Pesquisa bibliográfica apresentada a Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, como requisito final da disciplina de IESC – Interação e Ensino Serviço e Comunidade.  Sob a orientação do Professor João Jackson Costa Silveira.

FORTALEZA – CE

2017Projeto de pesquisa apresenta/do à Universidade Vale do Acaraú como requisito final da disciplina de Praticas de Ensino V Interação Ensino Serviço e Comunidade – IESC V 

                                                                                  

Pesquisa apresentada em _____ / _______/ _______ 

 

_____________________________________________________

Professor (a) Orientador (a):

_____________________________________________________

Professor (a) Membro1

_____________________________________________________

Professor (a) Membro2

FORTALEZA – CE

RESUMO

O presente trabalho foi feito a partir de pesquisa bibliográfica com assuntos e artigos relacionados ao tema apresentado, onde se procurou abordar a importância da educação física escolar, que é tão “marginalizada” por seus praticantes, por não praticantes e até mesmo por seus professores. Com o intuito de mostrar a importância da educação física escolar para os alunos e como é essencial e prazerosa para a quem pratica, apresentando os benefícios da educação física escolar, abordando seu papel na escola e o dever dos professores na pratica das atividades, mostrando o valor da prática da atividade física com um aprendizado prazeroso para os alunos nas escolas. Mesmo com todos os problemas enfrentados dentro da escola com a falta de materiais, falta de estrutura, falta de tempo e falta de interesse dos alunos para com as aulas. Dando hipóteses de possíveis melhorias para tanto descaso e falta de importância por essa disciplina que é essencial na vida do ser humano e que é de suma importância estar presente desde sua infância. Considerando a influencia que a atividade física causa no motor e no cognitivo da criança que só tem benefícios com a pratica de atividades educação física tanto dentro quanto fora da escola.

Palavras chaves: Educação física. Pratica. Escola. Aluno.

  • INTRODUÇÃO.........................................................................................5

1.1 JUSTIFICATIVA.................................................................................6

  • ......................................................................................6
    • OBJETIVO GERAL..................................................................6
    • OBJETIVOS ESPECIFICOS...................................................6
  • ...............................................................................6
  • .......................................................................................7
  • FUNDAMENTAÇÃO TEORICA................................................................8

2.1 A ORIGEM DO FUTSAL.....................................................................8

2.2 A EDUCAÇÃO FISICA NA ESCOLA...................................................8

2.3 A “VALORIZAÇÃO” DA EDUICAÇÃO FISICA.......................................................................................................8

  • ......................................................................................10
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................11

5     REFERENCIAS........................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

O tema escolhido a ser abordado neste presente trabalho tem como propósito discutir a contribuição e importância da Educação Física escolar, podendo ser trabalhada entre métodos educativos que são vivenciados e praticados em áreas do conhecimento, trabalhados nas escolas. A Educação Física dentro do ambiente escolar funciona como instrumento para o desenvolvimento do cidadão, assim como o desenvolvimento das capacidades e habilidades motoras trabalhadas dentro da dança, do jogo, da luta, do lúdico e nas diversas metodologias de ensino. E também serve como um espaço educativo totalmente direcionado para promover as relações interpessoais entre os alunos, trabalhando seu espirito de competição, sua coletividade, a auto estima e a autoconfiança valorizando aquilo que cada aluno é capaz de fazer de acordo com suas habilidades e limitações pessoais.

A educação física ajuda a contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, como também, para minimizar e por vezes até mesmo prevenir dificuldades de aprendizagem, além de resgatar a autonomia dos alunos, principalmente das crianças portadoras de necessidades especiais que por muitas vezes sofrem por não poderem participar das aulas de educação física, e quanto a estas crianças, os benefícios são inúmeros, pois qualquer ganho físico para elas terá grande influencia para a aprendizagem e para o seu cotidiano. Uma criança com síndrome de down, numa atividade com bolas, arcos, cones onde ela vai precisar correr, saltar, depender de um amigo para a brincadeira, ele certamente terá ganhos, terá benefícios, pois tal criança tem tendência à obesidade, podendo lhe dar origem a problemas cardíacos se já não os tiver, e por ser uma atividade física aeróbia, haverá consequentemente a diminuição do percentual de gordura, diminuindo assim, seus riscos de problemas cardíacos futuros ou já presentes, além de estimular o espírito de grupo e o companheirismo, já que uma criança dependerá de outra para a realização da brincadeira. Além de tudo isso, há um ganho muscular, ajudando essa criança em suas atividades no seu dia-a-dia e em sala de aula. Geralmente um autista, que no seu dia-a-dia, tem um comportamento de isolamento social as vezes ate dentro de casa mesmo, nas aulas praticadas é muito fácil ver esta criança se permitindo tocar nas outras crianças e sendo tocada por elas, além de aceitar melhor as mudanças das aulas e inovações que o professor propõe.

A educação física tem o dever de incluir o aluno na cultura corporal, de uma forma completa, transmitindo conhecimentos sobre saúde, modalidades esportivas, adaptando o conteúdo das aulas ao individual de cada aluno e a sua fase de desenvolvimento. É uma oportunidade de desenvolver o potencial de cada aluno, incluindo todos os alunos nas aulas. Os alunos não devem ver a aula de educação física como apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula importante assim como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer a eles muitos benefícios em seu cotidiano despertando o prazer de aprender, de potencializar a capacidade de criar e recriar situações de aprendizagem, ampliando a capacidade de comunicação. Mesmo com todo problema enfrentado com falta de recursos materiais, falta de interesse dos alunos, espaço precário e a ausência de qualificação dos professores na hora tanto da teoria quanto da pratica, a educação física tem seu beneficio a oferecer para o aluno e o retorno gratificante ao professor que esta ali sempre querendo que seus alunos aprendam e tenham prazer em suas aulas.

A prática de educação física na escola favorece ao aluno a melhoria do seu desenvolvimento mental, a interação do individuo ao grupo que esta praticando, seu autoconhecimento, percepção do corpo, tempo e espaço nas atividades tanto em quadra quanto em campo, domínio das suas habilidades físicas, entre outros benefícios ganhos por sua pratica na escola que o aluno pode levar para o resto da sua vida sendo um ser praticante de atividades físicas.

1.1. JUSTICATIVA

A escolha do tema foi feita devido ao alto valor e beneficio que as aulas de educação física na escola representam e podem oferecer, sempre visando o melhor para o aluno e seu aprendizado com o intuito de sempre trabalhar o corpo e a mente moldando cidadãos e praticantes de atividades físicas.

1.2. OBJETIVOS

1.2.1. OBJETIVO GERAL

Mostrar a importância da educação física escolar para os alunos e como é essencial e prazerosa para seus praticantes.

1.2.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS

Apresentar os benefícios da educação física na escola, abordar o papel da escola e dos professores na pratica das atividades, mostrar o valor da pratica da atividade física com um aprendizado prazeroso para seu praticante.

1.3. PROBLEMATICA

A falta de profissionais capacitados na questão de criatividade e interatividade reflete fortemente nas aulas de educação fisica desmotivando os alunos, o professor de educação física muitas vezes contribui para o desinteresse dos seus alunos, pois os seus métodos utilizados para o desenrolar das aulas, os conteúdos não tão interessantes e por muitas vezes repetitivos, por muitas vezes a exclusão de alunos pouco habilidosos, o seu próprio relacionamento com os seus alunos, entre outros fatos, determinam o participar ou não dos alunos nas aulas.

Outro fator que pode e atrapalha as aulas de educação física é a falta de material para se trabalhar nas aulas como bolas, cones, cordas, arcos e por muitas vezes ate o local para se praticar as aulas é inadequado e outras nem existe espaço pra ter as aulas, mostrando total desvalorização dos órgãos públicos pela escola, professores e o maior prejudicado, o aluno.

1.4. HIPOTESES

Acredita-se que a educação física e o professor exercem um papel muito importante dentro da escola, pois é deste modo que a aptidão da criança de se movimentar e interagir consigo mesma tanto corpo e mente, com o meio ambiente em que vive se transforma.  Assim a educação Física desempenha um papel admirável na extensão dos limites do crescimento e do desenvolvimento do aluno, este processo acaba sendo demorado e sucessivo. É necessário que se espere o momento certo, as experiências e as características individuais agem no processo do desenvolvimento da criança.

Supõe-se que com investimento maior do governo e a visão melhor da importância da educação física tanto do governo quanto das pessoas que olham para a educação física com maus olhos poderia haver uma melhor forma de avaliar a educação física e seu valor podendo haver uma melhoria em seu ambiente, seus materiais, seus profissionais.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1 A EDUCAÇÃO FISICA NA ESCOLA

            Em 1851 houve a Reforma Couto Ferraz, onde se tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte. De modo geral houve grande oposição por parte dos pais em ver seus filhos envolvidos em atividades físicas que para eles não havia caráter intelectual algum. Em relação aos meninos, a aceitação era um pouco maior, já que a ideia de ginástica associava-se ao sentido militar, mas, em relação às meninas, houve pais que proibiram suas participações nas aulas.

Já em 1882, Rui Barbosa deu sua opinião sobre o Projeto 224 — Reforma Leôncio de Carvalho, Decreto n. 7.247, de 19 de abril de 1879, da Instrução Pública —, no qual Rui defendeu a inclusão da ginástica no ambiente escolar e a nivelação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas dadas nas escolas. Nesse parecer, ele destacou e deixou explicita a sua ideia sobre a importância de se ter um corpo saudável para sustentar a atividade intelectual, onde ele ligou a questão do corpo e mente saudável como beneficio das atividades físicas nas escolas. Sendo assim em 1900, Educação Física, ainda com o nome de ginástica, foi então incluída nos currículos dos Estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.

Em relação ao ambiente escolar, a partir do Decreto n. 69.450, de 1971, a Educação Física foi considerada como “a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando”. A ênfase na aptidão física se manteve, tanto na sua organização nas atividades como no seu controle e avaliação. Um dos eixos fundamentais de ensino foi a partir da quinta serie haver a iniciação no esporte, onde se buscava a descoberta de novos talentos e que pudessem participar de competições internacionais. Nesse período, o chamado “modelo piramidal” ou seja a educação física escolar seria a base, a escola seria o “armazém de novos talentos”.

E então a Lei de Diretrizes e Bases que foi declarada em 20 de dezembro de 1996 onde buscava transformação do caráter que a Educação Física havia assumido nos últimos anos ao explicitar no art. 26, § 3o, que “a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”. Dessa forma, a Educação Física deve ser exercida em toda a escolar tanto na primeira quanto na oitava série, e não somente da quinta a oitava séries, como era o modelo de antes.

2.2 A ”VALORIZAÇÃO” DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR

            Ao se referir ao ensino de Educação Física existem diferentes formas de visão desta disciplina enquanto muitos alunos consideram as aulas de educação física uma aula de brincadeira, outros já a percebem como mais uma disciplina não somente de praticas mas sim de teorias e de acordo com os PCN’s é uma disciplina muitas vezes marginalizada no sentido de não ser reconhecida por seus alunos que a praticam como importante.

 Nas escolas, embora já seja reconhecida como uma aula de uma área essencial para os alunos, a educação física ainda é tratada com pouca importância, que pode por muitas vezes, por exemplo, ter o seu horário colocado de fora do período em que os alunos estão na escola ou alocada em horários inconvenientes para sua pratica como aulas, no último horário da manhã, quando o sol está muito forte. Outra situação de pouca importância é no momento de planejamento escolar, onde ha discussão e avaliação do trabalho, no qual raramente o professor de educação física é inserido. Infelizmente muitas vezes o professor acaba aceitando essa “pequena importância” de seu trabalho, distanciando-se da equipe pedagógica e acabando a cumprir seu trabalho isoladamente.

Por ser muitas vezes tratada por outros profissionais da educação ou até mesmo pelos próprios professores de Educação Física como uma disciplina desnecessária as suas metodologias relacionadas a essa disciplina na maioria das escolas públicas tem abordado somente um aspecto da disciplina desconsiderando o ensino global da Educação Física e assim desvalorizando seu próprio papel se tornando aos olhos da sociedade e dos alunos uma disciplina sem valor.

Para que a educação física se mostre uma disciplina na escola que considere o corpo e movimento e seus aspectos fisiológicos e técnicos é importante e importante que se observe e analise também as dimensões culturais, sociais, políticas e até mesmo afetivas, observando e considerando o ser humano, como um todo, como um ser que interage, que se movimenta, que se socializa e que é um cidadão. E é por isso que os PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1997, p. 22) “adotou a distinção entre organismo - um sistema estritamente fisiológico - e corpo - que se relaciona dentro de um contexto sociocultural - e aborda os conteúdos da Educação Física como expressão de produções culturais”. 

3.METOLOGIA

O presente trabalho foi feito em base de revisão bibliográfica pesquisada em artigos e temas relacionados ao assunto escolhido, abordando os principais autores Igor Valença Albuquerque, Suraya Cristina Darido e João Paulo da Silva Maciel.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

            De acordo com a pesquisa a educação física escolar é muito importante para seus praticantes na escola mesmo com toda dificuldade encontrada e toda precariedade as aulas de educação física tem seus benefícios. As atividades físicas ajudam a desenvolver o cognitivo da criança e é na escola que ela tem oportunidade de ser trabalhada de acordo com sua idade, sua cultura e aperfeiçoando assim um espaço com mais liberdade, lembrando que o papel do professor é criar no aluno condições de equilíbrio e desenvolver a interdisciplinaridade, assim afirma Boluch (2009) “As aulas de Educação Física contribuem para o melhor desenvolvimento psicomotor das crianças, além de que atuam na evolução de sua personalidade, proporcionando que se tornem indivíduos capazes de fazer suas próprias escolhas e promovendo o sucesso escolar”.

            A criança na escola precisa da suma importância das suas atividades de educação física onde pode lhe trazer prazer para pratica-la fora da escola e para o resto da sua vida. Segundo Barros e Barros (1972, p.16) “as atividades de correr, saltar, arremessar, trepar, pendurar-se, equilibrar-se, levantar e transportar, puxar, empurrar, saltitar, girar, pular corda, permitem a descarga da agressividade, estimulam a auto expressão, concorrem para a manutenção da saúde, favorecem o crescimento, previnem e corrigem os defeitos de atitudes e boa postura”. Onde se faz importante as aulas de educação física na escola. 

  1. REFERENCIAS

Albuquerque, Igor Valença. et.al. Dificuldades Encontradas na Educação Fisica escolar que Influenciam na Não participação dos Alunos: Reflexões e Sugestões. http://www.efdeportes.com/Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 136 - Septiembre de 2009.

ANDRADE, Luara Gomes. Valorização da Educação Física escolar: a importância de um trabalho pedagógico relevante. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 191, Abril de 2014. http://www.efdeportes.com/

BARROS Daisy; BARROS, Darcymires. Educação Física na Escola Primária. 4 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.

BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Darido, Suraya Cristina. A Realidade Dos Professores De Educação Fisica Na Escola: Suas Dificuldades E Sugestões. R. Min. Educ. Fís.,Viçosa, v. 14, n. 1,p. 109-137,2006.

FERREIRA,  MARCOS SANTOS. APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AMPLIANDO O ENFOQUE. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001.

FERREIRA, Vanja. Educação Física interdisciplinaridade, aprendizagem e conclusão. Rio de Janeiro: Sprint,2006.

http://cev.org.br/biblioteca/a-importancia-da-educacao-fisica-escolar-para-o-desenvolvimento-da-aprendizagem/. Acesso em 04/02/2017 as 18:00.

http://penta3.ufrgs.br/CAEF/PCNeducfisica/linhatempo.htm. Acesso em 04/02/2017 as 16:00.

http://www.maisequilibrio.com.br/fitness/a-importancia-da-educacao-fisica-escolar-2975.html. Acesso em 05/02/2017 as 08:50.

MACIEL, J. P. S. A importância das aulas de educação física na escola:uma revisão bibliográfica. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, Nº 196, Septiembre de 2014. http://www.efdeportes.com/