A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O movimento do ser humano quando nasce é inato e por ser inato, não é função do educador ensinar esse movimentos, mas sim ajudar na construção da compreensão e do entendimento desses movimentos para assim esse movimento  tornar-se significativo.

A educação física se tornou obrigatória na educação básica desde a promulgação de LDB 9.394/96 e que também é entendida como área de conhecimento pela câmara da educação básica.

Então podemos ver que a disciplina de educação física não pode ter como foco uma aula de atividades sem um fundo com bases científicas para que assim o professor possa compreender seu aluno, e que esse por sua vez possa ter uma aprendizagem ampla e significativa da sua motricidde. Para isso, se faz necessário que as crianças familiarizem-se com a imagem de seu próprio corpo, ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, com atividades, utilizando gestos diversos, ritmo corporal em brincadeiras e danças, jogos e demais situações de interação.

A educação física deve estar presente na educação infantil trabalhando a motricidade humana na reabilitação e nas estruturas capacitativas. O professor atuante na educação física na educação infantil, deve visar ação e reflexão, o educador deve favorecer seus alunos com atividade onde haja a construção e a compreeção de sua motricidade. Conhecendo melhor sua motricidade, o aluno vai poder interagir no meio em que vive.

Com aulas realmente significativas, vai aprender a conhecer a si próprio como ser humano, ou seja, vai aprender respeitar seu corpo e limites.

Nós seres humanos nascemos com nossa motricidade num estado caótico, já os cavalos, por exemplo, pouco tempo depois de nascerem já podem caminhar livremente ou então os cachorrinhos ao nascerem já se arrastam, mesmo de olhinhos fechados, para a teta da mãe e se alimentam.

Mas por nacermos assim, com nossa motricidade tão caótica estamos abertos, prontos a novos aprendizados, para assim construirmos o nosso conhecimento de nós mesmos. Por meio de atividade práticas de dinâmicas de grupo ou sensibilizações, ou ainda dança, lutas, jogos, a criança envolve-se e sente a nessecidade de partilhar com o outro. Isso possibilita que a criança possa adentrar no mundo do faz-de-conta.

Com esse ato lúdico a criança aprende a se conhecer, conhecer seus limites e satisfaz certas curiosidades do mundo ao seu redor.

Tendo aulas de educação física proveitosas a criança vai conseguir identificar sua força, equilíbrio, noção de dominância lateral entre outras.

Assim podemos dizer que na educação infantil não podemos ter aulas onde os alunos ficam imóveis em suas salas, mas devemos proporcionar aulas onde as crianças possam ter atividades assistidas ou ainda momentos de brincar livremente.

É importante promover atividades onde os alunos vão ter conhecimento de seus movimetnos e passem a entende-los. Então, trabalhando a motricidade ainda na educação infantil estaremos aprimorando nossos alunos, para a vida.

É necessário trabalhar reflexo, equilíbrio e noção de lateralidade atravéz de brincadeiras, jogos, dança, usando abundantemente o lúdico. Como por exemplo a música:

Brincando com o corpo:

Quando eu danço,

Todo o meu corpo balança e dança,

Mexe e remexe, requebra e fala.

Balanço a cabeça pra frente e pra trás,

Balanço os braços pra cima e pra baixo.

Brinco com as pernas cruznado e pulando.

Quando eu danço,

Todo o meu corpo quer lhe falar

Que a alegria é mesmo dançar

E que a festa é poder brincar

E felicidade é poder vibrar.

Então , deixe seu corpo falar e sentir

Que o bom da vida é agor.

Vamos embora.

(Música de Regina Shudo).

A cada surpresa ambiental o ser humano  por nascer com a motricidade em desordem, porém abertas para aprender, podem dar uma nova ordem.

Então o fenômeno da motricidade é muito complexo, no qual vai haver modificações na construção perante a interação com o meio ambiente.

Somos animais-seres-vivos-locomotores- então seres vivos que precisam se locomover para garantir sua alimentação, reprodução, seu abrigo e várias outras necessidades.

Assim as habilidades de locomoção vão ser bem desenvolvidas, mas essa é só uma visão geral já que, cada ser humano é único e vai desenvolver suas habilidades de forma única.

Outra ótima atividade é brincar de caretas em frente a um espelho com os alunos, eles adoram, e com essa atividade vão começar a conhecer-se melhor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia:

Fogaça Junior,  Orlando Mendes

Ensino de educação física escolar: pedagogia IV/ Orlando Mendes Fogaça Junior. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Shudo, Regina. Educação Infantil: Nível I, 1.Bim./Regina Shudo; adaptação Rosangela Percegona Borba; ilustrações Alessandra Tozzi...[et al.]. – Curitiba: Posigraf, 2006