamental na vida das organizações que favorece o bem-estar físico e é fonte de prevenção de muitos prejuízos causados por acidentes no trabalho. Aliada a uma política de  segurança e saúde do trabalho, a equipe multidisciplinar visa antes de tudo preservar a vida e a dignidade da pessoa. O ser humano necessita de direitos e de segurança. Trabalhar é bom, mas com qualidade e eficiência. Ginástica laboral, posição do corpo, das cadeiras, altura das mesas, banco do carro, altura, peso, tempo e medo de sentar e agachar, modo de arrumar o ambiente de trabalho, clima e cor da paredes, tudo isso faz parte da ergonomia e muito mais, além da tecnologia  a serviço da saúde e do conhecimento.De maneira ampla e holística a ergonomia trata dos fatores físicos, cognitivos, sociais, organizacionais e ambientais da pessoa e que são fundamentais para a QVT – Qualidade de Vida no Trabalho.                                           

Palavras-chave: Ergonomia, bem-estar, prevenção, equipe multidisciplinar, qualidade de vida no trabalho.

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo principal discutir a problemática da ergonomia como política de prevenção contra acidentes e mal-estar e a favor da segurança e qualidade de vida no trabalho, perante as organizações. Percebe-se que na diversidade de opiniões atuais ainda persiste um ranço de fragilidade no tradicionalismo empresarial. Dentre as deficiências obsoletas e arcaicas nas empresas uma delas é a falta de conhecimento da ergonomia como fator preponderante na vida e gestão holística. É pertinente conhecer a evolução da ergonomia no decorrer dos séculos, entretanto é preciso mudar a consciência e modernizar as empresas, colocando os colaboradores em primeiro plano.

 Partindo desse pressuposto, no atual pluralismo mundial, faz-se necessário rever posturas que desqualificam o trabalho, causa estresse, doenças e até mortes nas pessoas. Sabe-se que a cultura organizacional é um conjunto de costumes e valores apreendidos pelas organizações e nela precisa  ser incorporada a ergonomia. Desde o planejamento estratégico de toda a empresa, passando pelo plano de cargos e salários, pela gestão compartilhada que visa uma integração dos colaboradores, é preciso transformar as empresas em verdadeiros ambientes de sucesso, a começar pela maior valorização, motivação e incentivo ao seu capital intelectual. O sentido geral do trabalho está ligado à satisfação, a uma vida prazerosa, compartilhada com os colegas como uma família integrada.

  Os pressupostos ergonômicos que devem nortear a vida das pessoas nas organizações são: saúde e bem-estar, segurança, preenção, qualidade de vida, tratamento e amparo, ginástica laboral,  trabalhar por oportunidade e por prazer com amor, cada pessoa em sua função certa no lugar certo, equipe multidisciplinar. Tudo isso é a soma da ação ergonômica necessária a uma empresa que pensa em avançar não apenas em termos de lucratividade econômica e produção de capital, mas de investimento a longo prazo, a começar dando sentido ao trabalho, alinhando assim os objetivos dos colaboradores aos da empresa. É por isso que a importância da valorização da cultura organizacional é fundamental, pois é lá no dia a dia, frente aos valores defendidos e vivenciados que se experimenta a missão e a visão da empresa. Só se alcança a meta organizacional quem tem estratégias sistêmicas que contemplem os axiomas ergonômicos.