Neide da Silva Vital de Barros

                                                              Neidesilva­[email protected]

A Educação Infantil é muito importante por desempenhar um papel básico de valores morais, intelectuais, a criança sendo um ser biológico, que percorre etapas etárias o processo de aprendizagens básicas, desenvolvimento da linguagem, permite a criança compreender melhor o mundo que a rodeia, ter um bom desempenho em qualquer tarefa, aquisição de aprendizagem das regras a maneira como as coisas devem ser feitas e como não deve ser, criar imaginação, atenção que se realiza por meio de jogos e brincadeiras.

Quando falamos sobre a importância da criança na educação infantil, vem os questionamentos se realmente há necessidade da criança com idade inferior a seis anos freqüentar a escola. Sabemos que a escola de Educação Infantil  permite e incentiva o brincar de seus alunos.  Na Educação Infantil é possível trabalhar o brincar de diferentes formas, permitindo, cada vez mais, um desenvolvimento íntegro, ou seja, um desenvolvimento social, cognitivo e motor.

Segundo Almeida a esperança de uma criança, a freqüentar a escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder, alguém muito consciente e que se preocupe com ele e que faça pensar, tomar consciência de si e do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir uma nova historia e uma sociedade melhor (1987, p.195). É relevante compreender que a criança precisa está em um ambiente favorável ao seu crescimento e a Educação Infantil permite que ela se desenvolva de forma espontânea e o professor se torna, na maioria das vezes, como se fosse alguém da família. Portanto o trabalho realizado em sala de aula vai muito além de apenas cuidar, o profissional busca formas pedagógicas par inserir os jogos e brincadeiras na educação de seus alunos, fazendo com que o conhecimento dessas crianças se evolua de modo satisfatório.

Piaget (1967), diz que “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. Desta forma podemos observar o quão importante à presença da criança em uma sala de Educação Infantil.

Sabemos que a Educação Infantil é um espaço lúdico, onde destaca o brincar e é justamente através desse brincar que a criança conseguirá aprender e se desenvolver. Sendo que ela trabalha a motricidade fina, quando brinca com massinha, com jogos de encaixe, quebra-cabeça, entre outros brinquedos, e desenvolve a motricidade ampla quando brinca de cadeira musical, de correr, de subir e descer degraus no pátio. Podemos também notar que jogos coletivos permitem ampliação das interações sociais, das capacidades lingüísticas e do senso moral e que qualquer jogo de esconde-esconde exige estratégia e capacidades cognitivas. Segundo o Referencial Curricular vol.2 ( 1998, p.11), a possibilidade de desde muito cedo efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da auto estima, essencial para que as crianças se sintam confiantes e felizes.

Referencias Bibliográficas

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica – técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Edições Loyola, 1987.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. 2 ed. Tradução de Álvaro Cabral Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

Referencial curricular. Brasília: Formação Pessoal e Social, 1998, 11 p. (Volume 2)