A importância da dança no contexto escolar: uma aprendizagem possível para a criança

INTRODUÇÃO

O atual trabalho monográfico é elemento de reflexões sobre a dança nos espaços escolares visto como um conteúdo de aprendizagem para a criança, neste sentido e considerado um componente lúdico capaz de oferecer aos alunos um importante instrumento pedagógico para o desenvolvimento corporal, além de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem.

A dança é considerada como manifestação do individuo que esteve presente em todas as épocas envolvendo todos os povos. Assim, GARAUDY (p, 9. 1980.), define dança como: “uma das raras atividades humanas em que o homem se encontra totalmente engajado: corpo, espírito e coração”.

Deste modo, através da dança se dá a linguagem corporal em que manifesta o estado de espírito de cada pessoa, consentindo de forma clara os mais puros desejos e anseios que envolvem os sentimentos e emoções da pessoa. Uma vez que o individuo transmite as suas evoluções, através de gestos em que os mesmo e claramente apreendidos e decifrados por outra pessoa.

Mas a conveniente ação vivenciada no período que ocorre a dança possibilitara ao individuo, momentos de encontro com ele próprio e consequentemente com o outro e este momento inclui motivação, alegria, fantasia, percepção, aprendizado e principalmente de perceber o cuidado que se deve ter de si e ter uma visão voltada para o outro, como troca de conhecimento e confiança.

Como a dança na escola é de suma importância para desenvolver nas crianças a criatividade, aprendizagem, a percepção corporal mesmo que de forma simples e necessária desenvolver e aprimorar as possibilidades de movimentação da criança, no intuito de descobrir novos espaços, novas formas de superar em que as crianças podem usar suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos.

E a dança apresenta a prioridade de levar o aluno a despertar seu interesse pela dança, com a intenção de desenvolver um trabalho social, cultural e educacional constituindo-se bases regionais na escola, no qual proporciona aprendizagem coerente. Assim este artigo possui o objetivo de mostrar a dança como expressão corporal que possui o caminho de auxiliar na aprendizagem da criança e proporcionar a integração e sociabilização dos grupos distintos da comunidade, através das aulas e dos eventos culturais e de lazer ligados à dança. Deste modo, a criança através de seus gestos corporais será capaz de vivenciar diferentes manifestações da dança em que é proporcionado por meios dos quais pode levar a criança a desenvolver suas capacidades corporais e culturais, propiciando dessa forma o ensino-aprendizagem coerente e condizente com suas capacidades, como também estimula a atenção, raciocínio, criatividade e a imaginação da criança.

Portanto será realizada uma pesquisa bibliográfica e estudo de dados, para ser registrado e neste sentido, utilizam-se metodologias diferenciadas conforme a dança a ser trabalhada. Esse processo possui o intuito de dialogar com os fundamentos da dança, no qual o aluno ira interagir, objetivando deste modo a atingir, de forma plena, a questão da saúde física e mental do participante, valorizar o trabalho físico e a busca do desenvolvimento da criatividade dos alunos durante as aulas.

CAPITULO I: ARTES COMO APRENDIZAGEM

 

O significado de arte se altera de acordo com a época, neste sentido a arte é uma criação humana com valores estéticos, como beleza, equilíbrio, harmonia, que representam um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras. Para os povos primitivos, a arte, a religião e a ciência andavam juntas na figura, e originalmente a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades. Para os gregos, havia a arte de se fazer esculturas, pinturas, sapatos ou navios.

A arte é um reflexo do ser humano e muita vez representa a sua condição social e essência de ser pensante. ( Disponível em WWW.significados.com.br/arte/ acessado em 29/07/2016). 

Arte é um termo que vem do latim, e significa técnica/habilidade. A definição de arte varia de acordo com a época e a cultura, por ser arte rupestre, artesanato, arte da ciência, da religião e da tecnologia. Atualmente, arte é usada como a atividade artística ou o produto da atividade artística. A arte é uma criação humana com valores estéticos, como beleza, equilíbrio, harmonia, que representam um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras. (http://www.significados.com.br/arte/) 

Já faz muito tempo que a humanidade aprendeu a criar arte, não se sabe com certeza porque pessoas de tempos passados, como as que viveram no período chamado de pré-histórico, criavam imagens, inventavam danças, músicas e gestos, esses povos faziam arte porque gostavam de seguir rituais de magias, contar historia, de representar formas de natureza ou simplesmente de deixar suas marcas no mundo. Segundo o site da Wikipédia: 

(do latim ars, significando técnicas e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções, e das ideias (grifos nossos), com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte) 

A Wikpedia também se refere ao domínio de um fazer (técnica e habilidade), e também faz uma associação entre a arte e o individuo como um todo em sua capacidade de comunicar.

Quando os primeiros seres humanos começaram a fazer marcas e traços em rochas, perceberam que podiam criar formas e, com elas, desenhar muitas imagens. Nascia assim a arte, podendo ser definida como arte rupestre que foi a primeira manifestação humana artística dos seres humanos. Arte rupestre é todas as imagens gravadas, pintadas, desenhadas ou esculpidas nas rochas das cavernas ou ar livre, como paredões ou mesmo pedras a margens de rios ou meio de florestas ou campos. Também faziam rituais de danças, magias e cantavam, nascia assim a arte visuais e sonora. Portanto a arte é uma atividade humana das mais antigas, sempre ligada a uma inteligência, opinião ou anseio, instigando tantas vezes a consciência do autor da obra quanto dos que a admiram, podendo cada uma dessas obras ser ponderada excentricamente e diversificada. 

1.1.2 Breve Resumo da História da Arte

De acordo com estudos no site significados.com.br/arte, desde os mais primitivos tempos podemos encontrar a essência do pensamento humano expressa das mais diversas formas, desde pinturas rupestres e esculturas a construções arquitetônicas que extrapolavam as comuns. Arte, religião e ciência sempre andaram juntas através dos tempos, sendo ela o principal produto de ligação do homem com o intelecto.

A importância da arte para a história humana está exatamente na sua relação direta com o momento histórico e cultural, refletindo aquilo que acontece em determinado momento e sendo trabalhada de forma artesanal, única e original. Pode-se assim, de uma forma geral, dividir a história da arte em grandes períodos: Arte Pré-Histórica (período anterior a 3000 a.C.), Arte Antiga (de 3000 a.C. até 1000 a.C.), Arte Clássica (de 1000 a.C. a 300 d.C), Arte Medieval (de 300 a 1350), Arte Moderna (1350 a 1850) e, finalmente, Arte Contemporânea (de 1850 aos dias atuais).

Estudar a história da arte, então, é estudar a história da evolução humana em nosso planeta, olhando através dos movimentos artísticos as modificações ocorridas em cada época. Em cada um dos períodos estudados podemos ter outras ciências que auxilia o individuo a entender o momento histórico, como a arqueologia, a paleografia, a própria literatura que também é uma manifestação artística, e diversas outras.

Através dos tempos podemos dividir a história da arte tanto pela sua manifestação globalizada, como a arte primitiva ou arte pré-histórica, como também pela regionalização, como a arte grega, a arte romana, a arte moçambicana, a arte indiana, quando vamos entender o processo evolutivo e cultural de cada uma de suas ramificações. ( Disponível em WWW.significados.com.br/arte/ acessado em 29/07/2016) 

1.1.3 Dança

Os gestos e movimentos do corpo também são formas que as pessoas encontraram para se expressar, comunicar e contar historias, assim nasceram à dança. As danças aconteciam em volta das fogueiras, ao luar e durante o dia ou à noite e no passado ocorria em certos grupos culturais em que ate os dias atuais as pessoas dançam em rituais para ter boa caça, para festejar a chegada da estação do ano e em outras varias situações ou época anuais. 

Nosso corpo fala, e isso é muito fácil de comprovar. Usamos no mecanismo de comunicação mais de 80% do corpo para nos expressarmos. Quem dança tem facilidade de se comunicar porque esta acostumado a lidar com o corpo de forma íntima. Conhece o corpo que tem e quais são suas capacidades. Então a dança traz uma facilidade extremamente boa para o corpo, enchendo ele de uma informação que carregaremos para toda a vida. (http://www.mundodadanca.art.br/) 

As pessoas dançavam e ainda dançam por motivos diferentes como quadrilha nas festas juninas, danças circulares, bale clássico e tantos mais. Cada grupo cultural tem sua razão para criar à arte dos movimentos que é a dança.

O individuo sempre teve a necessidade de se comunicar e perpetua suas ideias, por meio de ritmo ou rituais, ainda hoje os povos indígenas executam danças dramáticas e fazem rituais, muitas podem ser as razoes para suas danças e rituais já que os indígenas possuem sua própria cultura.

 Com essa tradição artística surge a dança, como uma linguagem artística e, com o passar dos tempos vai se incorporando mudando os jeitos e maneiras de se expressar tornando uma expressão cultural.  

[...]