Escrito em Ribeirão Pires, 01 de Abril de 2008

Cultura é o complexo dos padrões de comportamento, ou seja, o conjunto dos conhecimentos, costumes e métodos adquiridos em um determinado lugar.
A cultura é muito importante, por três razões principais.
Em primeiro lugar, a cultura exerce um papel principal para delimitar as diversas personalidades. Existem pessoas rudes, extravagantes, simpáticas, orgulhosas e muitos outros tipos de pessoas. São essas características que nos diferenciam das outras pessoas.
Em segundo lugar, a cultura exerce os padrões de conduta. A cultura nos ajuda em nossos comportamentos, nos diferentes lugares existentes. Para cada lugar nos comportamos de modo diferente. Exemplo: Em nossa casa, podemos fazer muitas coisas extravagantes, que não poderíamos fazer na escola ou onde trabalhamos.
Em terceiro lugar, ela exerce as características próprias de cada grupo humano. Exemplo. É normal que os homens que nascem em alguns países do Oriente Médio se casar com várias mulheres, enquanto nos países do continente americano, o normal é que os homens se casem com apenas uma mulher.
Nós podemos encontrar a cultura nas músicas, nas poesias, nas personalidades das pessoas, enfim, na sociedade.
Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em grandes velocidades variadas nas diferentes sociedades.
Três mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, a difusão de conceitos a partir de outras culturas e há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.
"A invenção ou a introdução de novos conceitos" é quando a sociedade inventa mais costumes e técnicas ou acrescenta novos costumes e técnicas aos conceitos já existentes. Exemplo: Religiões originárias de outros países são praticadas no Brasil, como é o caso do Budismo.
"A descoberta" é quando a sociedade descobre algo novo. Exemplo: A cura de alguma doença, como a Aids. Se fosse achada a cura para Aids, a sociedade teria a Aids como uma doença simples e mudaria sua opinião sobre ela. Talvez não seria necessário ter tantos cuidados e informações sobre o sexo.

"Em minha opinião, nós fazemos e participamos da cultura. Apesar de que no nosso cotidiano, por causa da violência a cultura vem se degradando, pois as pessoas estão perdendo os "bons costumes". Porém, mesmo assim, a cultura nunca deixará de existir.
Nós sempre estaremos aprimorando a nossa cultura, cada dia que passa.
Sempre estamos fazendo, aprendendo, acrescentando ou mudando a cultura!"
Revisado por Editor do Webartigos.com