A controladoria atua na organização com o intuito de proporcionar aos gestores meios que os levem a atingir os objetivos organizacionais de uma forma eficaz. Ela procura integrar as demais áreas da organização, trazendo à alta gestão todas as informações relevantes para que possam tomar as decisões estratégicas da empresa.

O papel da controladoria como órgão administrativo é zelar pelo bom desempenho da empresa ao administrar as informações entre as áreas em busca de maior grau de eficácia empresarial.

Para Catelli (2001), é responsabilidade da Controladoria ser a indutora dos gestores, no que diz respeito à melhora das decisões, pois sua atuação envolve implementar um conjunto de ações cujos produtos materializam-se em instrumentos disponibilizados aos gestores

Para Padoveze (2003), a Controladoria consiste em corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica das empresas, com o fim de orienta-los para a eficácia organizacional.

A principal função da controladoria é exercer o controle contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial da empresa, influenciando e assessorando todos os departamentos da empresa, coletar informações através de um sistema integrado e direciona-las aos gestores, subsidiando-os na busca constante da eficácia organizacional e fornecendo elementos necessários para o processo decisório, cabe ao Controller filtrar, gerar as informações e elaborar relatórios mensais de diversas áreas da empresa e reporta-las a diretoria com sugestões de melhorias.

Muitos autores consagrados pesquisaram sobre o tema e chegaram a seguintes conclusões:

Beuren, Costa, Fietz (2007) em seu artigo conclui que a Controladoria participa diretamente na gestão da empresa e é responsável pela manutenção dos controles internos, monitoramento e manutenção dos sistemas de informação, trabalhando em todas as áreas da organização buscando informações que facilitem o processo decisório.

Borinelli em sua pesquisa de mestrado (2006), conclui que:

A Controladoria é o órgão do sistema formal da organização responsável pelo controle do processo de gestão e pela geração e fornecimento de informações de ordens operacional, econômica, financeira e patrimonial demandadas para assessorar as demais unidades organizacionais durante todo o processo de gestão – planejamento, execução e controle- buscando integrar os esforços dos gestores para que se obtenha um resultado organizacional sinergético e otimizado, bem como pelos agentes externos que relacionam com a empresa, para suas tomadas de decisões.

Oliveira (1998), em sua obra conclui que a para garantir à eficácia organizacional a controladoria deve eliminar as atividades que não agreguem valor, e orientar seus trabalhos em conjunto com outros gestores para encontrar soluções aos problemas que causem o desperdício. E para ter êxito na sua missão deve mostrar aos gestores através de relatórios os reais benefícios da implantação de modernas técnicas de gerenciamento da produção e auxiliar no processo decisório.

Oliveira, Perez e Silva (2010), conclui em sua obra que a controladoria no desempenho de sua função tem como sua responsabilidade gerenciar todas as informações da empresa com a finalidade de subsidiar a tomada de decisão para a gestão empresarial e controle  das atividades, e seu maior objetivo e produzir a informação certa para a pessoa certa, no momento certo. Analisar a massa de dados, formular diagnósticos os mais precisos e atualizados possíveis, estudar alternativas e gerar relatórios compactos que permita que os gestores possam tomar as decisões mais acertadas possíveis.

A importância da controladoria e reconhecida por todos os autores enfatizados nesse trabalho, e todos afirmam que a controladoria tem como função administrativa gerir e administrar os sistemas de informações da empresa para dar subsídios os diversos níveis hierárquicos da empresa de modo pratico e adequado para o processo decisório, para que os gestores possam levar a empresa a eficácia e alcançar seus objetivos.

Assim conclui-se que a controladoria e uma área de apoio gerencial de suma importância no processo decisório, que fornece todos os subsídios necessários para que os gestores alcance a eficácia organizacional. É por meio da análise dos dados por ela gerados que se discutem os caminhos que se deve seguir.

Sua missão e gerir os sistemas de informações permitindo que os gestores tenham o conhecimento amplo de suas empresas e possam formar um modelo de gestão que alcance os objetivos traçados assegurando os resultados econômicos da empresa. O papel da Controladoria,  é zelar pelo bom desempenho da empresa, ao administrar as sinergias existentes entre as áreas em busca de maior grau de eficácia empresarial.

A controladoria é responsável pela estruturação dos controles internos e de informação da empresa, e seus relatórios devem ser objetivos, para auxiliar a gestão estratégica no processo decisório. É notório que essa área não é responsável pela tomada de decisão, mas é importante para dar confiabilidade e segurança nas informações sobre diversas áreas da empresa, para que as decisões por eles tomadas pelos gestores venham ao encontro com os objetivos da empresa e contribua com a eficácia organizacional, ficando a caráter de a alta direção absorver todas essas informações geradas e utilizarem para antever os problemas e tomar as melhores decisões.